Na última sexta-feira (22/11), aconteceu o dia “D” da Campanha Novembro Azul na USF de São Francisco. Mais de 300 atendimentos voltados à saúde do homem foram realizados entre os quais, consultas, testes rápidos de sífilis, Hepatite B, palestras sobre câncer de próstata, importância do diagnóstico precoce, uso do preservativo e saúde integral dos homens.
Os pacientes também puderam aproveitar os serviços para cuidar da saúde bucal. “Geralmente o homem só decide vir ao
médico quando está com dor, por isso, estamos aproveitando essa iniciativa para realizar outros procedimentos mais invasivo como: extração, restauração” ressaltou Mellyna Fideles, dentista da unidade.
Durante a campanha do Novembro Azul todos os homens a partir de 40 anos que se dirigirem às Unidades de Saúde terão o encaminhamento para realizar o PSA - exame inicial para investigação e detecção precoce de casos de câncer de próstata. Em caso de alteração do hormônio PSA, o
paciente será encaminhado para o urologista para a realização do exame de toque.
“Essa campanha é muito importante para alertar a nós, homens, a importância do autocuidado. Eu sempre busco me prevenir e acredito que esse cuidado pode salvar a vida de vários homens”, ressaltou José Feliz, 52 anos.
Texto: Beatriz Lima
Fotos: João Barbosa / Maria Eduarda Aciolly
Nenhum comentário:
Postar um comentário