segunda-feira, 18 de maio de 2020

Dia Nacional da Luta Antimanicomial: Caps do município mantém atendimento ao público

Nesta segunda-feira – 18 de maio – é o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, que se caracteriza pela defesa dos direitos das pessoas com sofrimento mental. E a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reafirma seu compromisso e responsabilidade com o público que precisa manter o tratamento ou necessitam dos serviços de saúde mental, nesse momento de pandemia do Coronavírus.

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) continuam de portas abertas. No entanto, as atividades internas que envolvem aglomeração como: terapia de grupo, estão suspensas por determinação das autoridades de saúde. Já nos ambulatórios de saúde mental as consultas agendadas estão suspensas.

Os serviços de acolhimento inicial, atendimento em situações de crises, consulta psiquiátrica, dispensação de medicações, visitas domiciliares para demandas urgentes de casos graves , e usuários monitorados no território continua funcionando normalmente. Os serviços de teleatendimento também foram ampliados no intuito de viabilizar o monitoramento dos usuários que são acompanhados pelo CAPS, bem como esclarecimento de duvidas e orientações.

Nos Ambulatórios de Saúde Mental todas as consultas agendadas estão suspensas, no entanto os profissionais de saúde estarão trabalhando com atendimentos emergenciais e dispensação de medicação. No caso de emergência, profissionais de Saúde Mental recebem as ligações e acolhem a demanda, dando os encaminhamentos necessários.

A coordenadora de Saúde Mental do Cabo de Santo Agostinho, Danielle Moura, argumenta que todo cuidado estar sendo tomado para manter a saúde mental da população, nesse momento difícil. “Ampliamos a assistência através do Teleatendimento psicológico, onde profissionais psicólogos fazem virtualmente atendimento de usuários já acompanhados no Ambulatório ou acolhem novas demandas de sofrimento emocional. Temos ainda as Residências Terapêuticas, onde estamos buscando ter o maior cuidado em manter a saúde dos moradores preservadas”, disse.


Serviço:

Telefones para atendimento:

CAPS AD (81) 3524-8743 / 3524-815
CAPS Estação Cidadania – 3524-1232 | 3524-1329
CAPS Infantil Ciranda de Vida 3524-2798 / 3522-1488
Ambulatório Municipal de Saúde Mental 3521 6357 / 3521 6371

Texto: Cristiane Arantes
Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário