sexta-feira, 29 de setembro de 2023

Prefeitura do Cabo entrega novo Palácio da Cultura nesta sexta-feira (29)

 

A antiga sede da Prefeitura Cabo de Santo Agostinho vai dar lugar ao Palácio da Cultura. O prédio, que terá o nome de Palácio Benvenuto Mira da Silveira, vai ser inaugurado nesta sexta-feira (29), às 16h. O Palácio Conde da Boa Vista foi criado em 1950, pelo então prefeito Vicente Mendes Silva para ser a sede do poder executivo municipal. Com a construção do Centro Administrativo Municipal (CAM), o espaço perdeu seu uso.

Para preservar o símbolo do poder político e torná-lo um equipamento cultural, a Prefeitura do Cabo, através da Secretaria Executiva de Cultura e Lazer, restaurou o prédio, que passa a abrigar salas multifuncionais, biblioteca, estúdio audiovisual, gerência de promoção a cultura, salas de reuniões, entre outros.
“O prédio será voltado para várias atividades artísticas e culturais, como dança, música, artes cênicas, visuais e eventos, celebrando a riqueza cultural do município. Além disso, será a nova sede da Secretaria Executiva de Cultura e Lazer”, disse o secretário Tadeu Anjos.

Palácio da Cultura

O Palácio Conde da Boa Vista passou a se chamar Palácio Benvenuto Mira da Silveira em homenagem a um dos maiores artistas do município. Benvenuto era artesão e um dos fundadores da Filarmônica 15 de Novembro Cabense, juntamente com seu irmão Júlio Morais da Silveira.

No Palácio já funcionou a Câmara de Vereadores e o fórum. Também foi sede do Governo do Estado de Pernambuco, em alusão aos 130 anos do município.

Texto: Fellipe Albuquerque

Foto: João Barbosa

quinta-feira, 28 de setembro de 2023

Prefeitura do Cabo divulga calendário para matrícula 2024

 

A Secretaria Municipal de Educação do Cabo de Santo Agostinho divulgou o cronograma para matrícula 2024, na rede municipal de ensino. No período de 2 de outubro a 30 de novembro, pais ou responsáveis devem comparecer às unidades escolares para preencher o formulário de renovação da matrícula dos alunos que já estudam na rede.

As inscrições para novos alunos começarão no dia 30 de novembro e seguirão até o dia 15 de dezembro. Como no ano passado, o processo para efetivação de matrículas será disponibilizado de forma online, no site da Prefeitura – www.cabo.pe.gov.br.

Veja, abaixo, o cronograma para matrícula 2024:

• 21/12 a 29/12 - Matrícula dos estudantes transferidos entre as instituições da rede municipal de ensino;

• 18/12 a 24/01/2024 – Reposta do cadastro escolar em análise para mãe, pai ou responsável (através de telefonia);

• 08/01/2024 a 26/01 – Efetivação da matrícula dos estudantes novatos que realizaram o cadastro escolar (Instituição de ensino que o estudante foi localizado);

•29,30,31 - Matrícula dos retardatários (Instituição de ensino que o estudante foi localizado);

• 01 e 02 de fevereiro – Matricula dos alunos novatos que não fizeram o cadastro escolar (Instituições da rede municipal de ensino).

Texto: Fellipe Albuquerque

Foto: João Barbosa

Copa de Jiu-Jitsu e de futebol vão movimentar final de semana

 

Este final de semana vai rolar bola em campo e competição de Jiu-Jitsu. No sábado (30), o confronto entre os times Pantorra e o PSG da Charneca, vai decidir o campeão da Copa Império. A disputa será na Arena Caneção, na Charneca.

A competição da categoria adulto deve movimentar a noite dos atletas e amantes do futebol de várzea. O jogo está programado para começar às 19h. Também no sábado, inicia a Copa Cabo de Jiu-Jitsu, em Pontezinha. A disputa começa às 8h e vai até as 22h - um dia inteiro de ação e entretenimento esportivo para os que gostam do esporte de combate.

Mais de 200 atletas estão inscritos e devem participar do evento. A Copa terá competições a partir da categoria mirim (a partir de 4 anos) até a categoria master. As disputas continuam no domingo (1/10), quando serão conhecidos os vencedores.

O local do evento será na quadra da Escola Modelo Prefeito Eronides Francisco Soares. A Copa Cabo de Jiu-Jitsu tem o apoio da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, por meio da Secretaria Executiva da Juventude e Esportes, que tem incentivado as práticas esportivas nas diversas modalidades.

Texto: Thaís Napoleão

Foto: João Barbosa

Prefeitura do cabo realiza fórum sobre educação integral

 

A Prefeitura do Cabo, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou de 25 a 27 de setembro um Fórum de Educação Integral com o tema “A contribuição dos diferentes atores para a educação infantil". A iniciativa tem o objetivo de criar o guia prático das diretrizes operacionais da educação integral, documento que irá promover melhorias na qualidade do ensino integral no município.

No primeiro dia, o fórum foi voltado para a equipe profissional, formada por supervisores, técnicos, formadores e professores da rede

pública integral. Já no segundo e terceiro dias, os educadores se reuniram com pais e estudantes na Escola Reginaldo Loreto, em Ponte dos Carvalhos, para garantir a participação e representatividade de todos os agentes envolvidos no processo de aprendizagem.

O encontro debateu quais são os documentos que regularizam a educação integral do cabo, e ainda discutiu os principais desafios vivenciados dentro das escolas pelos alunos e docentes. Os grupos apresentaram propostas

para construção do guia colaborativo, que será elaborado até o início de dezembro. A previsão é que as diretrizes sejam implementadas a partir de 2024.

Texto: Ayanne Lima

Fotos: João Barbosa

Prefeitura do Cabo e Cejusc promovem casamento coletivo e ação cidadã em Juçaral

 

Na manhã desta quinta-feira (28), o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC), em parceria com a Prefeitura do Cabo, celebrou mais um casamento coletivo gratuito no distrito de Juçaral, realizando o sonho de 28 casais que desejavam oficializar a união. Além da celebração, a iniciativa também ofereceu diversos serviços, através das Secretarias de Saúde, Programas Sociais e Assuntos Jurídicos.

O casal Maria José e Heleno Pereira já compartilham a vida há quase 39 anos, mas

juntos, decidiram dar um passo para formalizar a relação. De acordo com Maria José, essa é uma oportunidade de consolidar a união e serem ainda mais felizes do que já são.

A cerimônia de casamento acontece entre duas e três vezes ao ano nos cartórios do Centro, Ponte dos Carvalhos ou Juçaral, e contempla até 50 casais por vez. A iniciativa visa oferecer assistência à comunidade de baixa renda que não possui condições de

arcar com os custos do casamento civil. Para se inscrever, é necessário procurar a Defensoria Pública ou a CEJUSC e declarar a incapacidade financeira para formalizar a união.

Também foram oferecidos serviços de aferimento de pressão, assistência jurídica e emissão da segunda via das certidões de nascimento, casamento, óbito e divórcio.

Texto: Ayanne Lima

Fotos: João Barbosa

terça-feira, 26 de setembro de 2023

Pré-Conferências da Cultura começaram nessa segunda-feira (25)


A 4ª Conferência Municipal de Cultura será realizada nos dias 20 e 21 de outubro. Para aprofundar os temas em discussão a Secretaria de Cultura do Cabo deu início as pré-conferências. O primeiro encontro aconteceu na noite dessa segunda-feira (25), no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM I).

Serão promovidas sete reuniões descentralizadas. O principal propósito desses encontros é estimular debates e a troca de ideias entre os participantes, abordando diversas áreas da atuação cultural. Além disso, busca-se engajar-se ativamente a sociedade civil.

Com o tema “Democracia e Direito e Cultura”, a etapa municipal seguirá a temática da Conferência Nacional de Cultura. Durante a conferência, serão eleitos delegados(as), representantes que terão a oportunidade de participar da conferência estadual. Posteriormente, os selecionados poderão contribuir na 4ª Conferência Nacional de Cultura, agendada para ocorrer em março de 2024.

A temática central da conferência será abordada em seis eixos de discussão:

Eixo 1: Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura;
Eixo 2: Democratização do acesso à cultura e participação social;
Eixo 3: Identidade, Patrimônio e Memória;
Eixo 4: Diversidade cultural e transversalidade de gênero, raça e acessibilidade na política cultural;
Eixo 5: Economia criativa, trabalho, renda e sustentabilidade;
Eixo 6: Direito às artes e às linguagens digitais.

Confira a programação das Pré-Conferências:

28/09 – Regional 3 – Ponte dos Carvalhos –
14H Câmara dos Vereadores
03/10– Regional 1 – Centro do Cabo –
14H Escola Epitácio Pessoa
05/10 – Regional 4 – Charneca –
14H Escola Pastor Florêncio Rodrigues (ROCA)
06/10 – Regional 2 –
14H - Escola Natanael Medrado

Texto: Fellipe Albuquerque

Fotos: João Barbosa

segunda-feira, 25 de setembro de 2023

Secretaria de Saúde do Cabo realiza vacinação em domicílio contra a Covid-19

 

Na última sexta-feira (21), a Secretaria de Saúde do Cabo de Santo Agostinho realizou a vacinação contra Covid-19 no domicílio de pessoas acamadas. A ação faz parte do Programa Municipal de Imunização e aconteceu nos bairros da Charnequinha e Sapucaia. Nove pacientes
foram atendidos.

O serviço é realizado nas sextas-feiras e sábado. A atualização da vacina contra Covid-19 oferece maior proteção contra as variantes do vírus.

Segundo a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Priscila Machado, pessoas de qualquer idade pode solicitar o serviço na residência. " A atenção básica geralmente coloca a lista dos pacientes acamados que se tem na área por cada agente de saúde. E, algumas vezes, nos pontos de Covid-19, as pessoas solicitam", comentou.

A dona de casa Janais Francisca da Conceição, 60 anos, moradora da Charnequinha, está satisfeita com os acompanhamentos que a Secretaria de Saúde vem tendo com seu esposo Leocádio Monteiro da Silva, de 79 anos, que é acamado. "Sempre que meu esposo precisa do atendimento as equipes de saúde vêm em minha residência. Estou muito grata por esse serviço", ressaltou.

Texto: Gesla Ferreira

Fotos: João Barbosa

Cabo terá 1ª cozinha comunitária em território quilombola de Pernambuco

A cozinha comunitária terá o nome de Antonieta Maria da Silva, em homenagem a uma das fundadoras da comunidade.

Nesta segunda-feira (25), às 11h, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho vai inaugurar na comunidade quilombola Onze Negras, a primeira cozinha comunitária em território quilombola de Pernambuco. O equipamento será o segundo em funcionamento no Brasil, em territórios tradicionais.

“Com a inauguração deste equipamento, que tem o compromisso de promover a segurança alimentar e nutricional, além de um papel importante na inclusão social produtiva, no fortalecimento da ação coletiva e da identidade comunitária, o Cabo mostra o seu compromisso em mudar essa realidade, inaugurando a primeira cozinha comunitária de Pernambuco em uma comunidade quilombola”, ressalta o prefeito Keko do Armazém.

A cozinha Antonieta Maria da Silva leva esse nome em homenagem a uma das fundadoras da comunidade. O equipamento é co-financiado pelo Governo estadual, através de repasse mensal. A Prefeitura do Cabo, através do programa de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria Municipal de Programas Sociais, é responsável pela execução, manutenção e funcionamento da cozinha comunitária.

Inicialmente serão oferecidas 200 refeições diárias para os moradores da comunidade quilombola Onze Negras, de segunda a sexta-feira. De acordo com a secretária de Programas Sociais, Andrea Galindo, serão administradas oficinas de educação alimentar e nutricional para as famílias cadastradas. Essas oficinas terão atividades dinâmicas e inclusivas que promovem a reflexão sobre escolhas alimentares saudáveis e abordarão temas como seleção, compra, preparo e consumo de alimentos saudáveis, valorização da diversidade dos produtos regionais, redução de desperdício, higiene alimentar, entre outras coisas.

“Vamos promover o acesso a uma refeição saudável e adequada, mudando os índices de insegurança alimentar e nutricional existentes em nossa realidade”, disse a secretária de Programas Sociais, Andrea Galdino. 

Foto: João Barbosa

quinta-feira, 21 de setembro de 2023

Prefeitura do Cabo realiza manutenção de vias públicas

 

Vários bairros na área central do Cabo de Santo Agostinho estão recebendo serviços de manutenção das vias públicas. Os trabalhos são executados pela Secretaria de Serviços Públicos e Regionais, com o objetivo de permitir melhores condições de tráfego de veículos e pedestres.

Na avenida Getúlio Vargas, o canteiro central está sendo recuperado. As ações envolvem a troca de iluminação e drenagem do trecho que dá acesso ao Hapvida. “Essa é uma obra que deve durar 2 meses. Mas a ideia é permitir, principalmente, a mobilidade de quem transita por esta área. Além, é claro de melhorar o aspecto visual do local”, disse o coordenador da Regional 1, Jerfeson Fernandes. 

Outras intervenções estão sendo feitas nas vias públicas, a exemplo da recuperação de calçamento. O trabalho realizado nas Avenidas 55 e rua 47, na Cohab, será estendido para a rua 86, no mesmo bairro. De acordo com Jerfeson Fernandes, o início das obras na rua 86 está programado para esta quinta-feira (21).

A pista de cooper, localizada às margens da BR-101, também está passando por melhorias. A entrada lateral vai receber o piso, permitindo também o acesso por este local. A calçada do entorno vai ser recuperada, bem como os equipamentos de iluminação, para garantir mais segurança a quem utiliza o espaço no período da noite.

Texto: Ana Cristina Lima

Foto: João Barbosa

Cabo Promove Aulão de zumba “Setembro Amarelo” incentivando a Saúde Mental

 

A Prefeitura do Cabo, em colaboração com a Secretaria Municipal de Esportes, está promovendo um evento especial no dia 22 de setembro. O “Aulão Setembro Amarelo”, que vai acontecer das 17h às 18h, na Praça da Academia ao Ar Livre, no bairro de Pontezinha.
O aulão especial tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da saúde mental e prevenção ao suicídio.

A iniciativa não só incentiva a prática de atividades físicas, mas também de criar um ambiente onde as pessoas possam se sentir à vontade. Portanto, marque esta data em seu calendário e junte-se à Prefeitura do Cabo e à Secretaria de Esportes em um dia de atividade física e reflexão sobre a saúde mental.

Texto: Thaís Napoleão

Foto: João Barbosa

quarta-feira, 20 de setembro de 2023

Saúde do Cabo realiza capacitação saúde da mulher para enfermeiras

 A Secretaria Municipal de Saúde do Cabo de Santo Agostinho promoveu nesta terça-feira (19), uma capacitação em saúde da mulher destinada às enfermeiras da atenção primária. O encontro ocorreu no auditório da Unidade de Saúde da Família (USF), Amaro Cabral de Melo e teve como objetivo aprimorar o conhecimento no acompanhamento do pré-natal de risco habitual (PNRH), planejamento familiar e citologia.

Durante o encontro foram abordados os principais aspectos

relacionados à saúde materna, com foco na importância da estratificação de risco como uma ferramenta fundamental para o acompanhamento adequado das gestantes.

Foram discutidos temas como fatores de risco gestacionais, diabetes gestacional, hipertensão, entre outros, que podem afetar tanto a saúde da gestante, quanto a do feto.

"A finalidade é preparar as equipes da nossa rede de saúde para que

possamos oferecer um melhor atendimento de qualidade para nossas pacientes", explicou a coordenadora de Saúde da Mulher, Giselle Paiva.

Além disso, os profissionais foram atualizados sobre os protocolos de atendimento e tratamento adequados para cada nível de risco identificado, visando garantir uma assistência de qualidade e segura à gestante.


Texto: Gesla Ferreira

Foto: João Barbosa

Famílias e escolas do Cabo participam de formatura do programa Fast

 

Pais e alunos da rede municipal de ensino participaram nesta segunda-feira (18) da formatura do programa “Fast Cabo - famílias e escolas juntas”. O programa desenvolvido no Cabo de Santo Agostinho, pela Secretaria de Educação em parceria com o Instituto Gestos. Reconhecido internacionalmente pela ONU, o Fast tem o propósito de fortalecer o vínculo familiar e pedagógico.

A formatura das famílias aconteceu na pousada Portal de Enseadas e reuniu pais e crianças. Nesta

terça-feira (19), o evento ocorrerá nas escolas Conde da Boa Vista e Senador Paulo Guerra, a partir das 17h30.

“Esse é um momento de grande importância para a comunidade escolar, onde estamos fortalecendo o vínculo entre estudantes, família e escola”, disse Betinho Gomes.

Ao todo, são oito encontros com as famílias nas escolas, para realização de atividades pedagógicas, diversificando em

grupos e individuais. Segundo dados da Fast, 80% das famílias que participam de uma sessão do programa, apresentam crescimento e melhoria nas relações. Assuntos como abuso e negligência infantil, promoção da saúde mental infantil, soluções para crimes, prevenção da evasão escolar, tiveram abordagens nas discussões durante vivências do programa.

Nesta quinta-feira (21) iniciará um novo treinamento para as equipes do Fast. Dessa vez, eles irão atender as escolas Armínio Guilherme dos Santos, no bairro São Francisco; Vereador João Ciríaco, na Charneca e Manoel Maria Caetano, no bairro de Rosário.


Texto: Akila Soares

Fotos: João Barbosa

terça-feira, 19 de setembro de 2023

Alunos da rede municipal participarão do Aprova Cabo neste sábado (23)

 

O Programa Aprova Cabo inicia neste sábado (23), com alunos do 5º ao 9º ano da rede municipal de ensino. A iniciativa é da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, através da Secretaria Municipal de Educação. As aulas acontecerão aos sábados, nos turnos da manhã e tarde.

Os alunos participam desse reforço para avaliações importantes, como o Saepe (Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco) e o Aprova Brasil (Avaliação Nacional do Rendimento Escolar), além de aumentar as chances de ingresso nas Escolas Técnicas Estaduais e Institutos Federais de Educação.

O programa visa atender mais de cinco mil estudantes da rede municipal de ensino. Serão ministradas aulas de língua portuguesa e matemática por 120 professores.

Ao todo serão 100 turmas, divididas em 12 polos nas escolas municipais: Eronides Soares; Manoel Davi; Paulo Freire; Reginaldo Loreto; Marivaldo Burégio; Ariosto Nunes; Madre Iva; Jason Brandão; Padre Melo; Manoel Maria Caetano; Maria Thamar e Benedito da Rocha. Os estudantes receberão um kit didático, que inclui caderno, livro, estojo com lápis, borracha e caneta, durante as aulas.

Texto: Akila Soares

Foto: João Barbosa

Prefeitura do Cabo promove o 1° curso de Treinador de Futebol de Várzea

 

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho está proporcionando uma oportunidade para aqueles que desejam se aprofundar no mundo do futebol de várzea. O primeiro curso de Treinador de Futebol de Várzea, organizado pela Secretaria da Juventude e Esportes, promete capacitar futuros treinadores para elevar o nível do esporte na região.

As inscrições para o curso vão até quinta-feira (21), na sede da Secretaria da Juventude e Esportes do município. As aulas iniciam no dia 23 de setembro. Elas ocorrerão em quatro sábados consecutivos, com horários flexíveis para acomodar os participantes: das 8h às 12h e das 14h às 17h.

Esta será uma oportunidade única para quem deseja aprimorar suas habilidades de treinamento, pois serão ministradas aulas de primeiros socorros, nutrição, psicologia, arbitragem, preparação física e fisiologia. A carga horária é de 32h, combinando aulas práticas e teóricas. A Secretaria de Juventude e Esportes do Cabo fica na rua Vinte e Sete, bairro da Cohab.

Texto: Thaís Napoleão

Foto: João Barbosa

segunda-feira, 18 de setembro de 2023

Prefeitura do Cabo celebra Dia Mundial da Limpeza

 

Em alusão ao Dia Mundial da Limpeza, a Prefeitura do Cabo, através da Secretaria de Meio Ambiente (SEMA), realizou, no último sábado (16), uma série de ações nas comunidades de Gurjaú, Mercês e Gaibu. Cada atividade teve como objetivo conscientizar a população acerca da importância do trabalho coletivo na manutenção da limpeza do município.

A Prefeitura deu continuidade ao trabalho iniciado com a instalação dos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), locais destinados ao depósito de material reciclável. Em Gurjaú, a empresa LOCAR atuou recolhendo resíduos nos principais pontos de descarte, promovendo a qualidade de vida para os moradores e turistas que visitam o engenho.

Já no bairro de Mercês, aconteceu um mutirão de coleta seletiva com o apoio da Companhia Muller de bebidas. A equipe da SEMA visitou os moradores para recolher o material e premiar aqueles que fizeram o descarte adequado, visando incentivar a iniciativa.

Além disso, a praia de Gaibu foi também contemplada pelos projetos de celebração ao dia Mundial da Limpeza. Cerca de 40 alunos da Universidade Maurício de Nassau (Uninassau), com o apoio da Prefeitura do Cabo, recolheram o lixo da orla e distribuíram sacolas plásticas para os banhistas.

Texto: Ayanne Lima

Foto: João Barbosa

No Cabo, evento promove inclusão para comunidade

 

A manhã do último sábado (16) foi marcada pela alegria de 110 famílias que participaram do “Dia A”, promovido pela clínica Acolher, com o apoio da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho. O evento gratuito teve o objetivo de proporcionar lazer e acolhimento para as crianças diagnosticadas com Transtorno de Espectro Autista (TEA).
Para Miquésia Arcanjo, o momento foi uma iniciativa importante para promover a inclusão na cidade. “Até um ano atrás não havia clínica para crianças com autismo aqui no Cabo, e
fazer parte de um evento como esse é se sentir incluído. Nós como famílias nos sentimos livres, e desejamos que nossos governantes possam ter sempre um olhar sensível”, declara.

Já Lucrécia Monte destaca a relevância do projeto para o desenvolvimento das crianças, que puderam participar de diversos exercícios de concentração e aprendizagem. “Hoje foi um dia muito especial, um dia que trouxe para nossas crianças bem-estar. É um momento

muito gratificante que a Acolher trouxe pra nós, tanto de estímulo para as crianças como para as mães que participaram de algumas atividades”, afirma.

O Dia “A” ofereceu uma programação completa para o público, com rodas de conversa; orientação jurídica; shows infantis; brincadeiras; massagens; pula-pula; piscina de bolinhas; além de pipoca, algodão doce e muito mais. Vale ressaltar que durante toda festividade agentes de segurança estavam


garantindo a proteção dos cidadãos.

Texto: Ayanne Lima

Fotos: João Barbosa

 



 


sexta-feira, 15 de setembro de 2023

Prefeitura do Cabo divulga programação do Setembro Amarelo

 

No Setembro Amarelo – mês dedicado à prevenção do suicídio – a
Secretaria de Saúde do Cabo de Santo Agostinho lança o alerta aos cuidados com a saúde mental. Problemas que podem, muitas vezes, passar despercebidos. Até 29 de setembro estão programados, rodas de conversa, atividades nos Caps e um mutirão de psicologia, direcionado ao público infanto-juvenil do Centro Integrado.

As equipes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e o ambulatório de Saúde Mental irão trabalhar a temática da preservação e valorização da vida. Serão ofertados para a população e servidores da saúde dinâmicas e rodas de conversas sobre o tema.

De acordo com a gerente de Saúde Mental do município, Danielle Moura, discutir saúde mental deve ser uma pauta diária e contínua, mas o Setembro Amarelo tem grande importância, na perspectiva de potencialização e ênfase a essa discussão.
“Precisamos pautar esse tema e socializar os equipamentos existentes para apoio e atendimento as pessoas que precisam. Falar e buscar ajuda é a solução. E a Prefeitura do Cabo tem uma rede de Saúde Mental diversificada e disponível, através dos CAPS e ambulatórios para dar essa assistência”, comentou Danielle.

Os CAPS são destinados ao atendimento de pessoas com sofrimento mental grave, incluindo aquele decorrente do uso do álcool e outras drogas. São oferecidos serviços de saúde mental de caráter aberto e comunitário, ou seja, inseridos na comunidade e que funcionam em regime porta aberta, sem necessidade de agendamento prévio ou encaminhamento para ser acolhido no serviço. Ao todo, os CAPS realizam 525 atendimentos mensais.


PROGRAMAÇÃO SETEMBRO AMARELO

14/09 às 9h
Centro de Especialidades Vicente Mendes
18/09 às 9h
Jamaci de Medeiros
20/09 às 9h
Manoel Gomes
22/09 às 13h
Centro de saúde Vila Roca
25/09 às 9h
Hospital Mendo Sampaio
27/09 às 13h
Centro de Referência da Mulher 2
29/09 às 9h
Centro de Referência da Mulher 1

• 25/09 a 29/09
Mutirão de psicologia para o público Infantojuvenil (demanda do Centro Integrado )

 

Texto: Fellipe Albuquerque

Foto: João Barbosa (Arquivo)

Vinte casais participarão de casamento coletivo em Juçaral

 

O Cejusc (Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania) do Cabo de Santo Agostinho vai realizar o casamento coletivo para 20 casais, no distrito de Juçaral, no dia 28 de setembro, às 10h. Vários órgãos municipais como Secretaria de Saúde, Procon e Programas Sociais estarão presentes na ação de cidadania, oferecendo serviços à população.

O casamento coletivo está entre as ações promovidas pela Justiça Itinerante, que tem como propósito aproximar a população do poder judiciário. O casamento coletivo será realizado na Escola Municipal Marquês do Recife, e a ação da cidadania, no posto de saúde, ao lado da escola.

O chefe do Cejusc, João Paulo Marinho, explica que a promoção dos casamentos coletivos resgata o direito social e dá garantias legais para os casais. “O nosso objetivo é levar à Justiça até o cidadão. E no caso de Juçaral, distante 70 km da área urbana, essa distância faz com que muitas pessoas desistam de buscar seus direitos”, disse Marinho.

O casamento coletivo é gratuito, o que representa uma economia de R$ 500,00 com taxas, para aqueles que se beneficiam do programa Justiça Itinerante.
CIDADANIA - A ação de cidadania, realizada em parceria com a Prefeitura do Cabo, vai oferecer à comunidade de Juçaral os serviços do Cras, Saúde, consulta jurídica, defensoria pública, assistência judiciária, emissão de 2ª via de certidão de casamento, nascimento e óbito, entre outros.

O Tribunal de Justiça abre inscrições todos os anos para os casamentos coletivos. Os interessados podem buscar informações no cartório mais próximo de sua casa.
Os documentos necessários variam de acordo com a situação civil dos cônjuges. Para os solteiros é preciso apresentar a certidão de nascimento, RG, CPF ou carteira de habilitação, comprovante de residência. Pessoas divorciadas, certidão com averbação do divórcio e os demais documentos.

Texto: Ana Cristina Lima

Fotos: João Barbosa

quinta-feira, 14 de setembro de 2023

Maternidade do Cabo recebe novos equipamentos

 

A Maternidade Padre Geraldo Leite Bastos, do Cabo de Santo Agostinho, ganhou novos equipamentos que irão garantir  melhor assistência no atendimento de  recém-nascidos. As  incubadoras neonatal de transporte ( para realizar o transporte  dos bebês intra-hospitalar ou  ambulâncias) e fixo, capnógrafo ( equipamento que faz o monitoramento em tempo real da frequência cardíaca fetal do RN), além de três camas para pré-partos.

A diretora geral da maternidade, Elizabete

Rocha, falou da importância da entrega desses equipamentos para o hospital.  “A gestão municipal tem se empenhado muito para que possamos dar um atendimento de qualidade para nossas gestantes. Esses aparelhos vêm para fortalecer e qualificar mais ainda o atendimento que é oferecido às mulheres e às crianças do nosso município”, disse.

Na maternidade, as puérperas recebem orientações sobre aleitamento materno e cuidados

dos recém-nascidos. A unidade hospitalar também realiza  o teste de coração  24h após o nascimento,  testes da linguinha, orelhinha, pezinho e olhinho.  Os bebês já saem da maternidade com as vacinas BCG e também contra a  hepatite B.

De janeiro a agosto deste ano, a maternidade registrou um total de 570 partos. Desse total, 411 foram de partos normais e 159 cesáreas.

Texto: Gesla Ferreira

Fotos: João Barbosa

terça-feira, 12 de setembro de 2023

Mutirão agiliza atendimento no Vicente Mendes

 

Centro de Especialidades Vicente Mendes realizou nesta terça-feira (12), um mutirão de consultas médicas com gastroenterologista (especialista que cuida de doença relacionada ao aparelho digestivo). “ Com essa iniciativa passamos a diminuir a fila de espera dos pacientes para esta especialidade. A unidade atende a população que mora no bairro da Cohab, Mauriti e algumas áreas descobertas”, comentou a gerente administrativa, Fabiana Lins. Foram realizados 40 atendimentos.

“O atendimento foi muito bom. O melhor é que é perto de casa”, conta a paciente Gilvânia Maria da Conceição dos Santos, 44 anos, moradora do bairro da Cohab.

O Vicente Mendes oferece 22 especialidades e funciona de segunda a sexta-feira das 6h às 22h. São mais de 3 mil atendimentos/mês. Entre as especialidades, a policlínica dispõe de cardiologista, dermatologista, endocrinologista, oftalmologista, clínico geral, pneumologista, pediatra, ginecologista, mastologista, fisioterapeuta, nutricionista, reumatologista, psiquiatra, audiometria, fonoaudiologia, alergologista, endocrinologista, urologista, alergologista, gastroenterologista, odontologista e oftalmologista.

Também são realizados exames de sangue, citologia e eletrocardiograma. Além disso, o ambulatório possui um serviço para o público LGBTQIAPN+.

Por Gesla Ferreira

Foto: João Barbosa


 

sexta-feira, 8 de setembro de 2023

No Cabo, Desfile de 7 de Setembro é marcado por muita festa e alegria

 

Com o tema: "Família e Escola, semeando uma cultura de paz com diálogo, empatia e respeito",  estudantes da rede municipal de ensino Cabo de Santo Agostinho participaram do tradicional desfile cívico. Mais de 20 Escolas e bandas marciais, abrilhantaram às homenagens à Semana da Pátria.

Cerca de 200 homens da Polícia Militar, Guarda Municipal e Segurança Privada, garantiram um ambiente tranquilo e seguro para aqueles que foram desfrutar do evento. Vale ressaltar, que o Sistema de Videomonitoramento da Secretaria de Defesa Social, também fizeram a segurança do desfile.

O Prefeito Keko do Armazém, esteve presente e parabenizou todos os participantes. “Quero começar parabenizando a todos que trabalharam para fazer essa grande festa acontecer. As apresentações foram emocionantes, repletas de talento e dedicação. Este evento é um verdadeiro reflexo da nossa comunidade, que valoriza a união, a cultura e a educação" , falou Keko.

O prefeito fez um agradecimento especial à Secretaria de Educação, à guarda municipal e ao 18º Batalhão pelo apoio na garantia da segurança. "Externar a gratidão também, a todos os cabenses, que saíram de casa para assistir essa festa junto conosco. Vamos continuar construímos memórias inesquecíveis e fortalecendo o espírito cívico em nosso município. Que continuemos a semear valores como diálogo, empatia e respeito, sempre em prol de uma cidade mais harmoniosa e unida”, enfatizou o gestor.


Texto: Fellipe Albuquerque

Fotos: João Barbosa