segunda-feira, 25 de setembro de 2023

Cabo terá 1ª cozinha comunitária em território quilombola de Pernambuco

A cozinha comunitária terá o nome de Antonieta Maria da Silva, em homenagem a uma das fundadoras da comunidade.

Nesta segunda-feira (25), às 11h, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho vai inaugurar na comunidade quilombola Onze Negras, a primeira cozinha comunitária em território quilombola de Pernambuco. O equipamento será o segundo em funcionamento no Brasil, em territórios tradicionais.

“Com a inauguração deste equipamento, que tem o compromisso de promover a segurança alimentar e nutricional, além de um papel importante na inclusão social produtiva, no fortalecimento da ação coletiva e da identidade comunitária, o Cabo mostra o seu compromisso em mudar essa realidade, inaugurando a primeira cozinha comunitária de Pernambuco em uma comunidade quilombola”, ressalta o prefeito Keko do Armazém.

A cozinha Antonieta Maria da Silva leva esse nome em homenagem a uma das fundadoras da comunidade. O equipamento é co-financiado pelo Governo estadual, através de repasse mensal. A Prefeitura do Cabo, através do programa de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria Municipal de Programas Sociais, é responsável pela execução, manutenção e funcionamento da cozinha comunitária.

Inicialmente serão oferecidas 200 refeições diárias para os moradores da comunidade quilombola Onze Negras, de segunda a sexta-feira. De acordo com a secretária de Programas Sociais, Andrea Galindo, serão administradas oficinas de educação alimentar e nutricional para as famílias cadastradas. Essas oficinas terão atividades dinâmicas e inclusivas que promovem a reflexão sobre escolhas alimentares saudáveis e abordarão temas como seleção, compra, preparo e consumo de alimentos saudáveis, valorização da diversidade dos produtos regionais, redução de desperdício, higiene alimentar, entre outras coisas.

“Vamos promover o acesso a uma refeição saudável e adequada, mudando os índices de insegurança alimentar e nutricional existentes em nossa realidade”, disse a secretária de Programas Sociais, Andrea Galdino. 

Foto: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário