sexta-feira, 28 de junho de 2024

No Cabo, fim de semana encerra programação junina

 O encerramento das celebrações juninas no Cabo de Santo Agostinho acontece neste fim de semana com apresentações culturais e atrações musicais no Polo Palanque do Coco, em Pontezinha e no Polo da Estação.

Sábado (29), dia de São Pedro, é também a última chegada do Trem do Forró na estação ferroviária do Cabo. Os integrantes do trem serão recebidos por quadrilhas juninas e bandas de pífano. Foram quatro finais de semana de muita animação e arrasta pé, ao som de bandas locais. O trem já virou tradição no São João do Cabo e marca a abertura dos festejos da cidade.


Mas nesta sexta-feira (28) tem forró nos dois polos de animação, começando a partir das 18h.

Confira a programação :


Polo Estação Ferroviária:

Sexta – 28/06

- 18h00 - 19h00: Severino dos 8 Baixos

- 20h00 - 21h00: Brocador

- 21h00 - 22h00: João Sales (Sevy Nascimento)

- 22h00 - 00h00: Banda Pressentimento


Sábado – 29/06

Recepção do trem do forró:

- Quadrilha Junina

- Banda de Pífano


- 18h00 - 20h00: Ricardo Lima

- 20h00 - 22h00: Banda BM

- 22h00 - 23h00: Kiara

- 23h00 - 00h00: Tardeli Sucesso

Polo Palanque do Coco:


Sexta – 28/06

A partir das 18h:

- Ciranda Pereira

- Severino dos 8 Baixos

- Ava Guimarães

- 20h00 às 22h00: Coco Raízes

- 22h00 às 00h00: Coco Seu Zé Moleque


Sábado – 29/06

A partir das 18h:

- Ciranda Pereira

- Aécio dos 8 Baixos

- João Sales

- 20h00 às 22h00: Mestre Dié do Coco


Texto: Tayná Benigno

Foto: João Barbosa

Alunos da Rede Municipal participam de pintura no Mercado das Artes

 

Alunos da rede municipal de ensino participaram da pintura artística na lateral do Mercado das Artes, localizado no prédio do antigo Mercado de Farinha. A ação é fruto do projeto de revitalização do prédio, que deve ser inaugurado na próxima semana.


Com uma temática que comemora os 147 anos do município, a pintura tem uma extensão de 20 metros e  ilustra o potencial turístico, cultural e monumental da cidade. O

gerente de Cultura, Luzarcus, participou da ação, coordenando os estudantes que foram selecionados pelas escolas para a realização da pintura. Ele explicou que a pintura incentiva os alunos a conhecerem o próprio território.


“O objetivo  é embelezar esse espaço que a gestão está revitalizando para devolver à Secretaria de Cultura. O Mercado das Artes faz parte do Plano Municipal de Cultura. A gente fica muito grato com esse momento, devido à preocupação em devolver o espaço à sociedade artística do Cabo", relatou.


Cerca de 30 alunos das escolas Profº Jason Brandão da Silva, Dr. Marivaldo Burégio de Lima, Governador Eduardo Campos e Profª Laura Rodrigues da Costa participaram da ação. A gestora do Jason Brandão, Joselita Cheron, falou da satisfação que é ter alunos envolvidos nesse projeto. “Foi maravilhoso. Os alunos pesquisaram sobre os pontos turísticos e, para eles, é uma coisa nova”.


Ronald Ademir, aluno da Escola Laura

Rodrigues, contou da sua empolgação com a pintura. “Gostei muito dos desenhos. Eles falam sobre a nossa cultura, nossa história, a história da cidade. Eu queria muito participar de mais pinturas assim”, disse.


Texto: Evelyn Carolina Lima

Fotos: João Barbosa

quinta-feira, 27 de junho de 2024

Secretaria da Juventude e Esportes inicia troca dos kits da 28ª Corrida da Ladeira

 

A Secretaria Executiva da Juventude e Esporte iniciou nesta quarta-feira (26) a troca dos kits da 28ª Corrida da Ladeira. A troca está sendo realizada no Assaí Atacadista, localizado na PE-60 e continuará até o dia 03 de julho. Para retirar o kit é necessário comparecer com 2 pacotes de absorventes, 1 lata de leite e um documento oficial com foto.


A troca ocorrerá das 9h às 12h e das 13h às 15h30. No sábado (29), a troca será realizada das 9h às 13h. No domingo,

(30) não haverá entrega de kits.


Texto: Fellipe Albuquerque

Foto: João Barbosa

Águas para Educar promove educação sustentável e inclusiva na ETI Joaquim Nabuco

 A ETI Joaquim Nabuco, localizada no Engenho Massangana, recebeu o projeto  Águas para Educar,  da Cáritas Regional Nordeste. O projeto é patrocinado pela Coca Cola e foi realizado em parceria com a Secretaria de Educação do Cabo de Santo Agostinho. Na manhã desta quarta-feira (26) a cisterna construída para captação de água pluvial teve uma cerimônia de entrega  e contou com a presença do vice-prefeito, Professor Arimatéia, e do Secretário de Educação, Betinho Gomes.

Essa proposta tem como objetivo a viabilizar o reaproveitamento da água da chuva para armazenamento numa cisterna instalada no terreno da escola. A implantação da ação está em andamento há um ano e conta com a participação ativa dos alunos.

A gestora da unidade escolar, Loide Maria da Silva, pontuou sobre a importância que o projeto tem para a escola. “Vários alunos já participaram do projeto que traz como benefício o reaproveitamento de água da chuva, além de ações como a plantação do pomar e da horta que dá como fruto as verduras utilizadas na merenda da própria escola”, relatou.

Implementando tecnologias de segurança alimentar e hídrica, o projeto Águas para Educar já foi realizado na Escola Professora Maria Laura dos Santos, no Engenho Roças Velhas, e na Escola Antonio de Lima, localizada no Engenho Arariba da Pedra.

“O projeto tem por objetivo pensar um processo de educação contextualizada para as escolas rurais do município do Cabo, tanto aqui em Massangana quanto nas outras escolas em que o projeto foi realizado”, informou o assessor regional da Cáritas, German de Barros.


VIDEOS FOR CHANGE - A ocasião também foi marcada pela entrega do prêmio Videos For Change, uma competição com etapas regional e nacional que prestigia a produção de vídeos de curta duração sobre temáticas sociais. A escola foi campeã da etapa nacional e competiu com escolas a níveis estadual e privadas. Os professores responsáveis, Taydiana Portela e André de Queiroz, incentivaram os alunos a produzir desde o roteiro até as gravações dos vídeos. Dois Vídeos, intitulados de “Viva a Gentileza” e “O Código do Silêncio-Mãos que Falam”  foram
contemplados nas categorias Uso de Recursos Técnicos e Originalidade e Criatividade respectivamente.

“Os alunos estão sendo estimulados a partir de vídeos curtinhos a falar do seu cotidiano, mas também dos problemas reais presentes na vida das pessoas e que a gente trabalha através da educação para mudar”, disse o secretário de Educação, Betinho Gomes.


Texto: Evelyn Carolina Lima

Fotos: João Barbosa


quinta-feira, 20 de junho de 2024

Prefeitura do Cabo realizará a 32ª edição da Feira do Milho no Mercado Público Central

 

O milho é a “estrela” do período junino. E para garantir o principal ingrediente da culinária à mesa dos consumidores, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho vai realizar a 32ª Feira do Milho, no mercado público central (Mercadão) neste final de semana. A feira é promovida pela Secretaria de Agricultura, incentivando a geração de renda para produtores rurais do município, que tem no mercado local o principal polo de comercialização.


A Feira do Milho vai de sexta-feira (21) a segunda (24) das 6h às 18h. Mas é na véspera do dia de São João (23), o principal dia, quando a procura pelo produto se intensifica.

Além das vendas de milho, a feira contará com barracas de comidas típicas e artesanato, ajudando a fomentar a economia dos demais trabalhadores locais. Este ano, o valor médio da mão de milho com 50 espigas custará entre R$ 30,00 e R$ 40,00. Além disso, para animar a comunidade, no dia 23, véspera de feriado, o evento contará com apresentações culturais que prometem alegrar os compradores e os munícipes.

A feira do milho é há anos um evento esperado entre os comerciantes e agricultores locais, tornando-se uma referência que atrai não apenas os moradores da cidade, mas também visitantes de localidades vizinhas. Este evento agita a economia local, já que o Cabo de Santo Agostinho é fornecedor de milho durante o período junino.

Este ano, houve um aumento significativo na distribuição de sementes de milho, com uma tonelada a mais em comparação ao ano passado. Foram distribuídas 3 mil toneladas de sementes, beneficiando 2 mil agricultores de 55 comunidades locais. Isso aumentou a expectativa de vendas para agricultores e comerciantes durante a feira.

O secretário de Agricultura, Adailton Melo, destacou a importância da Feira do Milho todos os anos: "A Feira do Milho é um evento essencial para nossa comunidade, não só pela tradição que representa, mas também pelo impacto positivo que traz à economia local. Convidamos a todos a participar e prestigiar este momento de celebração e apoio ao nosso comércio local", falou Adailton.


Texto: Ana Carolina Gomes

Foto: João Barbosa

segunda-feira, 17 de junho de 2024

Controle Urbano do Cabo realiza fiscalização em estabelecimentos de fogos de artifício

 

Com a aproximação do São João, a Superintendência do Controle Urbano do Cabo de Santo Agostinho, em parceria com o Corpo de Bombeiros, realizou uma visita técnica nos estabelecimentos de fogos de artifício na manhã desta segunda-feira (17). As visitas ocorreram no centro da cidade, em Ponte dos Carvalhos e no bairro de Pontezinha e teve como objetivo orientar os comerciantes sobre os cuidados necessários dentro dos estabelecimentos, assegurando também o bem-estar dos consumidores.

Durante a fiscalização as equipes verificaram dois estabelecimentos com irregularidades na instalação elétrica e ausência de extintor de incêndio. Ambas foram notificadas. A equipe também observou, durante o dia de fiscalização, se as barracas de fogos possuíam alvará de funcionamento, sinalizações como 'Proibido Fumar', foram avaliadas as condições de armazenamento dos fogos de artifício, a adequação das saídas de emergência, bem como a construção da edificação e as instalações da rede elétrica.

De acordo com o sargento Enildo Melo do Corpo de Bombeiros, se alguma irregularidade for identificada no estabelecimento, será concedido um prazo de 5 dias para a regularização. Caso não ocorra a regularização dentro desse período, o estabelecimento será interditado. "Nosso objetivo com a visita é garantir a segurança da população. As normas de funcionamento precisam ser seguidas. Estamos dando esse prazo para que os estabelecimentos irregulares se adequem. Se não houver regularização dentro do prazo estabelecido, será necessário interditar", disse.

Além das medidas administrativas, o Sargento Enildo também enfatizou a importância de tomar cuidado ao manusear fogos de artifício durante as festas juninas. "Nossa preocupação se estende à segurança da população no uso de fogos de artifício. É essencial que todos estejam atentos ao tipo de fogos utilizados, evitando soltá-los perto de fiação elétrica, barracas de fogos e estruturas de madeira. Além disso, é importante manter uma distância segura para prevenir queimaduras durante o manuseio. É fundamental respeitar e seguir as recomendações detalhadas nas embalagens pelos fabricantes, sempre observando as normas técnicas", explicou.

"Com a realização da fiscalização, podemos garantir mais segurança e bem-estar à população durante os festejos juninos. Nosso principal objetivo é proporcionar uma festa tranquila e prevenir acidentes", afirmou o superintendente de Controle Urbano, major Félix Júnior.


Texto: Fellipe Albuquerque

Fotos: João Barbosa

Feira do Milho movimenta a economia rural do Cabo

 


Produtores de milho do Cabo de Santo Agostinho comemoram a boa safra deste ano. De acordo com a Secretaria Executiva de Agricultura, a colheita atingiu as 1.800 toneladas de milho. Essa produção local é que abastece os mercados públicos da cidade, favorecendo o ciclo econômico neste período junino com a tradicional “Feira do Milho”. O comércio ocupa o pátio do mercadão e acontece no período de 21 a 24 de junho, no Mercadão, centro do Cabo. Mas é no dia 23 em que as vendas atingem o melhor momento para os produtores.

“A Feira do Milho é um evento importante para nossos produtores rurais, não só porque as vendas geram um aumento de renda, mas também pela valorização do trabalho realizado por cerca de dois mil agricultores em mais de 50 engenhos do município”, enfatiza o secretário de Agricultura, Adailton Melo.

O secretário diz que em 2024 houve crescimento na área plantada em relação ao ano passado. “Distribuímos sementes de excelente qualidade e a condição climática, fatores que favoreceram o desenvolvimento das plantas”, complementou Adailton Melo.

Na Feira do Milho, a comercialização é feita tanto na parte interna do mercado público como também no pátio externo. Este ano a Prefeitura distribuiu três toneladas de semente de milho no mês de março para os produtores.

De acordo com o secretário de Agricultura Adailton Melo, essas ações demonstram o compromisso da gestão municipal em apoiar e valorizar a produção agrícola do município, promovendo a sustentabilidade e o crescimento econômico. “Com iniciativas como essa, a comunidade rural do Cabo só cresce, se fortalece e prospera a cada ano”, comentou.

Para a agricultora Lindalva Maria Ferreira Abdias, 53 anos, o mês de junho é de lucro e o milho é o que não para de sair. “Graças primeiramente a Deus e segundo a Prefeitura do Cabo, pois hoje só estou vendendo por eu ter cultivado as sementes que foram distribuídas”, disse.


Texto: Gesla Ferreira

Foto: João Barbosa

Secretaria de Saúde convoca beneficiários do Bolsa Família para atualização dos dados

 

Os beneficiários do Programa Bolsa Família que ainda não realizaram a atualização dos dados este ano referente ao 1º semestre de 2024, devem comparecer nesta terça-feira (18), a partir das 8h até às 15h para realizar a atualização do benefício, junto a Secretaria de Saúde do município.

Para a população das praias, o local de atendimento será o posto de Saúde da Família (PSF) de Gaibu. Beneficiários do centro e engenhos, a unidade para a atualização é o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da Vila Roca. Já para os moradores de Ponte dos Carvalhos e Pontezinha, estes devem comparecer ao CRAS de Ponte dos Carvalhos.

Beneficiários com filhos devem realizar a pesagem obrigatória dos mesmos: meninos com até 7 anos e meninas em todas as idades. Já no caso das mulheres, a pesagem também deve ser realizada. Os pais ou responsáveis devem levar para a atualização das informações, a caderneta de saúde (caderneta de vacinação) das crianças e a responsável legal (ou mãe) levar o cartão do benefício. Se a mãe estiver grávida, deve levar também a caderneta de gestante.


Texto: Gesla Ferreira

Foto: João Barbosa

domingo, 16 de junho de 2024

Cabo de Santo Agostinho sedia etapa classificatória do CAMPEK

Neste domingo (16) foi realizada a segunda fase classificatória do Campeonato Pernambucano de Karatê (CAMPEK) - III Etapa AKLA de Karatê, na quadra poliesportiva da Secretaria Executiva da Juventude e Esportes do Cabo de Santo Agostinho. Vinte atletas passaram para a próxima fase classificatória.

O evento faz parte do circuito anual composto por cinco etapas, e mais uma vez, a cidade do Cabo foi escolhida para sediar uma das fases, consolidando o apoio do município ao esporte.

O campeonato contou com a participação de 236 atletas inscritos de diversas regiões de Pernambuco. Além dos competidores locais, a etapa também foi prestigiada por atletas e técnicos da Seleção Brasileira de Karatê, vinculada à Confederação Brasileira de Karatê (CBK), responsável pelo karatê olímpico no Brasil.

Entre os inscritos estão sete atletas da Seleção Brasileira que participaram da competição, são eles: Guilherme Lima, Ana Magalhães, Gustavo Assunção, Lucas Davi

Felix dos Santos, Thulyo Gabriel Mendes de Araújo, Jose Daniel Vieira Souza e Helder Lins

De acordo com o responsável pelo evento, presidente da Associação de Karatê Leonardo Araújo e técnico da Seleção Pernambucana de Karatê, o sensei Leonardo Araújo, “Os classificados nesta 2ª etapa conquistam uma vaga na final do circuito pernambucano, que está prevista para acontecer em novembro, “ comentou.


Confira a lista dos medalhistas:

- Agnes Campos: ouro

- Alice Sobral: ouro

- Enzo Araújo: ouro e bronze

- Daniel Soares: bronze

- Guilherme Ramos: bronze

- Heitor Brito

- Heitor Sales: prata

- Ícaro José: ouro

- Isaac Nascimento: prata e bronze

- João Brissant: ouro

- Julia Araújo: ouro

- Leandro Gomes: bronze

- Maria Soares: prata

- Nicolas Gabriel: bronze

- Nicolas Nascimento: bronze

- Pedro silva: prata e bronze

- Renan Santana: 18-bronze

- Thayla silva: bronze

- Vinicius Vasconcelos: bronze

- Walter Neto: bronze


Texto: Tayná Benigno

Foto: João Barbosa


sexta-feira, 14 de junho de 2024

Novos empreendimentos chegam ao Cabo de Santo Agostinho



 Nesta sexta-feira (14) o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Cabo de Santo Agostinho, Inaldo Campelo e a gerente de Inovação e Turismo, Tarciana Gusmão, visitaram os dois novos empreendimentos que chegam ao município. O Mercado Livre e a Bluesun Solar somam-se à outras empresas que se instalaram recentemente no município, oferecendo perspectiva de ampliação de mercado e desenvolvimento para a localidade.

A Bluesun Solar está instalada há um mês no centro logístico Armazenna, na BR-101. Já o Mercado Livre está montando o seu centro de distribuição na Cone Multimodal e deve iniciar as atividades no próximo semestre.

“Com um centro de distribuição de 73 mil² metros, o Mercado Livre já se encontra em fase de finalização das suas obras e tem previsão para iniciar suas operações a partir do início do próximo semestre”, declarou Inaldo Campelo. A empresa de comércio eletrônico está localizada no centro logístico CONE, que fica às margens da BR-101 sul e tem acesso facilitado também ao Porto de Suape. A instalação marca um avanço significativo no compromisso da plataforma com a expansão e melhoria de seus serviços no Nordeste.

Vizinha ao novo empreendimento de comércio eletrônico, a Bluesun Solar, um dos principais empreendimentos atuantes do mercado de distribuição de energia fotovoltaica, iniciou suas atividades no último mês de maio. A unidade representa 40% de todas as operações da empresa no país, ficando atrás apenas da sua central localizada no estado de São Paulo, e em breve terá o mesmo suporte profissional para atender o mercado do Norte e Nordeste. O CD conta com uma estrutura de 2.500 m² e já tem uma perspectiva de ampliação para 8 mil m², visando um melhor atendimento às demandas de recebimento, produção e entrega de equipamentos fotovoltaicos. A empresa deve gerar cerca de 200 empregos.

O gerente de Operações da Bluesun, Anderson Michelon, relata que há uma grande expectativa de crescimento para a unidade. “Hoje nós temos uma equipe ainda pequena. A intenção é, no mais tardar, em setembro, triplicar esse número”, afirmou.

A implementação das duas organizações influencia nos índices de empregabilidade da cidade, gerando um impacto significativo na economia local. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Inaldo Campelo, o Mercado Livre vai gerar cerca de 2.500 postos de trabalho.

As seleções estão sendo feitas por meio de parceria firmada entre as secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Programas Sociais e a Agência de Trabalho do Cabo de Santo Agostinho. Foi criado um banco de talentos, dando prioridade aos trabalhadores residentes no município.

“Estamos no processo de recrutamento de mão –de-obra que já está ocorrendo estes dias. É claro que isso parte de uma dinâmica muito forte. O mercado brasileiro está crescendo, o PIB tem ajudado muito e essas empresas procuram os municípios mais estratégicos do Brasil, com a melhor política de atração para colocar seus centros de distribuição, suas unidades industriais”, declarou o secretário.


Texto: Secom

Fotos: João Barbosa

quinta-feira, 13 de junho de 2024

1ª Corrida de Santo Antônio, no Cabo, reúne pessoas de todas as idades

 

Na manhã desta quinta-feira (13), o feriado do padroeiro do Cabo de Santo Agostinho iniciou com a 1ª edição da Corrida de Santo Antônio, que reuniu cerca de 150 participantes de todas as idades. O evento, organizado pela Menthor Corridas, contou com o apoio da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho.


A corrida teve  percurso de 5 km, com largada em frente ao Palácio da Cultura, antiga sede da Prefeitura, e seguiu pelas principais ruas do município.


O vencedor da prova na categoria masculina foi Daniel Batista, de 52 anos, que percorreu os 5 km em 14 minutos. “Estou feliz com o resultado. É fruto de muito esforço ao longo da minha vida. O sentimento que fica é de gratidão por fazer parte desse momento”, comemorou.


Stela Barbosa, de 33 anos, conquistou o 1º lugar na categoria feminina. “É a primeira vez que participo de uma corrida no município. Correr é vida e estou feliz por poder participar de uma corrida aqui pela primeira vez e ainda

ficar em primeiro lugar”, celebrou.


Confira os vencedores:


Categoria Masculina:

1º Lugar: Daniel Batista 

2º Lugar: Jeferson Vitorino 

3º Lugar: Rodrigo Fernando 


Categoria Feminina:

1º Lugar: Stela Barbosa 

2º Lugar: Dayana Quele 

3º Lugar: Karolina Ribeiro


Texto: Fellipe Albuquerque

Foto: Paulo Araújo

quarta-feira, 12 de junho de 2024

Quinta-feira (13), dia de Santo Antônio, é feriado no Cabo

 

Nesta quinta-feira (13), o Cabo de Santo Agostinho celebra o feriado de Santo Antônio, padroeiro da cidade. Em função desta data, haverá alterações no horário de funcionamento de serviços e comércios locais.

Por recomendação do Sindicato dos Lojistas do Cabo (Sindlojas), as lojas do centro da cidade não funcionarão no dia 13 de junho. Contudo, os lojistas que quiserem abrir suas portas no feriado deverão solicitar a autorização de abertura. Já o Shopping Costa Dourada, na PE-60, funcionará normalmente, das 9h às 22h. A Prefeitura e todos os órgãos municipais estarão fechados no feriado de Santo Antônio. Apenas os serviços essenciais funcionarão. O atendimento nos órgãos públicos serão retomados na sexta-feira (14).


Texto: Tayná Benigno

Foto: João Barbosa

segunda-feira, 10 de junho de 2024

Programa de Refis da Prefeitura do Cabo vai até 30 de junho

 

Contribuintes do Cabo de Santo Agostinho com débitos de IPTU e ISS tem até o dia 30 de junho para renegociar a dívida. A Prefeitura está dando descontos de até 100% em juros e multas para quem optar pelo pagamento em até 6 parcelas. O Imposto sobre Transmissão de Bens Móveis (ITBI) – aquele pago na compra de um imóvel, também conta com benefício. O tributo tem redução de 3% para 1,5% no percentual da alíquota, facilitando assim, a regularização.


O programa de Recuperação Fiscal (Refis) está vigente desde agosto do ano passado e permite que pessoas físicas e jurídicas fiquem em dia com a situação tributária junto à Secretaria de Finanças e Arrecadação municipal. Para fazer o acordo é preciso procurar o Atendimento ao Contribuinte, no Centro Administrativo 1, bairro da Torrinha, no horário das 8h às 16h.


Débitos com o IPTU acarretam multa, inclusão na dívida ativa do município e o proprietário fica impedido de realizar a venda do imóvel. No caso do ISS (Imposto sobre Serviço), o contribuinte não conseguirá retirar certidões negativas e nem pode participar de licitações. Débitos com ITBI impedem que a titularidade do imóvel seja transferida para o comprador.


Por Ana Cristina Lima

Foto: João Barbosa

quinta-feira, 6 de junho de 2024

Prefeitura realiza ação para moradores de rua e dependentes químicos

 

Na tarde desta quarta-feira (05), a Secretaria de Programas Sociais realizou uma importante ação de ajuda para moradores de rua e dependentes químicos no centro do município. 

A equipe percorreu a área desde a Secretaria de Programas Sociais até a Praça da Estação, realizando intervenções individuais para identificar os usuários já atendidos pelos serviços e aqueles que ainda não recebem assistência, encaminhando-os para os serviços necessários.

Essas abordagens normalmente ocorrem durante o horário de funcionamento do CREAS, das 8h às 16h. No entanto, para garantir que todos tenham acesso ao atendimento, a ação desta tarde estendeu o horário para o período noturno.

"O objetivo é fornecer abordagens sociais em ambientes públicos, desenvolvendo ações de aproximação para construir vínculos com os usuários. Realizamos escutas qualificadas para identificar situações de risco pessoal e social, e fazemos o encaminhamento necessário para o atendimento e acompanhamento na rede de proteção social," explicou Conceição Vaz, psicóloga da Secretaria de Programas Sociais.

Além disso, o projeto vem oferecendo suporte e acolhimento aos moradores de rua e dependentes químicos, reconhecendo suas necessidades e garantindo que todos recebam a assistência necessária depois do atendimento e assim, melhorar suas condições de vida.

José Xavier de 37 anos, vive pelas redondezas e foi uma das pessoas que receberam o auxílio e agradeceu a importância projeto. “Agradeço a todos vocês que vem conversar com a gente, que não nos olham de cara feia porque somos muito descriminados.  É difícil conseguir ajuda.  Valeu mesmo.”


Por Ana Carolina Gomes

Foto: João Barbosa

Prefeitura do Cabo abre inscrição para 28ª Corrida da Ladeira

 

Foi dada a largada para as inscrições da 28° edição da tradicional Corrida da Ladeira, no Cabo de Santo Agostinho. Serão 500 vagas disponíveis para atletas de ambos os sexos, a partir dos 16 anos completos até o dia do evento, incluindo pessoas com deficiência. O prazo para se inscrever vai até 11 de junho.

A corrida será realizada no dia 7 de julho e está inserida nas comemorações de aniversário da cidade. A concentração será em frente ao Palácio da Cultura, a partir das 7h, com largada às 8h.

As inscrições poderão ser realizadas de forma presencial, na sede da Secretaria da Juventude e Esportes (SEJES), que fica localizada na Rua Vinte e Sete, próximo à UPA da Cohab, das 9h às 15h. É necessário comparecer munido com RG, CPF e comprovante de residência.  Neste primeiro momento só estão abertas inscrições para atletas residentes no município.  Entretanto, caso não seja feito o preenchimento de todas as vagas, as inscrições serão abertas para atletas de cidades vizinhas.

Será aceita inscrição da pessoa com deficiência, desde que essa seja auditiva ou visual, estando assegurado o direito de competir junto com o cão-guia.

O critério para realizar a inscrição é a doação de uma lata de leite e 2 pacotes de absorventes.  A retirada do “kit prova” vai ocorrer nos períodos de 26/06 a 29/06 e 01/07 a 03/07, no horário de 9h ás 12h e 13h ás 15h30 no Assaí Atacadista, localizado na rodovia PE-60, no Cabo de Santo Agostinho.

Excepcionalmente no dia 29/06, os kits estarão sendo entregues no horário de 9h às 13h. Os atletas irão competir nas categorias: Campeão Geral Cabo; Campeão (45 a 54 anos); Campeão Master do Cabo (acima dos 55 anos) e Pessoa com Deficiência.


Por Fellipe Albuquerque

Foto: João Barbosa

quarta-feira, 5 de junho de 2024

Semana do Meio Ambiente no Cabo é marcada por palestras educativas

 

Com foco na conscientização ambiental das pessoas, a Secretaria de Meio Ambiente do Cabo de Santo Agostinho elaborou uma jornada ambiental nesta terça-feira (5), com várias palestras educativas de forma simultânea em instituições de ensino técnicas do município. A iniciativa faz parte da comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente e teve como tema:  Mudanças climáticas, cidades resilientes e plano de descarbonização de Pernambuco”.

Dentro da temática, a jornada sugere  uma

reflexão sobre a necessidade de preservar os recursos naturais, pois a interferência da ação humana na natureza, além de causar danos irreparáveis ao próprio homem, também provoca a escassez de bens necessários à sobrevivência do planeta.

“É uma oportunidade de termos momentos voltados para o meio ambiente. Temos uma cidade muito rica e com isso, possibilita o conhecimento da população ao mesmo tempo que reforça o zelo com o meio ambiente, àquilo que visa proteger e preservar a

natureza como um todo”, destacou o secretário de Meio Ambiente Harley Ananias.

No Cabo, o governo municipal tem promovido diversas ações e políticas públicas para garantir a proteção do meio ambiente,  preservando os mananciais hídricos, a fauna e a flora. As instituições de ensino participantes do evento foram: SENAI Cabo, Escola Técnica Estadual Luiz Alves Lacerda, Escola Técnica Estadual Epitácio Pessoa e Grau Técnico, ambas localizadas no Centro.


Por Gesla Ferreira

Fotos: João Barbosa

Trem do Forró 2024 chega ao Cabo de Santo Agostinho neste final de semana

 A primeira viagem da edição 2024 do tradicional Trem do Forró desembarca no Cabo de Santo Agostinho, no próximo sábado (08). Um dos festejos juninos mais esperados pelos forrozeiros, o passeio tem como ponto de partida o Antigo Pátio Ferroviário das Cinco Pontas, às 16h, no Recife, com destino ao Cabo. Durante o percurso os forrozeiros são animados por trios pé de serra e serviço de bar distribuídos nos 10 vagões. O evento é realizado pela Serrambi Turismo e conta com o apoio da Prefeitura do Cabo.

O Trem do Forró está em sua 32ª edição. Ao desembarcarem na Estação Central do Cabo, o público será recebido por quadrilha junina e levado ao Pátio de Lazer, ao lado da estação, onde poderão apreciar comidas típicas da gastronomia junina pernambucana e apresentações culturais locais.

Para participar da viagem de trem é preciso adquirir os ingressos, com valor único de R$ 190,00, que são vendidos on-line, através do site www.tremdoforro.com.br, ou presencialmente nos quiosques do Ticket Folia dos shoppings Riomar e Boa Vista. Nesta edição, ao comprar os passaportes os forrozeiros receberão um kit com camisa e pulseira.

TREM DO SERVIDOR - A edição do Trem do Forró do Servidor acontecerá no próximo domingo (09). Os ingressos estão custando R$ 100,00. Como nos anos anteriores, o valor do passaporte do forró poderá ser debitado na folha de pagamento dos servidores públicos municipais. Os kits com camisa e pulseira podem ser retirados até esta quinta-feira (06), na Vila Social, localizada na Rua Antônio José Veloso da Silveira, em frente à Escola Carmencita Ramos.

Confira a programação deste final de semana:

Sábado – 08/06:

Zabumba do Mestre Chimba;

Quadrilha Junina;

18h – Baixinho dos 8 baixos;

20h – João Sales;

22h – Tardeli sucesso.


Domingo – 09/06:

Zabumba do Mestre Chimba;

Quadrilha Junina;

18h – Xinelo rasgado;

20h – Ava Guimarães;

22h – Ricardo Lima.


Por Tayná Benigno

Foto: João Barbosa

Inscrições abertas para a 1ª Corrida de Santo Antônio no Cabo de Santo Agostinho

No dia 13 de junho vai acontecer, no Cabo de Santo Agostinho, a 1ª Corrida de Santo Antônio. O evento tem o apoio da Prefeitura e está inserido nas celebrações em homenagem ao santo padroeiro da cidade. A largada acontecerá em frente ao Palácio da Cultura, a partir das 7h, com término previsto para às 10h. A Secretaria Executiva de Cultura e a Menthor Corridas estão à frente dessa iniciativa que promete reunir atletas e devotos.

As inscrições estão sendo realizadas de forma online através do link https://www.menthorcorridas.com.br/event-details/1-corrida-de-santo-antonio e vão até o dia 09 de junho.

Haverá um limite de 100 pessoas de qualquer idade e, para se inscrever, é necessário preencher o formulário com os dados solicitados no site. O valor da inscrição é de R$ 45,00 e inclui uma camisa DRY, número de peito, hidratação e uma medalha de participação. A retirada do kit será feita no dia da corrida.

O percurso da corrida será de 5 km, seguindo por ruas do centro do município e vilas. Ao final da corrida haverá apresentação de atrações culturais da cidade para celebrar e divertir os participantes e o público presente.


Por Ana Carolina Gomes

Foto: Secom

Cabo de Santo Agostinho recebe veículos para patrulhas Maria da Penha e Escolar

 

O Cabo de Santo Agostinho recebeu quatro novas viaturas. Os veículos foram entregues ao prefeito Keko do Armazém, em Brasília, através do Ministério da Justiça e Segurança Pública, pelo PRONASCI (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania).

As novas viaturas atuarão na Patrulha Maria da Penha e na Patrulha Escolar do município. A aquisição desses veículos representa um importante investimento na infraestrutura de segurança, permitindo uma resposta mais rápida e eficaz às ocorrências.

Keko do Armazém destacou a importância desse reforço para a segurança local. "Essas novas viaturas vão proporcionar um incremento significativo na nossa capacidade de patrulhamento, ajudando a prevenir crimes e garantindo mais tranquilidade para a população, principalmente às mulheres e crianças do nosso município ", afirmou o prefeito.


Por Akila Soares

Foto: Léo Domingos

terça-feira, 4 de junho de 2024

Prefeitura do Cabo investiu mais de R$ 520 mil em incentivo ao esporte

 

De 2021 até agora, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho investiu R$ 523 mil em incentivos à atletas, por meio de ajuda de custo nas competições nacionais e internacionais, e programas de fomento às atividades esportivas. Os dados são do balanço realizado pela Secretaria Executiva de Esporte e Lazer e representam 10 vezes mais do que os recursos empregados no período entre 2018 e 2020.


Hoje a cidade mantém o programa Cabo em Movimento com aulas de judô, funcional para adultos e crianças, step, yoga, ginásticas para idosos, ritbox, hidroginástica e alongamento nos bairros, praias e área rural. O Cabo em Movimento atende mais de 2 mil alunos e tem transformado a vida das pessoas.


“Com mais de R$ 500 mil reais destinados a essas iniciativas, a administração municipal está comprometida em fomentar a prática esportiva entre os cidadãos, promovendo a saúde, a integração social e o surgimento de novos talentos”, disse o secretário de Juventude e Esportes do Cabo, Adriano Batista de Andrade.


Os investimentos têm sido direcionados para a organização de diversos eventos e competições esportivas, abrangendo modalidades como futebol, vôlei, basquete e atletismo. Além disso, a gestão municipal vem destinando ajuda de custo aos atletas e paratletas cabenses nas modalidades de karatê, jiu-jítsu, judô, surf, futmesa, entre outras.


Os recursos também foram direcionados para melhoria de infraestrutura de campos de futebol, incentivo aos atletas amadores e futebol de várzea, qualificação, a exemplo do curso para treinador de futebol de várzea e a requalificação de academias públicas.


“Nossos investimentos não se limitam apenas à organização de eventos esportivos, mas também incluem melhorias em infraestrutura e programas de atividades físicas diversificados, como o Cabo em Movimento. Estamos comprometidos em fazer do Cabo de Santo Agostinho um lugar onde o esporte não apenas seja praticado, mas também seja valorizado como uma ferramenta para a saúde, integração social e desenvolvimento pessoal”, comentou o secretário da Juventude e Esportes.


Por Fellipe Albuquerque

Foto: João Barbosa

Secretaria da Mulher do Cabo desenvolve Circuito EJA Maria da Penha nas escolas municipais

 

A Secretaria Executiva da Mulher do Cabo de Santo Agostinho está realizando o programa "Circuito EJA Maria da Penha", com um olhar diferenciado para o público da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A ação realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação leva em consideração as estatísticas, que apontam que as mulheres nessa modalidade de ensino são ou já foram vítimas de violência. Com o programa a Secretaria da Mulher busca alcançar as mulheres e também homens que podem ter
sido ou ainda são autores de violência contra a mulher.


O “Circuito EJA Maria da Penha” tem como principal objetivo debater com público adulto a Lei Maria da Penha, incluindo proteção, denúncia e detalhamento das medidas protetivas. Além disso, são apresentados os serviços prestados pela Secretaria como atendimento multidisciplinar, apoio jurídico na delegacia e acionamento de serviços de abrigamento para mulheres em risco de morte.


O programa já passou pelas escolas Manoel David e José Clarindo, ambas em Ponte dos Carvalhos, Eronildes Soares, em Pontezinha, e Antônio Benedito, em Garapu. Em cada instituição o programa aborda a importância das medidas protetivas e esclarece que elas vão além do simples afastamento do agressor, oferecendo um suporte abrangente para as vítimas.


Os casos de feminicídio no Cabo de Santo

Agostinho têm mostrado uma redução significativa. Segundo dados da Secretaria de Defesa Social (SDS) de Pernambuco, em 2021 foram registrados quatro casos de feminicídio. Esse número caiu para 2 casos, em 2022 e se manteve em 2023, representando uma redução de 50%.


Ainda de acordo com a SDS estadual, somente no ano de 2023 Pernambuco registrou 78 feminicídios, 51.780 casos de violência doméstica e 2.403 casos de crimes sexuais. Os números são alarmantes e demonstram a urgência em agir e exigir mudanças efetivas na sociedade. É a partir dessa realidade que a Secretaria Executiva da Mulher vem promovendo diversas ações para combater à violência contra a mulher.


SITUAÇÃO -Durante o ano de 2023, no Cabo de Santo Agostinho, 8 mulheres em situação de risco iminente de morte receberam proteção e abrigamento. Foram realizados 6.354 atendimentos pela equipe da Secretaria da Mulher, 758 medidas protetivas de urgência, 7.263 pessoas foram alcançadas nas ações preventivas e educativas, 1.397 encaminhamentos à rede de proteção e enfrentamento à violência e 594 atendimentos remotos via ligação ou WhatsApp realizados, por meio do Programa “Justiceiras”, canal criado para orientação, denúncia e acolhimento às mulheres.


Veja, abaixo, as próximas palestras do “Circuito EJA Maria da Penha”:


11/06, às 19h: Escola Profª Maria Thamar Leite da Fonseca, em Gaibu;

18/06, às 19h: Escola Padre Antônio Melo Costa, na Charneca;

19/06, às 19h: Escola Profº Ariosto Nunes Martins, no Centro;

20/06, às 19h: Escola Profº Jason Brandão da Silva, na Cohab.


Por Tayná Benigno

Fotos: João Barbosa

Equipes do Samu Cabo e salvamento aquático participam de treinamento

 

As equipes do Samu e de salvamento aquático da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho participaram na última quarta-feira (29), de um treinamento em primeiros socorros e afogamento. O objetivo foi de atualizar o conhecimento dos profissionais sobre os protocolos de suporte básico e práticas de resgaste. A capacitação aconteceu na base do Samu, em Itapuama.


Durante a manhã, a equipe de salva-vidas

conduziu uma sessão teórica, abordando o reconhecimento de vítimas de afogamento e orientando sobre a prestação de assistência eficaz. No período da tarde os profissionais participaram de uma sessão prática na orla, aplicando as técnicas aprendidas em situações simuladas.


Ao final da capacitação, todos os participantes receberam um certificado validando a importância do evento para a melhoria

contínua do atendimento de emergência na região.


Por Fellipe Albuquerque

Fotos: João Barbosa