Produtores de milho do Cabo de Santo Agostinho comemoram a boa safra deste ano. De acordo com a Secretaria Executiva de Agricultura, a colheita atingiu as 1.800 toneladas de milho. Essa produção local é que abastece os mercados públicos da cidade, favorecendo o ciclo econômico neste período junino com a tradicional “Feira do Milho”. O comércio ocupa o pátio do mercadão e acontece no período de 21 a 24 de junho, no Mercadão, centro do Cabo. Mas é no dia 23 em que as vendas atingem o melhor momento para os produtores.
“A Feira do Milho é um evento importante para nossos produtores rurais, não só porque as vendas geram um aumento de renda, mas também pela valorização do trabalho realizado por cerca de dois mil agricultores em mais de 50 engenhos do município”, enfatiza o secretário de Agricultura, Adailton Melo.
O secretário diz que em 2024 houve crescimento na área plantada em relação ao ano passado. “Distribuímos sementes de excelente qualidade e a condição climática, fatores que favoreceram o desenvolvimento das plantas”, complementou Adailton Melo.
Na Feira do Milho, a comercialização é feita tanto na parte interna do mercado público como também no pátio externo. Este ano a Prefeitura distribuiu três toneladas de semente de milho no mês de março para os produtores.
De acordo com o secretário de Agricultura Adailton Melo, essas ações demonstram o compromisso da gestão municipal em apoiar e valorizar a produção agrícola do município, promovendo a sustentabilidade e o crescimento econômico. “Com iniciativas como essa, a comunidade rural do Cabo só cresce, se fortalece e prospera a cada ano”, comentou.
Para a agricultora Lindalva Maria Ferreira Abdias, 53 anos, o mês de junho é de lucro e o milho é o que não para de sair. “Graças primeiramente a Deus e segundo a Prefeitura do Cabo, pois hoje só estou vendendo por eu ter cultivado as sementes que foram distribuídas”, disse.
Texto: Gesla Ferreira
Foto: João Barbosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário