Na tarde desta quarta-feira (05), a Secretaria de Programas Sociais realizou uma importante ação de ajuda para moradores de rua e dependentes químicos no centro do município.
A equipe percorreu a área desde a Secretaria de Programas Sociais até a Praça da Estação, realizando intervenções individuais para identificar os usuários já atendidos pelos serviços e aqueles que ainda não recebem assistência, encaminhando-os para os serviços necessários.
Essas abordagens normalmente ocorrem durante o horário de funcionamento do CREAS, das 8h às 16h. No entanto, para garantir que todos tenham acesso ao atendimento, a ação desta tarde estendeu o horário para o período noturno.
"O objetivo é fornecer abordagens sociais em ambientes públicos, desenvolvendo ações de aproximação para construir vínculos com os usuários. Realizamos escutas qualificadas para identificar situações de risco pessoal e social, e fazemos o encaminhamento necessário para o atendimento e acompanhamento na rede de proteção social," explicou Conceição Vaz, psicóloga da Secretaria de Programas Sociais.
Além disso, o projeto vem oferecendo suporte e acolhimento aos moradores de rua e dependentes químicos, reconhecendo suas necessidades e garantindo que todos recebam a assistência necessária depois do atendimento e assim, melhorar suas condições de vida.
José Xavier de 37 anos, vive pelas redondezas e foi uma das pessoas que receberam o auxílio e agradeceu a importância projeto. “Agradeço a todos vocês que vem conversar com a gente, que não nos olham de cara feia porque somos muito descriminados. É difícil conseguir ajuda. Valeu mesmo.”
Por Ana Carolina Gomes
Foto: João Barbosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário