quinta-feira, 27 de julho de 2017
Cartão do Sus é a ‘identidade’ do cidadão no sistema público de saúde
Todo cidadão, desde os recém-nascidos, ou mesmo os que são usuários de plano particular, devem ter o cartão do Sus. O documento funciona como uma ‘identidade’ da Saúde e reúne o histórico dos atendimentos nas unidades públicas. Por essa razão é importante fazer o cadastro ou atualizar dos dados existentes.
No Cabo de Santo Agostinho funciona uma central para emissão do Cartão Sus, no Posto Médico Manuel Gomes, no centro. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 15h. O coordenador do Posto Manuel Gomes, Pedro Barbosa, lembra que é necessário apresentar o CPF, comprovante de residência e CEP válido. O documento é feito na hora.
Quem possui o antigo cartão do Sus é bom comparecer a unidade de saúde para emitir o novo. É que com a modernização do sistema pelo Ministério da Saúde, a numeração foi modificada e criado um cadastro único que elimina os casos de duplicidade do documento. “Em função dessas questões é interessante que o morador do Cabo de Santo Agostinho verifique se seus dados permanecem válidos”, esclarece Pedro Barbosa.
Há casos em que os cartões mais antigos podem aparecer como inválidos no sistema. “Isto acontece, na maioria dos casos, por falta de alguma informação. Como exemplo, um endereço incompleto,” cita Barbosa.
De acordo com o coordenador da Secretaria de Saúde, Daniel Rodrigues, as demais unidades de saúde do município também podem realizar o cadastro, no caso de marcação de consultas para pessoas sem o cartão. As unidades geram a numeração, mas não emitem o cartão. Para imprimir o documento, o cidadão deve procurar o Posto Médico Manuel Gomes.
Texto: Secom/Cabo
Foto: Leo Domingos
Processo seletivo para salva-vidas e agentes de vigilância abre inscrições em Ipojuca
São 72 vagas disponíveis. As inscrições podem ser feitas até o dia 11 de agosto.
A data limite para as inscrições do Processo Seletivo de novos profissionais para atuar no Serviço de Salvamento Marítimo (Salvamar) e no Serviço de Vigilância Patrimonial Rural em Ipojuca vai até o dia 11 de agosto. O prazo foi divulgado pela Prefeitura do município e ao todo são 72 vagas disponíveis. Dessas, 60 são para salva-vidas, e 12 são para agentes de vigilância. Os contratos são temporários.
As inscrições começam no dia 31 de julho e devem ser feitas aqui pelo site. A carga horária é de 40 horas semanais e os interessados podem comparecer na Secretaria Municipal de Defesa Social, localizada na Rua João Pessoa, nº 20, de 8h às 16h. Mais informações podem ser adquiridas pelo edital do processo seletivo.
Formulário de inscrição
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfJ3mXNFFKSoa46rNB7LrB-fn9enNDMucWsBHDIcgqnYiYhcg/viewform
Edital do processo seletivo
http://servicos.ipojuca.pe.gov.br/smds/Edital_Selecao_Simplificada_SMDS.pdf
Anexos
http://servicos.ipojuca.pe.gov.br/smds/Anexos_Selecao_Simplificada_SMDS.doc
Por: Ramos Júnior
Foto: Wilderson Pimentel / SECOM
segunda-feira, 24 de julho de 2017
Cabo vai realizar 11ª Conferência Municipal de Assistência Social
O encontro tem o intuito de avaliar a situação atual da assistência social no município e propor novas diretrizes para o seu aperfeiçoamento, em especial, os avanços na efetivação e consolidação do Sistema Único da Assistência Social (SUAS).”Estamos trabalhando junto com Conselho da Assistência para garantir um evento de qualidade”, disse a secretária de Programas Sociais, Edna Gomes. “É importantíssima a participação da sociedade civil na Conferência para que a política da Assistência possa, cada vez mais, avançar no nosso município”, completou ela.
Programação Conferência da Assistência:
(31/07) – Segunda-feira
8h – credenciamento
9h – Formação da mesa de abertura
10h às 19h – Palestras, debates e votação
Texto: Amanda Falcão – Secom/Cabo
Cabo de Santo Agostinho vai sediar a I Semana Jurídica
O Cabo de Santo Agostinho vai sediar a I Semana Jurídica, de 7 a 11 de agosto. O encontro em comemoração ao Dia do Advogado (11/08), reunirá personalidades do cenário jurídico estadual, para debater temas como improbidade administrativa, gestão orçamentária, gestão de controladoria na administração pública, entre outros.
O evento é gratuito e direcionado ao público que atua no setor: advogados, professores do curso de Direito, operadores jurídicos e demais áreas. O período de inscrições vai da próxima segunda-feira (24/07) até 2 de agosto, pelo endereço de e-mail smaj.pmcsa@gmail.com. No e-mail da inscrição deverão constar o nome completo, CPF, data de nascimento, e-mail, telefone para contato e empresa/instituição de ensino. Estudantes do Curso de Direito também pode se inscrever. Somente receberá certificado quem comparecer a, no mínimo, 75% das palestras. A organização do evento é da Secretaria de Assuntos Jurídicos e Procuradoria Geral do município. A I Semana Jurídica será realizada no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM 1), no bairro da Torrinha.
“A I Semana Jurídica tem por objetivo fomentar o debate acerca de temas relevantes para a comunidade jurídica, bem como os efeitos no âmbito da administração pública”, destacou o secretário de Assuntos Jurídicos do Cabo, Osvir Thomaz Guimarães.
Os certificados serão concedidos, via internet, por meio do endereço eletrônico previamente cadastrado. A programação completa estará disponível no facebook e site da Prefeitura do Cabo www.cabo.pe.gov.br a partir da próxima semana.
PALESTRANTES – O evento contará com a participação de vários palestrantes da classe jurídica, dentre eles o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco, Leopoldo de Arruda Raposo; Procurador de Contas do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, Ricardo Alexandre; Promotora de Justiça do Ministério Público, Alice de Oliveira Morais; Procurador do Estado de Pernambuco (licenciado), Leonardo Carneiro da Cunha; Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, Dirceu Rodolfo de Melo Júnior; Juiz Federal da Justiça Federal de Pernambuco, Francisco Alves dos Santos Júnior e o Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil / Seccional Pernambuco, Ronnie Preus Duarte.
Texto: Ana Cristina Lima – Secom/Cabo
sexta-feira, 21 de julho de 2017
Lula Cabral recebe grupo de estudantes premiados
O prefeito Lula Cabral recebeu, na manhã desta quarta-feira (19/07), dez estudantes de escolas públicas municipais, representantes do grupo de vencedores em concursos e olimpíadas do conhecimento. O Cabo de Santo Agostinho tem se destacado na participação de competições nacional e internacional. Nos últimos anos, conquistou 64 medalhas em Olimpíadas de Robótica, Física e Matemática.
“Fomos o primeiro município do Estado a adotar o ensino de robótica nas escolas públicas. Na época, disseram que o investimento era jogar dinheiro fora”, lembrou o prefeito. “Hoje vejo que a nossa iniciativa foi um dos caminhos para o desenvolvimento de jovens como vocês. Todos estão de parabéns”, disse Lula Cabral.
A equipe que esteve em visita ao prefeito são de alunos e ex-alunos das Escola Marivaldo Burégio de Lima e Professor Antônio Benedito da Rocha. A secretária de Educação, Sueli Nunes, falou da conquista recente da Escola Marivaldo Burégio, classificada para ser uma das sedes das próximas Olimpíadas de Física das Escolas Públicas, no Estado. “Isso demonstra o esforço e desempenho da equipe de professores e gestores. E que possamos, este ano, conquistar mais medalhas com a participação de nossos alunos”, enfatizou.
O prefeito Lula Cabral também pediu a contribuição dos alunos para a melhoria da qualidade do ensino. “O nosso desejo é construir uma escola que atenda à necessidade dos alunos. Por isso, peço a vocês que façam sugestões, coloquem no papel aquilo que desejariam ter nas suas escolas”, destacou o prefeito.
Texto: Ana Cristina Lima – Secom/Cabo
Foto: Léo Domingos
terça-feira, 18 de julho de 2017
Aluno da Marivaldo Burégio é premiado na Olimpíada Nacional de Física das Escolas Públicas
O estudante Wanderson Henrique Cândido da Silva recebeu nesta segunda-feira (17/07), o prêmio nacional conquistado na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP). Wanderson é aluno da Escola Marivaldo Burégio de Lima, no centro do Cabo de Santo Agostinho, única escola municipal a conquistar a premiação. E estudante recebeu medalha de bronze na competição realizada em 2016. A entrega da premiação foi na Escola Politécnica de Pernambuco. Outros 66 estudantes do Colégio da Polícia Militar, Colégio de Aplicação da UFPE e da UPE, e Colégio Militar também foram premiados.
Wanderson Cândido, de 14 anos, também foi prata na Olimpíada Brasileira de Robótica, no ano passado. Junto com a colega de escola, Maria Eduarda Batista (prata), competiu com outros 112 mil estudantes de escolas públicas e particulares do Brasil
SEDE – Outra boa notícia é que o Cabo de Santo Agostinho integrará o grupo de municípios classificados para sediar sub-coordenações da Olimpíada Nacional de Física. Os critérios avaliados pelo comitê organizador do concurso levou em consideração o destaque Cabo nas competições. Três escolas foram premiadas pela comissão da OBFEP, entre elas, a Marivaldo Burégio, com o recebimento de uma placa em homenagem ao desempenho de seus alunos na competição.
A escola municipal participa há 4 anos de competições em olimpíadas do conhecimento. Nesse período já conquistou 64 premiações nacionais e internacionais de Matemática, Física e Robótica. De acordo com o professor de Matemática e orientador, Marcus Vinícius da Silva, as conquistas são fruto de um trabalho de estímulo, valorização dos alunos e comprometimento de uma equipe de professores . Antes do interesse dos jovens estudantes pela ciência e tecnologia, a escola Marivaldo Burégio tinha como destaque um ambiente de drogas e marginalidade. Situação que foi revertida pelos gestores e em particular, o professor Marcus Vinícius, idealizador do projeto de inseriu a escola no cenário das competições estudantis “Somos um exemplo de que vale a pena acreditar e investir nesses jovens. Hoje somos referência de um trabalho que está só começando”, destacou o professor.
“O trabalho que a Marivaldo Burégio vem realizando ao longo do tempo é resultado de toda equipe”, destacou a secretária de Educação, Sueli Nunes. “O nosso objetivo é estimular a participação de mais alunos da rede pública em competições como esta”, destacou. O município está ampliando o incentivo à participação de outras unidades de ensino em Olimpíadas do Conhecimento, tomando como base a experiência desenvolvida na Escola Marivaldo Burégio.
Texto: Ana Cristina – Secom/Cabo
Foto: Léo Domingos
Cabo receberá a Caravana da Biometria nesta sexta-feira
O Cabo de Santo Agostinho vai receber a Caravana da Biometria nesta sexta-feira (21/07). A atividade será acompanhada pelo presidente da comissão de Biometria do Tribunal Regional Eleitoral, Eduardo Lucas. A Caravana é uma forma de incentivar os eleitores a realizar o recadastramento biométrico. O Cabo tem 162.214 pessoas inscritas. Desses, 35.967 já fizeram a revisão, o que corresponde a apenas 22,24%.
De acordo com o TRE, para o mês de julho estão sendo disponibilizados 4 mil vagas para o agendamento. A marcação é feita pelo site do Tribunal Regional Eleitoral, no link http://www.tre-pe/eleitor/solicitar-agendamento.
O recadastramento biométrico está sendo realizado em 38 municípios pernambucanos, entre eles, o Cabo de Santo Agostinho. A biometria é obrigatória, pois sem ela, o eleitor terá o título cancelado e será impedido de votar nas próximas eleições. Pode também sofrer restrições no CPF, perder benefícios de programas sociais e não poderá obter passaporte, nem realizar matrícula em instituições públicas de ensino.
O chefe da 121ª seção eleitoral do Cabo, Erivaldo Marcelino, explica que a atualização cadastral é necessária para todos os eleitores. “Mesmo quem tem mais de 70 anos e possui título, deve se recadastrar”, avisa.
Os locais de atendimento biométrico no Cabo são: Cartório eleitoral da cidade, às margens da BR-101, e o no Centro Administrativo Municipal (CAM 1), das 7h15 às 16h.
Texto: Ana Cristina Lima – Secom/Cabo
Foto: Léo Domingos
Sociedade dos Bacamarteiros do Cabo é eleita Patrimônio Vivo do Estado
A Sociedade dos Bacamarteiros do Cabo (Sobac) foi eleita Patrimônio Vivo do Estado. O pleito foi realizado na última quinta-feira (13/07), na sede do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural (CEPPC), em Recife.
Existem várias etapas para a eleição. Após o período de inscrição, os candidatos passam pela fase de análise documental, gerida pela Unidade de Patrimônio Imaterial da Fundarpe e os nomes seguem para a Comissão de Análise. Esta analisa se as candidaturas estão de acordo com a Lei 12.196/2002 (Registro do Patrimônio Vivo do Estado de Pernambuco), como relevância cultural e transmissão de saberes e foram defendidas, este ano, no Centro de Artesanato de Pernambuco (Cape), em audiência pública realizada pelo CEPPC.
Ivan Marinho, presidente da Sobac e primeiro presidente da Federação dos Bacamarteiros de Pernambuco (Febape), comenta que o prêmio é o reconhecimento do trabalho que começou há 51 anos, com Zé da Banha. Desde 2000, Ivan dá continuidade à atividade. “Hoje temos oficina de xaxado, de pífano, tiro de bacamarte, museu de bacamarte, mas tudo isso é graças aos antepassados que construíram uma base sólida”, pontuou.
A titulação será entregue no próximo dia 17 de agosto (Dia Nacional do Patrimônio Histórico), durante a 10ª Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco. A cerimônia acontecerá no Teatro de Santa Isabel (Recife) e marcará também a entrega do 2º Prêmio Ayrton de Almeida Carvalho.
SOBAC – Com mais de cinquenta anos de existência, a Sociedade dos Bacamarteiros do Cabo é a primeira sociedade dos bacamarteiros operários, fundada por Zé da Banha. Nela foi criado o primeiro regimento interno, estatuto e pessoa jurídica. Zé criou também os bacamartes de aço, grupo de primeiros socorros, escolinha para filhos dos bacamarteiros e o primeiro batalhão feminino de bacamarte. Atualmente, a Sobac está situada na R. Vig. João Batista, no Centro e conta com 32 bacamarteiros.
Texto: Ákila Soares – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa
terça-feira, 11 de julho de 2017
Projeto de educação ambiental é realizado com alunos da Rede Municipal do Cabo
Alunos da Escola Municipal Professor Antônio Benedito da Rocha (escola modelo), participaram na manhã dessa terça-feira (11/07), no auditório Luiz Alves Lacerda, em Garapu, do encerramento das atividades do projeto de educação ambiental. O evento foi realizado em parceria com a Prefeitura do Cabo e a empresa Arlanxeo Perfomance Elastomers (Lanxess).
Músicas e filmes foram algumas das apresentações dos alunos do 8° e 9° ano do ensino fundamental. Representantes da Lanxess apresentaram um documentário com projetos realizados ao longo dos anos no Brasil. No palco, estavam expostas pinturas de árvores predominantes na Mata Atlântica do município, como os ipês roxo e amarelo. Wellighton Pereira, de 14 anos, é aluno do 9º ano da instituição e comentou sobre a atividade. Segundo ele, é muito importante que haja esse tipo de despertamento para a preservação da natureza.
O professor Anderson Ramalho, idealizador do projeto “A cor da mata. Um despertar para sustentabilidade”, destacou que tudo começou em 2012, através do Concurso Ciclo Verde, da Lanxess. “Ganhei o concurso e iniciei na Escola Municipal Dr. Humberto Soares, no Engenho Pau Santo. Fizemos palestras sobre reflorestamento com atividades ambientais, pedagógicas com o apoio do S.O.S Mata Atlântica e caminhadas ecológicas na Reserva Gurjaú, localizada em Gurjaú, área rural do Cabo”. O projeto foi transferido em 2016 para os alunos da escola-modelo, em Garapu.
Anderson também discutiu com os alunos sobre as chuvas que assolaram o município neste ano. “Trabalhamos a importância da Mata Atlântica para o abastecimento e preservação de inundações. Temos como prioridade combater o impacto ambiental dos últimos anos na cidade”, pontuou.
Outro projeto apresentado foi o “Onda Limpa”, que existe há nove anos no Cabo. Ele também foi vencedor do Ciclo Verde, em 2015. Estevão Santos, representante do projeto, explicou que o trabalho deles abrange as praias de Itapuama, Xaréu e Paiva. “Nós investimos em caminhadas ecológicas e eventos ambientais ao longo do ano. Temos tambores e bicicletas para coleta seletiva. Hoje, é o encerramento das atividades, mas já estamos pleiteando um novo edital para 2017-2018 e dar prosseguimento aos trabalhos. Queremos expandir a iniciativa para as nove praias da cidade”. O Onda Limpa conta, atualmente, com 150 colaboradores.
Após as apresentações e palestras, os docentes realizaram plantação de sementes. Em dezembro, eles trarão para a escola as mudas das árvores e plantarão no local e nos arredores.
CONCURSO – A Lanxess realiza anualmente o Concurso Ciclo Verde, que tem como objetivo desenvolver o compromisso socioambiental nos lugares onde atua. Desde 2010, o Concurso já beneficiou mais de 6 mil pessoas e contribuiu com a implantação de 44 projetos socioambientais em sete cidades.
Texto: Ákila Soares – Secom/Cabo
Foto: Léo Domingos
Músicas e filmes foram algumas das apresentações dos alunos do 8° e 9° ano do ensino fundamental. Representantes da Lanxess apresentaram um documentário com projetos realizados ao longo dos anos no Brasil. No palco, estavam expostas pinturas de árvores predominantes na Mata Atlântica do município, como os ipês roxo e amarelo. Wellighton Pereira, de 14 anos, é aluno do 9º ano da instituição e comentou sobre a atividade. Segundo ele, é muito importante que haja esse tipo de despertamento para a preservação da natureza.
O professor Anderson Ramalho, idealizador do projeto “A cor da mata. Um despertar para sustentabilidade”, destacou que tudo começou em 2012, através do Concurso Ciclo Verde, da Lanxess. “Ganhei o concurso e iniciei na Escola Municipal Dr. Humberto Soares, no Engenho Pau Santo. Fizemos palestras sobre reflorestamento com atividades ambientais, pedagógicas com o apoio do S.O.S Mata Atlântica e caminhadas ecológicas na Reserva Gurjaú, localizada em Gurjaú, área rural do Cabo”. O projeto foi transferido em 2016 para os alunos da escola-modelo, em Garapu.
Anderson também discutiu com os alunos sobre as chuvas que assolaram o município neste ano. “Trabalhamos a importância da Mata Atlântica para o abastecimento e preservação de inundações. Temos como prioridade combater o impacto ambiental dos últimos anos na cidade”, pontuou.
Outro projeto apresentado foi o “Onda Limpa”, que existe há nove anos no Cabo. Ele também foi vencedor do Ciclo Verde, em 2015. Estevão Santos, representante do projeto, explicou que o trabalho deles abrange as praias de Itapuama, Xaréu e Paiva. “Nós investimos em caminhadas ecológicas e eventos ambientais ao longo do ano. Temos tambores e bicicletas para coleta seletiva. Hoje, é o encerramento das atividades, mas já estamos pleiteando um novo edital para 2017-2018 e dar prosseguimento aos trabalhos. Queremos expandir a iniciativa para as nove praias da cidade”. O Onda Limpa conta, atualmente, com 150 colaboradores.
Após as apresentações e palestras, os docentes realizaram plantação de sementes. Em dezembro, eles trarão para a escola as mudas das árvores e plantarão no local e nos arredores.
CONCURSO – A Lanxess realiza anualmente o Concurso Ciclo Verde, que tem como objetivo desenvolver o compromisso socioambiental nos lugares onde atua. Desde 2010, o Concurso já beneficiou mais de 6 mil pessoas e contribuiu com a implantação de 44 projetos socioambientais em sete cidades.
Texto: Ákila Soares – Secom/Cabo
Foto: Léo Domingos
Governador Paulo Câmara anuncia investimentos para o Cabo de Santo Agostinho
O governador Paulo Câmara instalou a sede do executivo estadual no Cabo de Santo Agostinho, nesta segunda-feira (10/07). O ato foi em homenagem aos 140 anos de emancipação política do município. Na ocasião, Paulo Câmara anunciou investimentos de R$ 57 milhões nas áreas de segurança, saúde, infraestrutura, esportes e urbanismo.
Junto com o prefeito Lula Cabral, o governador assinou a ordem de serviço para a implantação da PE-33, que completará 8,6 km de extensão. Esta obra custará R$ 32,7 milhões. No campo da segurança pública, o Cabo ganhará a sede para o 18º Batalhão da Polícia Militar. O BPM será construído em Garapu. O terreno de 3,9 mil m² foi doado pelo grupo Santo Inácio Empreendimentos, dono do Hotel Intercity Suape. A obra, que não teve definido o valor de investimento, já conta com R$ 1 milhão garantido por emendas parlamentares do deputado estadual Everaldo Cabral e de Lula Cabral ( quando de seu mandado de deputado).
Também foi lançado o edital de licitação para construção de uma ponte que dará acesso ao Distrito Industrial, além da liberação de doação de terreno para a construção de uma UPAE no município, entre outras iniciativas.
” São mais de R$ 50 milhões para diversas áreas que buscam, justamente, melhorar a qualidade de vida do povo. Temos a construção de uma nova estrada, também vamos construir uma ponte. Em breve, teremos uma UPAE para atender a população do Cabo, entre outras ações que vão fortalecer os serviços públicos oferecido”, assegurou Paulo Câmara.
O prefeito Lula Cabral falou da importância das obras anunciadas pelo Governo do Estado. “O nosso município estava precisando desses investimentos. Todo o conjunto anunciado vai atender várias áreas, o que nos deixa muito felizes, nesta data tão importante. O governador vem aqui, hoje, nos trazer esses presentes e nós só temos a agradecer em nome do povo cabense”, declarou o prefeito.
AÇÕES – A PE-33 tem prazo de conclusão de 18 meses e vai beneficiar cerca de 267,4 mil habitantes do Cabo de Santo Agostinho e Escada. O trecho inicial da obra, com 2 km de extensão, compreende o trecho entre a PE-060 e o Campus do IFPE do Cabo. Para a execução deste trecho, será necessário o investimento de R$ 10 milhões, sendo 7,5 milhões para obra e supervisão e R$ 2,5 milhões para desapropriações. O prazo estimado para a execução desta etapa inicial é de 120 dias.
Para facilitar o acesso ao Distrito Industrial do município, a construção da nova ponte sobre o rio Pirapama contemplará uma estrutura de concreto armado com 40 m de extensão e duas faixas de rolamento, permitindo o acesso de veículos de pequeno, médio e grande porte, além do trânsito de pessoas. No local, está prevista ainda uma área para recepção de adutora de água a ser executada pela Compesa. O projeto tem preço máximo de R$ 2,2 milhões, com prazo de execução de seis meses, contados a partir da expedição da Ordem de Serviço – prevista para a segunda quinzena deste mês de julho. Serão gerados cerca de 40 empregos diretos na fase de obras.
A via dará acesso à quadra F do Distrito Industrial, composto por dezessete lotes, dos quais nove estão ocupados com empreendimentos econômicos em plena atividade. O novo equipamento substituirá uma outra ponte com mais de 40 anos de construída e que apresenta sinais de grande desgaste em sua estrutura, podendo entrar em colapso a qualquer momento. A intervenção economizará 5 km no trajeto ao local beneficiado.
Para ampliar a oferta de atendimento médico no município, o Governo fará uma Upa Especializada (UPAE), no bairro de Ponte dos Carvalhos. o terreno foi cedido pela Prefeitura e contempla uma área de 4 mil m². O investimento previsto é de, aproximadamente, R$ 13 milhões. A UPAE do Cabo contará com ambulatório de especialidades médicas e um moderno centro de exames e diagnóstico e beneficiará uma população de 70 mil habitantes em Ponte dos Carvalhos e bairros do entorno.
Foi assinado o protocolo de intenções para a instalação da Academia de Pernambuco, no bairro de Garapu. A criação do espaço de atividades físicas custará R$ 167 mil. O governo estadual também irá urbanizar o loteamento Ilha.
O governador Paulo Câmara encerrou sua agenda no Cabo de Santo Agostinho com a inauguração do Hotel Intercity, localizado no Shopping Costa Dourada.
Participaram do evento o presidente da Assembleia Legislativa em exercício, Clayton Collins, o presidente do Complexo Industrial de Suape, Marcos Baptista, presidente da Câmara dos Vereadores do Cabo, Anderson Bocão e demais vereadores, secretários municipais,estaduais e convidados.
Faltam 15 dias para o desligamento do sinal analógico na Região Metropolitana do Recife
Quem não estiver preparado para receber o sinal digital até o dia 26 de julho ficará sem ver TV
No próximo dia 26 de julho, o sinal analógico de televisão será desligado em todas as cidades da região metropolitana do Recife. Após essa data, quem não estiver preparado vai ficar sem assistir os canais abertos de televisão. Para continuar assistindo à programação, a população precisa preparar a residência. Todos devem instalar uma antena para TV digital. Quem tem TV de tubo ou fabricada até 2010, também vai precisar instalar um conversor. As famílias inscritas em programas sociais do Governo Federal devem acessar o site sejadigital.com.br/kit e verificar se têm direito a um kit gratuito.
O processo de migração do sinal de TV irá passar por mais de 1300 municípios brasileiros até o final de 2018. Até hoje, as regiões de Brasília (10 cidades) e São Paulo (39 cidades) já tiveram o sinal analógico desligado e quase a totalidade dos domicílios continuaram a assistir TV após o desligamento. Recentemente, Goiânia e outras 29 cidades também passaram pela mudança. A região metropolitana do Recife será a primeira região do norte e nordeste do Brasil a contar com a programação da TV aberta totalmente digitalizada.
Sobre a Seja Digital
A Seja Digital (EAD - Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV) é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil. Criada por determinação da Anatel, tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits para TV digital para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal. Também tem como objetivos aferir a adoção do sinal de TV digital, remanejar os canais nas frequências e garantir a convivência sem interferência dos sinais da TV e 4G após o desligamento do sinal analógico. Esse processo teve início em abril de 2015 e, de acordo com cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mais de 1300 municípios terão o sinal analógico desligado até 2018.
No próximo dia 26 de julho, o sinal analógico de televisão será desligado em todas as cidades da região metropolitana do Recife. Após essa data, quem não estiver preparado vai ficar sem assistir os canais abertos de televisão. Para continuar assistindo à programação, a população precisa preparar a residência. Todos devem instalar uma antena para TV digital. Quem tem TV de tubo ou fabricada até 2010, também vai precisar instalar um conversor. As famílias inscritas em programas sociais do Governo Federal devem acessar o site sejadigital.com.br/kit e verificar se têm direito a um kit gratuito.
O processo de migração do sinal de TV irá passar por mais de 1300 municípios brasileiros até o final de 2018. Até hoje, as regiões de Brasília (10 cidades) e São Paulo (39 cidades) já tiveram o sinal analógico desligado e quase a totalidade dos domicílios continuaram a assistir TV após o desligamento. Recentemente, Goiânia e outras 29 cidades também passaram pela mudança. A região metropolitana do Recife será a primeira região do norte e nordeste do Brasil a contar com a programação da TV aberta totalmente digitalizada.
Sobre a Seja Digital
A Seja Digital (EAD - Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV) é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil. Criada por determinação da Anatel, tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits para TV digital para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal. Também tem como objetivos aferir a adoção do sinal de TV digital, remanejar os canais nas frequências e garantir a convivência sem interferência dos sinais da TV e 4G após o desligamento do sinal analógico. Esse processo teve início em abril de 2015 e, de acordo com cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mais de 1300 municípios terão o sinal analógico desligado até 2018.
segunda-feira, 10 de julho de 2017
140 anos do Cabo de Santo Agostinho é celebrado com bençãos divina e festa
Após o ato cívico de hasteamento das bandeiras, houve a largada da Corrida da Ladeira. Em seguida, a cidade recebeu as bênçãos do padre Osvaldo com a celebração da missa na Igreja Matriz de Santo Antônio.
Antes da missa, o grupo da Escola de Música José Ladislau Pimentel fez uma apresentação musical em homenagem ao Cabo de Santo Agostinho. Em sua fala, o padre Osvaldo ressaltou a alegria em celebrar uma missa de aniversário da cidade. “Que o prefeito Lula Cabral, com todo seu carisma, consiga realizar um governo satisfatório e fazer o melhor por esta população”, disse ele.
“Hoje só tenho a agradecer a Deus pelos 140 anos desta cidade. E aos cidadãos do Cabo, peço que nos auxilie nos desafios que ainda temos pela frente”, disse Lula Cabral.
O ponto alto das homenagens foram as ofertas ao altar da cópia da Lei que tornou o Cabo de Santo Agostinho uma cidade, em 9 de julho de 1877; a bandeira do município; a faixa e a chave da cidade. Um ato simbólico religioso.
CORTE DO BOLO – Em frente ao Palácio, a população já aguardava a chegada do prefeito Lula Cabral para o corte do bolo de aniversário. Um coro de centenas de vozes, cantando “parabéns”, à cidade. Ladeado de sua mãe, Edite Cabral, o prefeito Lula Cabral cortou o bolo e entregou-lhe a primeira fatia. Em seguida, houve a distribuição para os presentes.
Lula falou de sua responsabilidade em administrar a terceira cidade mais importante economicamente do Estado. “A nossa preocupação está com o social. O desejo de melhorar as condições de vida da população”, destacou. “Por esta razão, estamos trabalhando para realizar no Cabo obras de infraestrutura, como a Upa de Ponte dos Carvalhos, que será anunciada pelo Governo do Estado, uma estrada em Mercês, academia da Cidade em Garapu e tantas outras”, afirmou o prefeito.
Texto: Ana Cristina Lima – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa
Corrida da Ladeira agita as comemorações dos 140 anos do município
Centenas de atletas estiveram na manhã desse domingo (09/07), participando da 23ª Corrida da Ladeira. O evento, que marca as comemorações dos 140 anos do Cabo de Santo Agostinho, teve sua concentração na Praça Ministro André Cavalcanti, que fica em frente ao antigo prédio da Prefeitura. No local, também aconteceram as solenidades do aniversário da cidade.
Os atletas deixaram a indisposição de lado e, antes de percorrerem as principais vias do Centro do Cabo, exercitaram-se ao som de músicas eletrônicas com auxílio de uma personal trainner, animando até quem só foi para prestigiar o evento.
Dada a largada, começou a disputa. Apesar da chuva, nada fazia com que eles desistissem. Homens e mulheres disputando por uma vaga nos primeiros lugares. E assim, aconteceu.
Com um pouco mais de 18 minutos, Ubiratan José dos Santos, foi o primeiro colocado na categoria Campeão Geral. Ele já foi vencedor em outros campeonatos, representante do Brasil nos Jogos Pan-Americano, em Toronto (2015) e é o atual representante nas provas de longa distância do atletismo (5 mil e 10 mil metros). Mesmo assim, Bira, como é mais conhecido, não descartou as dificuldades enfrentadas durante o percurso na Corrida da Ladeira. “ Nos preparamos o ano inteiro para isso. É a primeira vez corro no Cabo e, graças a Deus, garantimos o primeiro lugar”, comentou com muito entusiasmo. O maratonista levou como premiação mil reais em espécie, além de troféu e medalha.
No feminino, quem garantiu a primeira vaga foi a maratonista Mirela Saturnino de Andrade. “Para mim, a Corrida da Ladeira foi um desafio. É muita ladeira. Para um atleta que corre maratona é outro patamar. Com certeza, foi uma vitória, além de ser um treinamento excelente para nós”. Mirela já possui outras premiações e no mês passado, foi vice-campeã da Maratona Internacional do Rio de Janeiro. Ela também levou para casa mil reais em dinheiro, além de troféu e medalha.
Confira os ganhadores da Corrida da Ladeira de acordo com as categorias:
Campeão Geral – Feminino
1° lugar – Mirela Saturnino dos Santos
2° lugar – Mary Emanuela
3° lugar – Ana Catarina Siqueira
Campeão Geral – Masculino
1° lugar – Ubiratan José dos Santos
2° lugar – Jair José
3° lugar – Ênio Kleiton de Lima
Campeão do Cabo – Feminino (de 40 a 54 anos)
1° lugar – Rosalva Maria
2° lugar – Vera Lúcia
3° lugar – Rogilene Gomes
Campeão do Cabo – Masculino (de 40 a 54 anos)
1° lugar – Daniel Batista
2° lugar – Josuel dos Anjos
3° lugar – Geovane José
Campeão Master Cabo – Feminino (igual ou superior a 55 anos)
1° lugar – Cleide Maria
2° lugar – Maria Cristina
3° lugar – Maria de Lourdes
Campeão Master Cabo – Masculino (igual ou superior a 55 anos)
1° lugar – Valdir Gaudêncio
2° lugar – José Gomes da Silva
3° lugar – Ademir Francisco
Texto: Ákila Soares – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa
Caminhada da Pessoa Idosa marca 140 anos da cidade
Mais de 200 idosos do Cabo de Santo Agostinho participaram neste domingo (09/07) da 10ª edição da Caminhada da Pessoa Idosa. O evento, que já virou tradição, integrou a programação festiva em comemoração ao aniversário de 140 anos do município. A atividade teve concentração na Praça do Jacaré (Centro) e foi encerrada na Praça Ministro André Cavalcanti. A ação, de iniciativa da Secretaria de Programas Sociais, recebeu também o apoio das Secretarias de Defesa Social e de Saúde.
Os grupos dos idosos do município chegaram cedo. Antes da caminhada eles desfrutaram de um café da manhã reforçado, oferecido na Praça do Jacaré. Em seguida, animados pelo Bloco Lírico “Com Você no Coração”, caminharam pelas principais ruas do Centro até a antiga sede da Prefeitura. No local, os grupos de idosos acompanharam o corte do bolo e a entrega das premiações da Corrida da Ladeira, festividades alusivas ao aniversário do Cabo.
“Essa foi mais uma linda caminhada, que este ano completa 10 anos. Esta atividade já se tornou tradicional no nosso município”, declarou a secretária de Programas Sociais, Edna Gomes. “A caminhada é apenas mais uma das atividades desenvolvidas pelo município que promovem o envelhecimento ativo e participativo com foco na qualidade de vida dos idosos da nossa cidade”, completou ela. .
A idosa Maria do Carmo de Oliveira, 65 anos, comentou que todo ano participa da Caminhada da Pessoa Idosa. “Esse ano a caminhada está maravilhosa, fomos bem recebidos e tudo está mais organizado. Estou adorando”, disse. “É muito bom poder comemorar o aniversário da cidade, caminhando neste clima de alegria e descontração”, acrescentou ela.
Texto: Amanda Falcão – Secom/Cabo
Fotos: Emmanoel Natal – SMPS
Os grupos dos idosos do município chegaram cedo. Antes da caminhada eles desfrutaram de um café da manhã reforçado, oferecido na Praça do Jacaré. Em seguida, animados pelo Bloco Lírico “Com Você no Coração”, caminharam pelas principais ruas do Centro até a antiga sede da Prefeitura. No local, os grupos de idosos acompanharam o corte do bolo e a entrega das premiações da Corrida da Ladeira, festividades alusivas ao aniversário do Cabo.
“Essa foi mais uma linda caminhada, que este ano completa 10 anos. Esta atividade já se tornou tradicional no nosso município”, declarou a secretária de Programas Sociais, Edna Gomes. “A caminhada é apenas mais uma das atividades desenvolvidas pelo município que promovem o envelhecimento ativo e participativo com foco na qualidade de vida dos idosos da nossa cidade”, completou ela. .
A idosa Maria do Carmo de Oliveira, 65 anos, comentou que todo ano participa da Caminhada da Pessoa Idosa. “Esse ano a caminhada está maravilhosa, fomos bem recebidos e tudo está mais organizado. Estou adorando”, disse. “É muito bom poder comemorar o aniversário da cidade, caminhando neste clima de alegria e descontração”, acrescentou ela.
Texto: Amanda Falcão – Secom/Cabo
Fotos: Emmanoel Natal – SMPS
sexta-feira, 7 de julho de 2017
Aniversário do Cabo terá a tradicional Corrida da Ladeira
Como parte das comemorações dos 140 anos do Cabo de Santo Agostinho, atletas de todo o Brasil estão se preparando para a tradicional Corrida da Ladeira. Em sua 23ª edição, o evento que comemora o aniversário da cidade, tem como objetivo despertar a prática desportiva no município.
As inscrições da Corrida já foram encerradas, mas cerca de setecentos atletas, entre profissionais e amadores, devem participar do evento, que começa às 8h da manhã com largada e chegada na Praça Ministro André Cavalcanti, situada em frente ao Palácio Conde da Boa Vista – Centro (antigo prédio da Prefeitura). As premiações vão de medalhas até dinheiro em espécie para os primeiros colocados. As camisas serão entregues a partir das 6h30, no local do evento. Os participantes devem levar 200 gr de leite em pó, que serão doados a instituições de caridade do município.
Texto: Ákila Soares – Secom/Cabo
Foto: João Barbosa (Arquivo)
As inscrições da Corrida já foram encerradas, mas cerca de setecentos atletas, entre profissionais e amadores, devem participar do evento, que começa às 8h da manhã com largada e chegada na Praça Ministro André Cavalcanti, situada em frente ao Palácio Conde da Boa Vista – Centro (antigo prédio da Prefeitura). As premiações vão de medalhas até dinheiro em espécie para os primeiros colocados. As camisas serão entregues a partir das 6h30, no local do evento. Os participantes devem levar 200 gr de leite em pó, que serão doados a instituições de caridade do município.
Texto: Ákila Soares – Secom/Cabo
Foto: João Barbosa (Arquivo)
Cabo divulga a programação de aniversário dos seus 140 anos
A programação tem início no sábado (8), às 19h, com um culto de ação de graças em comemoração ao aniversário da cidade, na Igreja Assembléia de Deus – na Cohab 1, promovida pela comunidade evangélica.
O domingo (9) começa com a alvorada festiva, às 5h. Às 8h o hasteamento das bandeiras do Brasil, Estado e do município, no Palácio Conde da Boa Vista, antiga sede do Governo Municipal.
Em seguida, cerca de mil atletas de vários Estados participarão da tradicional Corrida da Ladeira, partindo da antiga sede da Prefeitura, às 8h e percorrendo trechos da parte alta da cidade. Também às 8h está marcada a 10ª Edição da Caminhada dos Idosos, que contará com a presença dos integrantes dos 14 grupos de idosos do município.
Às 8h30 será celebrada uma missa solene em homenagem ao aniversário do Cabo com a presença do prefeito Lula Cabral, na Igreja Matriz de Santo Antônio. Às 10h, acontece o corte do bolo, no Palácio Conde da Boa Vista, com a participação da população.
DIA 10 – Ao invés de shows musicais, a Prefeitura do Cabo preferiu oferecer à população um dia de ações sociais. Mais de 40 serviços gratuitos estarão disponíveis na Praça Cívica 9 de Julho – às margens da PE 60 – das 8h às 16h na segunda-feira (10/07).
PROGRAMAÇÃO DIA 10/07 – Praça Cívica 9 de Julho:
SAÚDE – Mamografia, aferição de pressão, vacinação, distribuição de preservativos, ultrassonografia, higiene bucal, teste de glicose/colesterol, cardiologista, nutricionista, ginecologista, pediatra, dentista e oftalmologista.
SOCIAL – Emissão de RG e certidão de nascimento; oficina de pintura; espaço kids; livre acesso; orientações sobre Bolsa Família; Conselho Tutelar; violência contra a mulher, violência contra a criança e violência contra idoso; aposentadoria – INSS; CREAS e CRAS; Designer de sobrancelhas; corte de cabelo; manicure, pedicure e maquiagem.
Outros serviços também serão oferecidos, entre eles, estão: doação de livros; oficinas de pinturas, reciclagem e alimentação saudável; aeróbica ; atendimento do Procon e assistência jurídica; contação de histórias distribuição de mudas de árvores; abertura de MEI; acordo com Celpe e Compesa; consulta no SPC, além de apresentações musicais e espaço Kids.
Texto: Ana Cristina – Secom/Cabo
Cabo de Santo Agostinho será sede do Governo do Estado por um dia
Na próxima segunda-feira (10/07), o governador de Pernambuco, Paulo Câmara vai instalar a sede do governo estadual no Cabo de Santo Agostinho, por um dia. A mudança ocorrerá por ocasião das comemorações de aniversário da cidade, que completa 140 anos neste domingo (9). Em 2007, o município já foi sede do Governo com o então governador Eduardo Campos.
Lula Cabral e Paulo Câmara cumprirão uma agenda conjunta, que começa às 7h30 com uma entrevista na rádio Cabo FM. Às 9h, inauguram a Escola Técnica Estadual, às margens da BR-101, próxima ao antigo espaço Asa Branca. Na ocasião, será feito o anúncio da construção da sede do 18º Batalhão de Polícia Militar, em Garapu, e da construção de uma UPA especializada, em Ponte dos Carvalhos.
A agenda de compromissos deve incluir uma visita à Praça Cívica 9 de Julho, às margens da PE-60, a convite do prefeito Lula Cabral. No local serão realizadas mais de 40 ações em diversas áreas, entre elas: saúde, beleza, cultura, educação, dança, serviços jurídicos e emissão de identidade.
Às 12h30, Lula Cabral e Paulo Câmara participam da inauguração do Hotel Intercity Suape, próximo ao Shopping Costa Dourada e, depois almoçam no hotel com convidados.
Secom/Cabo
Lula Cabral e Paulo Câmara cumprirão uma agenda conjunta, que começa às 7h30 com uma entrevista na rádio Cabo FM. Às 9h, inauguram a Escola Técnica Estadual, às margens da BR-101, próxima ao antigo espaço Asa Branca. Na ocasião, será feito o anúncio da construção da sede do 18º Batalhão de Polícia Militar, em Garapu, e da construção de uma UPA especializada, em Ponte dos Carvalhos.
A agenda de compromissos deve incluir uma visita à Praça Cívica 9 de Julho, às margens da PE-60, a convite do prefeito Lula Cabral. No local serão realizadas mais de 40 ações em diversas áreas, entre elas: saúde, beleza, cultura, educação, dança, serviços jurídicos e emissão de identidade.
Às 12h30, Lula Cabral e Paulo Câmara participam da inauguração do Hotel Intercity Suape, próximo ao Shopping Costa Dourada e, depois almoçam no hotel com convidados.
Secom/Cabo
domingo, 2 de julho de 2017
Cabo realiza hoje o 5º Encontro Zé da Banha de Bacamarte
O Cabo de Santo Agostinho realiza hoje (02/07), o 5º Encontro Zé da Banha de Bacamarte, no centro da cidade.
O evento tem o apoio do Governo do Estado e da Prefeitura do Cabo. Haverá procissão dos santos joaninos, missa e apresentação dos bacamarteiros (Linha do Tiro), na Praça da Estação Ferroviária.
Sem dúvida, um acontecimento cultural de grande importância e que deve ser prestigiado por todos os cabenses, para que essa tradição prossiga por muitos anos.
Veja abaixo a programação da festa.
Cabo: prefeito se reúne com Defesa Civil do município
Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho realiza reunião extraordinária da comissão municipal de Defesa Civil
Diante das fortes chuvas que caíram sobre a cidade neste sábado (01), o prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral (PSB), realizou reunião extraordinária da Comissão Municipal de Defesa Civil, que é composta pelas secretarias municipal de Assuntos Jurídicos, de Infraestrutura, de Programas Sociais, de Planejamento e Meio-Ambiente e pela coordenação de Defesa Civil. Também participaram da reunião os Secretários de Governo, Saúde, Comunicação Social, Serviços Públicos, Gestão Pública, Desenvolvimento Econômico, Esportes, Lazer e Juventude, Educação, Limpeza Pública e Ouvidoria.
O objetivo da reunião foi fazer uma avaliação e definir os trabalhos estratégicos para solucionar os problemas causados pelas fortes chuvas que caíram durante este sábado. Segundo a APAC no acumulado de 24 horas, choveu aproximadamente 118 milímetros. Ou seja, um terço do esperado para todo o mês de Julho que é de 284,2 milímetros.
De acordo com a Defesa Civil do Cabo de Santo Agostinho foi registrado 18 deslizamentos de barreira nos bairros da Charneca, Cohab, Bela Vista, São Francisco, Enseada dos Corais, Pirapama e Ponte dos Carvalhos. Oito famílias encontram-se abrigadas em casas de parentes e duas em auxilio moradia, todas acompanhadas pela secretaria de Programas Sociais.
Oito escolas do município também sofreram com as fortes chuvas, segundo a secretaria de educação as escolas Monteiro Lobato, no bairro da Cohab e a Senador Paulo Guerra, em Ponte dos Carvalhos, foram as que mais tiveram as estruturas físicas comprometidas.
Em quase todos os bairros de área plana do munícipio ocorreram pontos de alagamentos.
A população pode entrar em contato com a Defesa Civil, pelos números 0800 281 8531 ou 3521-6701.
LIMPEZA – A situação no Cabo é de normalidade, graças às ações preventivas realizadas pelo prefeito Lula Cabral, que desde o primeiro dia de governo decidiu realizar a limpeza de todas as canaletas e canais da cidade. “Se não houvesse essas ações preventivas, o município poderia ter sofrido a maior enchente de sua história e, hoje estávamos enfrentando sérios e graves problemas”, declarou o prefeito.
Por: Blog do Magno Martins
Diante das fortes chuvas que caíram sobre a cidade neste sábado (01), o prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral (PSB), realizou reunião extraordinária da Comissão Municipal de Defesa Civil, que é composta pelas secretarias municipal de Assuntos Jurídicos, de Infraestrutura, de Programas Sociais, de Planejamento e Meio-Ambiente e pela coordenação de Defesa Civil. Também participaram da reunião os Secretários de Governo, Saúde, Comunicação Social, Serviços Públicos, Gestão Pública, Desenvolvimento Econômico, Esportes, Lazer e Juventude, Educação, Limpeza Pública e Ouvidoria.
O objetivo da reunião foi fazer uma avaliação e definir os trabalhos estratégicos para solucionar os problemas causados pelas fortes chuvas que caíram durante este sábado. Segundo a APAC no acumulado de 24 horas, choveu aproximadamente 118 milímetros. Ou seja, um terço do esperado para todo o mês de Julho que é de 284,2 milímetros.
De acordo com a Defesa Civil do Cabo de Santo Agostinho foi registrado 18 deslizamentos de barreira nos bairros da Charneca, Cohab, Bela Vista, São Francisco, Enseada dos Corais, Pirapama e Ponte dos Carvalhos. Oito famílias encontram-se abrigadas em casas de parentes e duas em auxilio moradia, todas acompanhadas pela secretaria de Programas Sociais.
Oito escolas do município também sofreram com as fortes chuvas, segundo a secretaria de educação as escolas Monteiro Lobato, no bairro da Cohab e a Senador Paulo Guerra, em Ponte dos Carvalhos, foram as que mais tiveram as estruturas físicas comprometidas.
Em quase todos os bairros de área plana do munícipio ocorreram pontos de alagamentos.
A população pode entrar em contato com a Defesa Civil, pelos números 0800 281 8531 ou 3521-6701.
LIMPEZA – A situação no Cabo é de normalidade, graças às ações preventivas realizadas pelo prefeito Lula Cabral, que desde o primeiro dia de governo decidiu realizar a limpeza de todas as canaletas e canais da cidade. “Se não houvesse essas ações preventivas, o município poderia ter sofrido a maior enchente de sua história e, hoje estávamos enfrentando sérios e graves problemas”, declarou o prefeito.
Por: Blog do Magno Martins
sábado, 1 de julho de 2017
Cabo de Santo Agostinho registra mais de um terço da chuva esperada para julho em um dia
Ruas e avenidas da cidade do Grande Recife registraram alagamentos neste sábado (1º). Apac emitiu alerta de chuvas moderadas a forte para três regiões.
O município do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife, amanheceu debaixo d'água. Ruas e avenidas registraram alagamentos neste sábado (1º). De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), a cidade foi onde mais choveu no estado nas últimas 24 horas, registrando mais de um terço do previsto para o mês de julho em um dia apenas.
A estação Charneca foi onde mais se registrou o acúmulo de água. Até as 13h30, choveu aproximadamente 118 milímetros no acumulado de 24 horas. O esperado para o mês é 284,2 milímetros. Ou seja, choveu 41,5% do previsto para julho em apenas um dia.
Nas imagens envidas para o WhatsApp da TV Globo é possível ver carros e moradores com dificuldade para circular pela cidade. Nos bairros de Sapucaia e Ponte dos Carvalhos, a quantidade de água era tanta que as ruas mais pareciam rios.
Na sexta-feira (30), a Apac havia prolongado o aviso de chuvas fortes a moderadas para três regiões do estado até as 17h deste sábado. A previsão indica continuidade das chuvas com intensidade moderada e ocasionalmente forte na Mata Norte, Região Metropolitana do Recife e Mata Sul.
Transtornos
As chuvas causaram transtornos também em Ipojuca, cidade vizinha ao Cabo de Santo Agostinho. O nível do Rio Arimbi subiu e alagou a estação de bombeamento de água, interrompendo assim o funcionamento da estação e o abastecimento das praias de Porto de Galinhas, Muro Alto e Maracaípe. Ainda não tem previsão do retorno do serviço.
Por G1 PE
A estação Charneca foi onde mais se registrou o acúmulo de água. Até as 13h30, choveu aproximadamente 118 milímetros no acumulado de 24 horas. O esperado para o mês é 284,2 milímetros. Ou seja, choveu 41,5% do previsto para julho em apenas um dia.
Nas imagens envidas para o WhatsApp da TV Globo é possível ver carros e moradores com dificuldade para circular pela cidade. Nos bairros de Sapucaia e Ponte dos Carvalhos, a quantidade de água era tanta que as ruas mais pareciam rios.
Na sexta-feira (30), a Apac havia prolongado o aviso de chuvas fortes a moderadas para três regiões do estado até as 17h deste sábado. A previsão indica continuidade das chuvas com intensidade moderada e ocasionalmente forte na Mata Norte, Região Metropolitana do Recife e Mata Sul.
Transtornos
As chuvas causaram transtornos também em Ipojuca, cidade vizinha ao Cabo de Santo Agostinho. O nível do Rio Arimbi subiu e alagou a estação de bombeamento de água, interrompendo assim o funcionamento da estação e o abastecimento das praias de Porto de Galinhas, Muro Alto e Maracaípe. Ainda não tem previsão do retorno do serviço.
Por G1 PE
Assinar:
Postagens (Atom)