Alunos da Escola Municipal Professor Antônio Benedito da Rocha (escola modelo), participaram na manhã dessa terça-feira (11/07), no auditório Luiz Alves Lacerda, em Garapu, do encerramento das atividades do projeto de educação ambiental. O evento foi realizado em parceria com a Prefeitura do Cabo e a empresa Arlanxeo Perfomance Elastomers (Lanxess).
Músicas e filmes foram algumas das apresentações dos alunos do 8° e 9° ano do ensino fundamental. Representantes da Lanxess apresentaram um documentário com projetos realizados ao longo dos anos no Brasil. No palco, estavam expostas pinturas de árvores predominantes na Mata Atlântica do município, como os ipês roxo e amarelo. Wellighton Pereira, de 14 anos, é aluno do 9º ano da instituição e comentou sobre a atividade. Segundo ele, é muito importante que haja esse tipo de despertamento para a preservação da natureza.
O professor Anderson Ramalho, idealizador do projeto “A cor da mata. Um despertar para sustentabilidade”, destacou que tudo começou em 2012, através do Concurso Ciclo Verde, da Lanxess. “Ganhei o concurso e iniciei na Escola Municipal Dr. Humberto Soares, no Engenho Pau Santo. Fizemos palestras sobre reflorestamento com atividades ambientais, pedagógicas com o apoio do S.O.S Mata Atlântica e caminhadas ecológicas na Reserva Gurjaú, localizada em Gurjaú, área rural do Cabo”. O projeto foi transferido em 2016 para os alunos da escola-modelo, em Garapu.
Anderson também discutiu com os alunos sobre as chuvas que assolaram o município neste ano. “Trabalhamos a importância da Mata Atlântica para o abastecimento e preservação de inundações. Temos como prioridade combater o impacto ambiental dos últimos anos na cidade”, pontuou.
Outro projeto apresentado foi o “Onda Limpa”, que existe há nove anos no Cabo. Ele também foi vencedor do Ciclo Verde, em 2015. Estevão Santos, representante do projeto, explicou que o trabalho deles abrange as praias de Itapuama, Xaréu e Paiva. “Nós investimos em caminhadas ecológicas e eventos ambientais ao longo do ano. Temos tambores e bicicletas para coleta seletiva. Hoje, é o encerramento das atividades, mas já estamos pleiteando um novo edital para 2017-2018 e dar prosseguimento aos trabalhos. Queremos expandir a iniciativa para as nove praias da cidade”. O Onda Limpa conta, atualmente, com 150 colaboradores.
Após as apresentações e palestras, os docentes realizaram plantação de sementes. Em dezembro, eles trarão para a escola as mudas das árvores e plantarão no local e nos arredores.
CONCURSO – A Lanxess realiza anualmente o Concurso Ciclo Verde, que tem como objetivo desenvolver o compromisso socioambiental nos lugares onde atua. Desde 2010, o Concurso já beneficiou mais de 6 mil pessoas e contribuiu com a implantação de 44 projetos socioambientais em sete cidades.
Texto: Ákila Soares – Secom/Cabo
Foto: Léo Domingos
Nenhum comentário:
Postar um comentário