quinta-feira, 27 de julho de 2017
Cartão do Sus é a ‘identidade’ do cidadão no sistema público de saúde
Todo cidadão, desde os recém-nascidos, ou mesmo os que são usuários de plano particular, devem ter o cartão do Sus. O documento funciona como uma ‘identidade’ da Saúde e reúne o histórico dos atendimentos nas unidades públicas. Por essa razão é importante fazer o cadastro ou atualizar dos dados existentes.
No Cabo de Santo Agostinho funciona uma central para emissão do Cartão Sus, no Posto Médico Manuel Gomes, no centro. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 15h. O coordenador do Posto Manuel Gomes, Pedro Barbosa, lembra que é necessário apresentar o CPF, comprovante de residência e CEP válido. O documento é feito na hora.
Quem possui o antigo cartão do Sus é bom comparecer a unidade de saúde para emitir o novo. É que com a modernização do sistema pelo Ministério da Saúde, a numeração foi modificada e criado um cadastro único que elimina os casos de duplicidade do documento. “Em função dessas questões é interessante que o morador do Cabo de Santo Agostinho verifique se seus dados permanecem válidos”, esclarece Pedro Barbosa.
Há casos em que os cartões mais antigos podem aparecer como inválidos no sistema. “Isto acontece, na maioria dos casos, por falta de alguma informação. Como exemplo, um endereço incompleto,” cita Barbosa.
De acordo com o coordenador da Secretaria de Saúde, Daniel Rodrigues, as demais unidades de saúde do município também podem realizar o cadastro, no caso de marcação de consultas para pessoas sem o cartão. As unidades geram a numeração, mas não emitem o cartão. Para imprimir o documento, o cidadão deve procurar o Posto Médico Manuel Gomes.
Texto: Secom/Cabo
Foto: Leo Domingos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário