sábado, 1 de agosto de 2020

Hospital de Campanha Ricardo Brennand começa a ser desativado

Devido a estabilização dos casos de Covid-19 no município e do reduzido número de pacientes, a estrutura do hospital de campanha Ricardo Brennand, instalado na Praça 9 de Julho, às margens da PE-60, no Cabo, começou a ser desmontada nesta sexta-feira (31). Inaugurado no dia 21 de maio, o espaço ficou em funcionamento durante 90 dias e foi de vital importância no enfrentamento da Covid-19 na cidade.

De acordo com o prefeito do Cabo, Lula Cabral, o Hospital de Campanha Ricardo Brennand ajudou a

cidade a enfrentar a crise da Covid-19. ‘’Durante todo o período de funcionamento, o espaço atendeu, aproximadamente, 200 pacientes, com mais de 90% de cura e apenas dois óbitos. Apesar da desativação do Hospital de Campanha, o Cabo possui outros espaços para atender qualquer cidadão que vier a ter complicações por causa da doença’’, informou o prefeito.

De acordo com a secretária de Saúde, Juliana Vieira, o Cabo ainda possui dez leitos clínicos de retaguarda no Hospital Mendo Sampaio, localizado na Charneca. ‘’Apesar de ser regulado pelo Governo do Estado, o Hospital Metropolitano Sul Dom Helder Câmara, localizado na BR-101, em Ponte dos Carvalhos, também tem 40 leitos de UTI disponíveis aos cabenses’’, acrescentou a secretária.

Última paciente do Hospital de Campanha Ricardo Brennand, Gilene de Souza, de 55 anos, recebeu alta e comemorou a vitória contra a Covid-19 e o enalteceu o trabalho da equipe médica. ‘’Só tenho gratidão no meu coração, primeiro a Deus e segundo a toda equipe médica pelo excelente trabalho, pelo cuidado e por não terem desistido de mim’’, festejou emocionada.

O Hospital de Campanha Amaro Cabral, criado no Estádio do Gibão, em Ponte dos Carvalhos, continua funcionando como Centro de Testagem

para Covid-19. O atendimento é de segunda à sexta-feira, das 7h às 21h. O Hospital de Campanha Ricardo Brennand contou com 90 leitos de enfermaria e uma sala de estabilização, com dois respiradores e com concentradores de oxigênio, além de uma equipe composta por 120 profissionais de saúde.

Desde cedo, a Prefeitura realizou ações essenciais como a criação de dois hospitais de campanha, a instalação de lavatórios em lugares estratégicos, a higienização de praças e ruas e a distribuição de máscaras e álcool em gel, além da contribuição da população cabense que sempre respeitou o isolamento social. ‘’Esse conjunto de ações fez a taxa de transmissão da doença cair e possibilitou o desmontamento do Hospital de Campanha Ricardo Brennand’’, informou o prefeito do Cabo, Lula Cabral.


Texto: Caio Rodrigues

Fotos: Jakson Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário