40 agentes da Defesa Civil de diversos municípios, entre eles do Cabo de Santo Agostinho, participaram durante quatro dias de uma capacitação sobre formação em Gestão de Risco e Desastres. A formação aconteceu no Centro Social Urbano (CSU), em Santo Inácio, e foi uma iniciativa da Secretaria Nacional de Defesa Civil, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), e a Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe).
A capacitação, que encerrou nesta quinta-feira (30/01), teve início na última segunda (27) e contou com diversas atividades como oficinas, palestras e debates. De acordo com a facilitadora da Capacitação, Ana Schwarz, o fortalecimento das pessoas e dos órgãos de Defesa Civil dos municípios é de extrema importância. “A ideia é introduzir uma abordagem da visão da gestão sobre os riscos e desastres no âmbito nacional”, comentou.
Durante a capacitação, foram abordadas reflexões sobre risco e desastres naturais, estratégias de prevenção, monitoramento de riscos e intervenção em desastres entre outros. Além do Cabo, os municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR) que participaram foram Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Paulista, Camaragibe, São Lourenço da Mata, Moreno, Itamaracá, Abreu e Lima, Itapissuma e Olinda.
Para a coordenadora de Defesa Civil do Cabo, Ana Sandra de Souza Leão, esse momento promove a integração entre os municípios e órgãos que são importantes no momento de resposta aos desastres. “É de suma importância porque contribui com o desenvolvimento de uma cultura de gestão de riscos nos municípios, disseminando conhecimentos básicos”, disse.
“O curso foi muito enriquecedor quanto a questão de conhecimento em relação ao risco e desastres que vier acontecer. “Esse foi um momento de troca de experiência com outros municípios”, destacou o coordenador de Defesa Civil de Ipojuca, André Ferraz. Ao final da capacitação todos os participantes receberam certificados.
Texto: Thainá França – Secom | Cabo
Fotos: João Barbosa
Fotos: João Barbosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário