segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Secretaria de Saúde do Cabo divulga balanço de 2013


vaci_index3-448x260A Secretaria de Saúde do Cabo de Santo Agostinho registrou 1.899.319 atendimentos em 2013. Entre eles, estão procedimentos ambulatoriais, consultas médicas básicas e especializadas, exames laboratoriais e internações. Os dados são do Sistema Único de Saúde (SUS), referentes aos meses de janeiro a dezembro.
Durante o ano de 2013, o órgão realizou 126.472 procedimentos odontológicos, 12.779 atendimentos de pré-natal, 64.397 consultas básicas, 104.952 consultas especializadas e 283.268 exames realizados pelo Laboratório Municipal, 1.444.892 procedimentos ambulatoriais realizados, 1.810 internações e 624 partos.
AGENTES_INDEX-448x260O secretário de Saúde, Valter Kirzner, explicou como funciona a Rede Municipal de Saúde. “Temos 2.081 funcionários, destes, 981 são médicos, dentistas, enfermeiros e técnicos de enfermagem”, informou. A Atenção Básica conta 42 unidades, sendo duas unidades PACS (Programa de Agentes Comunitários de Saúde), uma no Loteamento Garapu e a outra na Vila Roca. Já a Média Complexidade possui 22 unidades, sendo elas distribuídas em ambulatórios e emergência. Além disso, o município possui 230 Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e 64 Agentes de Endemias, que trabalham na prevenção de doenças nas comunidades.
Ceo1-381x260Atenção Básica
Em 2013 a Saúde, inaugurou uma Unidade de Saúde da Família (USF) em Novo Horizonte e reformou as USFs das comunidades de Manoel Vigia, Alto da Igreja e Itapuama. O município aderiu ainda ao Provab (Valorização do Profissional da Atenção Básica) e Mais Médicos, programas do Governo Federal, garantindo assim 100% de cobertura médica nas unidades da Saúde da Família.
index_acade1-448x260A Atenção Básica atuou também em grupos de idosos, realizando o 5° Fórum de Saúde do Idoso; desenvolveu ações educativas e as semanas do Bebê e da Infância Saudável para reduzir os índices de obesidade das crianças. Em Ponte dos Carvalhos, a Saúde implantou a Academia da Cidade e o Centro de Especialidades Odontológicas II (CEO), que está garantindo a ampliação da Política de Saúde Bucal na localidade.
No final desse ano, a secretaria aderiu à mobilização nacional e realizou as campanhas do Outubro Rosa e Novembro Azul para assegurar a prevenção contra o câncer de mama, colo de útero e de próstata.
 Vigilância em Saúde
A Vigilância em Saúde realizou, em 2013, a 1ª capacitação em toxicologia clínica para técnicos, médicos, farmacêuticos e enfermeiros. Já o Programa Municipal de Imunização (PNI), atingiu as metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde, com destaque para campanha emergencial de vacinação contra Sarampo, realizada em Novembro que o município atingiu 101% do público infantil.
A Vigilância Sanitária realizou 463 ações, entre elas, atividades de rotina, palestras de educação em saúde e iniciou a Categorização dos Serviços de Alimentação para Copa de 2014. Por sua vez, o Centro de Vigilância Ambiental (CVA), desenvolveu diversas ações durante o ano de 2013, entre elas estão, a campanha de vacinação antirrábica na área rural e urbana; o mutirão e a gincana com temática dengue e o Dia D Contra a Dengue com uma série de atividades no centro da cidade.
Planejamento
DSC_0015
A Saúde trabalhou em parceria com o Conselho Municipal e atendendo as demandas do Ministério Público. Em 2013 o órgão realizou as atividades da “Virada da Saúde: Ouvir é Preciso”. Nos eventos, a população cabense foi ouvida e deu sugestões para a construção do Plano Municipal de Saúde 2014 /2017 (PPA).
Entre as principais ações desenvolvidas pela Saúde entre setembro e dezembro, Kirzner citou os cursos de capacitação para os funcionários da Saúde. “Neste período oferecemos qualificação para médicos, dentistas, enfermeiros, técnicos e agentes de Saúde, além de outros cursos para os técnicos que atuam na Rede de Saúde”, destacou.
 Atenção à Saúde
DSC_0028index-448x260Nas unidades de Média Complexidade a Saúde reformou o Caps Estação Cidadania, a Maternidade Padre Geraldo Leite Bastos, o Samu, a Policlínica Jamaci de Medeiros (24h de Ponte dos Carvalhos), o Serviço de Pronto Atendimento (SPA) de Gaibu  e os hospitais  Mendo Sampaio e  Infantil Dr. Adailton C. de Alencar, com construção de um novo necrotério.
Valter Kirzner lembrou ainda que o bloco cirúrgico do Mendo Sampaio foi totalmente reformado. “Com novo bloco, voltamos a oferecer as cirurgias de pequeno porte na unidade”, destacou o secretário. Ele ainda informou que a secretaria já iniciou o processo de aquisição novos aparelhos de Raio-X, que serão distribuídos nas unidades de Média Complexidade, e que novas ambulâncias estarão atuando no município. “O Samu adquiriu dez ambulâncias, sendo sete básicas e três Unidades de Terapia Intensiva (UTIs)”, afirmou Kirzner.
A Atenção à Saúde também atuou na Política Saúde Mental e promoveu a 1ª Semana da Luta Antimanicomial, o Fórum de Saúde Mental e o seminário da Raps (Rede de Atenção Psicossocial). Em parceria com a Atenção Básica a Atenção à Saúde desenvolveu um mutirão de saúde, realizado na Funase, e está promovendo, até janeiro deste ano, a capacitação Caminhos do Cuidado, que aborda a Saúde Mental, para Agentes de Saúde e técnicos de enfermagem.
O secretário ainda comentou que o prefeito Vado da Farmácia trata a área da Saúde como prioridade na sua gestão. “Por isso estamos trabalhando incansavelmente para ampliar a Rede Municipal de Saúde e oferecer mais qualidade nos serviços de assistência à população”, ressaltou Kirzner.

Texto: Amanda Falcão – Ascom da Saúde/Cabo
Fotos: Arquivo SMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário