Para sensibilizar gestores, educadores e agentes Comunitários de Saúde (ACS), na garantia do direito à brincadeira e cuidados da primeira infância, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho apresentou, nesta quinta-feira (16/01), o Projeto Tempo de Cuidar e Brincar. O programa é uma iniciativa das secretarias de Saúde e Educação, em parceria com o Instituto Camargo Correa. O evento aconteceu no auditório da Secretaria de Educação, no Centro.
O Projeto Tempo de Cuidar e Brincar visa o fortalecer a Educação Infantil no município, dando continuidade às ações do programa Infância Ideal, que fortalece os direitos da infância e da adolescência na qualidade da educação infantil.
Segundo o representante do Instituto Carmago Correa, Roney Rocha, a Organização trabalhará em conjunto com município. “Com o Tempo de Cuidar e Brincar queremos melhorar a qualidade de vida das crianças e formar agentes transformadores para que eles possam dar seguimento ao Projeto”, afirmou.
A gerente de Ensino da Secretaria de Educação, Nelma Oliveira, destacou a importância do Tempo de Cuidar e Brincar para o município. “O Projeto vai fortalecer e tornar a escola mais humana, garantindo o cuidado da criança desde a primeira infância, contribuído assim para o desenvolvimento integral dos pequenos ”, disse.
Na oportunidade, o coordenador de Educação em Saúde, Roberto Vieira, explicou como será desenvolvido o projeto. “O Tempo de Cuidar e Brincar visa contribuir para a promoção dos direitos à saúde e ao brincar na primeira infância, com vistas ao fortalecimento da educação infantil do município, por meio da formação de profissionais das áreas de educação e saúde”, informou.
81 profissionais serão qualificados, entre eles estão diretores de escolas da área de educação infantil, equipe de formadores, enfermeiros e Agentes de Saúde. “Queremos reconhecer a importância do desenvolvimento integral da criança com foco nas atividades de promoção à saúde e bem estar, especialmente no que se refere aos cuidados básicos e à brincadeira, respeitando o modo de ser e pensar da criança pequena”, destacou Roberto Viera.
Durante o evento, também foi apresentado o pré-projeto Mães do Cabo, que visa sensibilizar e capacitar os profissionais de Saúde e humanizar o pré-parto, puerpério e o parto.
Texto: Amanda Falcão- Ascom da Saúde/Cabo
Fotos: Jorge Luiz (SME)
Nenhum comentário:
Postar um comentário