Nesta segunda, os servidores públicos da Prefeitura do Cabo tiveram como novidade na rotina de trabalho a utilização do ponto eletrônico.
O novo sistema começou a funcionar nesta segunda-feira (02/12) no Centro Administrativo Municipal I, na Secretaria de Saúde e nas unidades de Saúde da Família (USFs).
No Cam I, a catraca eletrônica que controla o fluxo de entrada e saída do prédio agora também passa a ser utilizada para registrar a frequência dos funcionários.
Já na Secretaria de Saúde, que funciona no Centro Administrativo II, o controle é feito por meio do relógio de ponto eletrônico.
Até então, o controle da jornada de trabalho era feito manualmente.
“A proposta de implementação dos 65 equipamentos de controle de presença visa fiscalizar o cumprimento das horas trabalhadas, bem como garantir que os servidores cumpram corretamente sua carga horária, atendendo assim às necessidades da população da gestão pública”, diz a gestão.
Mais rigor, em 2020
No começo de 2020, a Secretaria de Educação e unidades escolares serão as próximas a usaram a identificação biométrica. E posteriormente, as demais secretarias e órgãos municipais.
“Com a instauração dessa norma, se o servidor não justificar uma eventual ausência do registro, o dia não trabalhado será descontado no salário, assim como ocorre em empresas privadas. O controle de frequência por ponto eletrônico ainda vai permitir, aos servidores, a estruturação de banco de horas. Os créditos de jornada ficarão registrados e poderão ser usufruídos com folgas”, promete a gestão.
“Estamos trazendo uma maior transparência sobre os serviços prestados, garantindo o direito do cumprimento da carga horária, para que assim, possamos atender as demandas e as necessidades dos nossos munícipes”, disse Daniel Batalha, Secretário Executivo de Administração.
Uma das mudanças determina aos servidores que trabalham fora das dependências da Prefeitura, relatório de atividade externa. O documento deverá ser entregue ao chefe imediato para análise e posterior encaminhamento à Secretaria Executiva de Administração e Recursos Humanos.
Texto: Beatriz Lima
Foto: João Barbosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário