Desde outubro, manchas de petróleo se espalharam pelo mar do litoral cabense. Pensando em minimizar os impactos que essa composição causa à população a Secretaria de Saúde realizou na manhã da última sexta-feira (20/12), em Itapuama, uma ação de saúde para pescadores, marisqueiras e população exposta ao petróleo.
Ao chegar na ação, os pacientes passavam por uma triagem que identificava o período
e as formas de contaminação. Após essa análise, a população foi encaminhada para a avaliação com os dois clínicos presentes. Durante a ação, ainda foram oferecidas diversos serviços de saúde como vacinação, orientações psicológicas, testes rápidos de HIV e Sífilis, aferição de pressão arterial, glicose e encaminhamento para especialista.
Confusão mental está entre um dos sintomas que são causados pelo óleo. Para identificar essa reação, a Prefeitura
disponibilizou um psicólogo para as avaliações. “Promovemos essa ação para ressaltar o cuidado da gestão com seus munícipes. Desde o início do acontecimento notificamos os casos e agora estamos realizando a ação para prevenir os impactos causados à saúde. Em janeiro, a ação beneficiará as praias de Suape e Gaibu”, ressaltou a coordenadora do Cerest, Rubenita Sobral.
Por Beatriz Lima
Fotos: João Barbosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário