terça-feira, 31 de outubro de 2017

Lula Cabral reinaugura Hospital Infantil Dr. Adailton Corte de Alencar

O prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral, reinaugurou nesta segunda-feira (30/10) o Hospital Infantil Dr. Adailton Corte de Alencar.Junto com o secretário Municipal de Saúde, José Carlos de Lima, ele fez uma visita às novas instalações, descerrou a placa de reinauguração, e em seguida cortou o bolo de aniversário de 10 anos do Hospital Infantil,  completados no dia 10 de outubro.
Com a reforma, foram reativadas cinco enfermarias, aumentando de seis para 36 a oferta de leitos para internação.  Também foi criada uma brinquedoteca. O espaço ganhou grama artificial, escorrego, mesa de pintura e desenho e balanços. Todo hospital recebeu uma nova padronização, com adesivos infantis e sinalizações. As alas de cirurgia, internação e emergência  foram identificadas por cores: rosa, verde e laranja, respectivamente.
“Para mim é uma alegria está aqui reinaugurando o Hospital Infantil, uma referência no Estado e que atende pacientes de cidades vizinhas e da Mata Sul. A recuperação da unidade é parte do investimento que estamos fazendo na Saúde”, declarou Lula Cabral.
O Hospital Infantil também aumentou a capacidade de atendimento nos serviços de urgência e emergência. Com a reestruturação do ambiente, os atendimentos diários subiram de 150 para 200 pacientes. Foram recuperadas salas e corredores da unidade hospitalar, feita a revitalização externa do prédio, ampliação do estacionamento, troca de todo mobiliário administrativo, camas, cadeiras do “papai”, berço, entre outros, e feita a climatização interna de todas as alas.  Além disso, foi criada uma sala de repouso para os profissionais. Antes eles utilizavam uma das enfermarias.
“Estamos entregando a população um Hospital com condições de prestar um atendimento de qualidade. Isso demonstra a valorização, o carinho e o desejo da atual gestão em oferecer o melhor para as crianças”, disse José Carlos.
EQUIPE MÉDICA – A contratação de médicos pediatras para emergência e de médicos anestesistas possibilitou dobrar o número de cirurgias. Atualmente o Hospital Infantil realiza 50 cirurgias/mês.  Realiza cerca de 4 mil atendimentos nos serviços de emergência e urgência por mês e faz 1.200 consultas nos ambulatórios.  “Conseguimos dar vasão a uma demanda reprimida de 400 cirurgias com mais uma equipe, realizando procedimentos cirúrgicos duas vezes por semana”, enfatizou o secretário Municipal de Saúde, José Carlos de Lima.
O Hospital Infantil presta assistência médica na faixa etária de 1 a 13 anos. A unidade possui serviços de urgência e emergência pediátrica, internação clínica e cirúrgica, além de atendimento ambulatorial nas especialidades de alergologia, dermatologia, endocrinologia, fisioterapia, neurologia, otorrinolaringologia, psicologia, terapia ocupacional e acompanhamento dos pacientes após a alta, através ambulatório de egresso. Os atendimentos dos serviços de urgência e emergência abrangem pacientes dos municípios de Escada, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Primavera, Ribeirão, entre outras localidades.
Texto: Ana Cristina Lima – Secom/Cabo
Foto: Léo Domingos

segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Seresta encerra a programação do mês da Pessoa Idosa

Uma noite diferente e especial. É com essa proposta que a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho promoveu na última sexta-feira (27/10), no Pátio da Estação Ferroviária (Centro), a Seresta da Pessoa Idosa. A atividade, desenvolvida pela Secretaria de Programas Sociais, contou com a participação dos grupos de idosos do município e atraiu também moradores.

À noite, que marcou o encerramento das atividades do mês da Pessoa Idosa, foi animada pela Orquestra Garcia, que colocou todos para dançar ao som do bolero, forró, Jovem Guarda, anos 60, 70 e 80, além de grandes sucessos da MPB.

“É disso que precisamos para envelhecer bem e melhor, com muita alegria, dança e saúde”, afirmou o integrante do grupo Sementes da Saúde, José Soares.

Segundo a secretária de Programas Sociais, Edna Gomes, o mês de outubro foi voltado para a pessoa idosa. “A secretaria preparou um mês especial com diversas ações envolvendo a Política da Pessoa Idosa com palestras, atividades de lazer e inclusive de saúde”, afirmou. “Para o encerramento dessas ações, eles solicitaram, carinhosamente, a volta da seresta e o prefeito atendeu e hoje estamos aqui para interagir e nos divertir com eles”, completou ela.

O evento contou também com a participação o grupo de Empreendedoras do Cabo, que expuseram seus produtos artesanais.
Texto: Amanda Falcão – Secom/Cabo
Foto: Pedro Batista

Educação discute Programa de Metodologia Pela Paz nas escolas do Cabo

Nesta sexta-feira (30), a Secretaria de Educação do Cabo de Santo Agostinho reuniu no Hotel Canariu’s, em Gaibu, a equipe técnica e professores da rede municipal para apresentar o Programa de Metodologia “Liga Pela Paz”. A reunião deu início com uma videoconferência, onde o professor João Roberto de Araújo comentou sobre o tema principal do Programa: Educação Emocional.
Durante o evento, foram constatados índices altos com relação à violência escolar e a falta de atenção nas aulas, com isso a equipe da Secretaria percebeu que uma política de paz deveria ser implantada em todas as escolas da Rede.

O professor do fundamental II e EJAI, Adolfo Novaes, 31 anos, contou que acredita que o Programa surtirá efeito e ajudará aos professores a ensinar aos educandos que estejam com alguma vulnerabilidade e permitirá que o mesmo ganhe confiança e mais perspectiva de vida.

A equipe técnica e os professores tiveram acesso aos livros que serão disponibilizados para os educadores e educandos assim que o Programa der início, previsto para 2018. Os educandos do 1º ao 9º ano e EJAI aprenderão como lidar com suas emoções, desde o relacionamento individual até o social dentro das salas de aula.

“Tudo passa pela educação. Ela é a célula, a raiz, e nós vamos fazer com que possa germinar. Nós estamos no agora, para que no agora nós estejamos em condições melhores de vivência, em quanto pessoas e como profissionais, para que outros tenham oportunidades”, salientou a secretária da educação, Sueli Lima Nunes.

Texto: Elizabeth Luz – Estagiária da Secom/Cabo
Foto: João Barbosa

Cemitérios do Cabo recebem tratamento especial para Dia de Finados

No dia 02 de novembro, feriado de Finados, é um dos momentos em que as famílias e amigos prestam homenagens aos entes queridos. Pensando nisso, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho realizou na última semana a limpeza dos cinco cemitérios da cidade.

Os cemitérios, que estão situados no Centro, Nazaré, Jussaral e Ponte dos Carvalhos, receberam capinação e raspagem da linha d’água, além de pintura interna e externa. Também foi realizada a manutenção da iluminação para que os visitantes transitem com mais comodidade.

Das 6h à meia-noite, os cemitérios estarão abertos recebendo a população. Em cada um deles, haverá uma equipe de plantão prestando assistência com informação, tirando dúvidas e atendendo àqueles que desejarem realizar o pagamento da taxa anual ou se regularizar.​

Texto: Ákila Soares – Secom/Cabo
Foto: João Barbosa

Órgãos públicos terão expediente normal nesta quarta e sexta-feira

O prefeito Lula Cabral reiterou nesta segunda-feira (30), que não será ponto facultativo na quarta e sexta-feira (1º e 03/10). Ou seja, as repartições públicas e entidades da administração indireta municipal seguirão normalmente as suas atividades.

Já nesta terça-feira (31/10), será feriado do Dia Municipal de Ação de Graças. A data será comemorada no pátio de eventos da Praça 09 de Julho, às margens da PE-60, com a cantora Aline Barros e Reverendo Hernandes Dias Lopes, como atrações principais.E nesta quinta-feira (02/10), todos os cemitérios do Cabo estarão abertos, das 6h à meia-noite para o feriado do Dia de Finados.

Texto: Secom/Cabo
Foto: João Barbosa (Arquivo)

sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Outubro Rosa é celebrado com diversas atividades na Cohab

Na tarde dessa sexta-feira (27/10), ocorreu uma caminhada em prol ao Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama. A ação, organizada pela Secretaria de Juventude e Esportes, aconteceu na Cohab.

Durante a caminhada, moradores de diversos bairros marcaram presença, levando a conscientização e mostrando a importância de combate ao câncer de mama. “Gosto muito de dançar e fazer exercícios, o câncer hoje está matando demais, por isso é preciso se cuidar”, disse Ana Rita da Silva, 53 anos, moradora do bairro da Cohab. Mulheres de Ponte dos Carvalhos também participaram da caminhada, como a Marleide Gomes, que na oportunidade comentou que câncer não é apenas cuidado das mulheres, mas que os homens também precisam se cuidar.
A caminhada teve início na sede da secretaria de juventude e esportes e teve uma parada na Praça da Cohab. As professoras de educação física, Luciene Maria, Lilian Oliveira, Adjenilda Costa e Vanessa Barbosa realizaram diversas atividades, como dança, ginástica e outros exercícios aeróbicos. “Sabemos que além dos dias simbólicos, tudo também parte de uma questão de prevenção durante a vida, como alimentação saudável e prática de exercícios físicos”, explicou Vanessa.
Depois de uma bateria de exercícios e atividades, foi oferecido um lanche de frutas e água para as mulheres participantes, para recuperar as energias e se hidratarem.
A caminhada contou com a presença do gerente de juventude, Rodrigo Neto e do gerente de esportes do Cabo, Clodovaldo Cavalcanti, que reconhecem a importância de conscientizar os cidadãos cabenses.


Texto: Sidney França – Estagiário da Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Guardas Municipais recebem capacitação para melhorar o relacionamento com os condutores de motos e veículos


Com objetivo de trabalhar a integridade e a motivação, os Guardas Municipais de trânsito do Cabo de Santo Agostinho ganharam mais uma oportunidade de assistir nesta sexta-feira (27/10), palestras e realizar exercícios para um melhor contato com os motoristas e pilotos. O tema abordado, no evento, pela psicóloga e educadora, Simone Barcelos, foi a técnica de abordagem, com ênfase nas relações interpretativas. A atividade que aconteceu no auditório da Secretaria de Educação- Centro. A ação foi promovida pela Prefeitura do Cabo.


Segundo Simone Barcelos, por viver sob pressão tanto no trabalho quanto em casa, os agentes de trânsito não conseguem se comunicar da melhor maneira com os infratores, gerando conflitos desnecessários, e que as aulas servirão como base para um convívio com mais respeito.

Serão seis meses até a conclusão da capacitação, e as atividades acontecerão mensalmente, uma a cada mês, trazendo como tema, por exemplo, a atualização das normas de trânsito e a relação com o público.



Texto: Luana Valentim – Estagiária da Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Escola Lúcia Ferreira realiza Caminhada pela Paz pelas ruas do Cabo

Ação desenvolvida a partir da Campanha de Promoção de Cultura e Paz nas escolas levou as ruas na manhã desta sexta-feira (27), na Sapucaia, uma caminhada promovida pela Escola Lúcia Ferreira, onde gestores, professores, alunos e responsáveis vestidos de branco, cantaram e caminharam, com faixas e balões, até a Praça do Jacaré- Centro. A população da comunidade também se uniu no pedido de paz para o mundo.

A gestora da Escola Lúcia Ferreira, Edna Cesárea de Albuquerque, contou que a caminhada é mais que necessária dado o momento que vivemos em todo o Estado, e que espera que outras escolas entrem em parceria.

Com frases como “Sapucaia pede Paz” e “O Cabo pede Paz” os estudantes transmitiram a mensagem para a população. Durante o caminho até à Praça do Jacaré os alunos puderam contar com um carro de som que cresceu o coro das crianças, que cantavam a música “Paz pela Paz” do cantor Nando Cordel. Na ocasião, também foram feitas apresentações e leitura das faixas e alguns pais e professores falaram algumas palavras em incentivo à cultura da paz.

A professora, Marliete Cândida, foi uma das pessoas que também usou o microfone durante a caminhada. Ela pediu paz, amor e respeito, “através desse amor e respeito que estão dentro de casa conseguiremos pouco a pouco trazer a paz pelas pessoas, deixando-os unidos em busca de não só um país, mas um mundo melhor”, destacou ela.

Texto: Elizabeth Luz – Estagiária da Secom/Cabo
Foto: Léo Domingos

Conselho Gestor da Unidade de Conservação do Rio Gurjaú se reúne no Cabo

Nesta quinta-feira (26), foi realizada no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM 1), a 5ª Reunião Ordinária de 2017 do Conselho Gestor da Unidade de Conservação da Natureza: Refúgio de Vida Silvestre Matas do Sistema Gurjaú (RVS Gurjaú).

O Conselho, que é composto paritariamente por instituições da sociedade civil e do poder público, dentre elas, a Secretaria Executiva de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal do Cabo, atua como um fórum de gestão democrática do valioso patrimônio ambiental que a Unidade de Conservação abriga.

O RVS Gurjaú é gerido pela Agência estadual de Meio Ambiente (CPRH) e possui 1077 hectares, dos quais mais de 50% localiza-se na zona rural do Cabo. A unidade está inserida no Atlas da Biodiversidade de Pernambuco como área de extrema importância para a conservação da diversidade biológica e ainda abriga em seu interior inúmeras nascentes e açudes que abastecem com água, junto com Sistema Pirapama, 10% da população da Região Metropolitana do Recife (RMR). No Cabo, bairros como Ponte dos Carvalhos e Pontezinha são abastecidos com as águas protegidas pela Unidade de Conservação.

Além da proteção dos recursos hídricos de abastecimento de água, o RVS Gurjaú proporciona a manutenção de espécies silvestres fundamentais para a polinização de toda a Agricultura Familiar praticada no entorno da Unidade.  De acordo com o Ministério do Meio Ambiente (2015), mais de 3/4 das espécies utilizadas pelo homem na produção de alimentos dependem da polinização para uma produção de qualidade e em quantidade.

Este Conselho representa uma rede de proteção destes recursos tão vitais para a população do Cabo e as demais cidades da Região Metropolitana, que é constituída pelas associações e conselhos de moradores, agricultores familiares, universidades, escolas, empresas, prefeituras e estado. “Além de todo o apoio que a Prefeitura tem possibilitado, por meio da Secretaria Executiva de Meio Ambiente, para a conservação do RVS Gurjaú, realizar uma das reuniões deste colegiado é reforçar o compromisso da gestão municipal com a sustentabilidade da população cabense”, concluiu assessor técnico da Secretaria Executiva de Meio Ambiente, ​Adson Ferreira.


Texto: Secom/Cabo
Foto: João Barbosa

Profissionais de Saúde encerram capacitação com atendimento à população de Ponte dos Carvalhos

Moradores de Ponte dos Carvalhos aproveitaram a manhã desta quinta-feira (26) para fazer uma avaliação médica na Escola Maria José Paiva, em Ponte dos Carvalhos. O objetivo foi verificar casos suspeitos de hanseníase no município. O trabalho realizado por uma equipe médica da rede municipal de Saúde fez parte da etapa de conclusão do curso de capacitação sobre hanseníase.

Maria de Lourdes da Silva, 72 anos, fez o tratamento de hanseníase e há dois meses recebeu alta. Mas resolveu comparecer à Escola Maria José Paiva para uma reavaliação. “Sinto dores, cansaço no corpo e ainda tenho manchas. Por essa razão vim hoje aqui”, disse. Depois de examinada, os médicos tranquilizaram a doméstica, informado que a doença não retornou.

De acordo com a coordenadora de Hanseníase da Secretaria Municipal de Saúde, Viviane Borba, as pessoas examinadas na manhã de hoje, não apresentaram a doença. “Mas é preciso que a população esteja alerta aos sintomas da doença e procurem a Unidades de Saúde mais próxima para uma avaliação”, destacou. A hanseníase é uma doença transmitida por uma bactéria quando a pessoa fala, tosse ou espirra. Ela acomete apenas a pele e os nervos periféricos.

TREINAMENTO – A capacitação fez parte do Projeto “Abordagens inovadoras para intensificar esforços em um Brasil livre em hanseníase”, do Ministério da Saúde em parceria com a Organização Panamericana de Saúde (OPAS), com realização da coordenação de Hanseníase da Secretaria Municipal de Saúde. O treinamento possibilitou ampliar a formação de médicos, enfermeiras, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas na hanseníase clínica.


Texto: Ana Cristina Lima – Secom/Cabo
Foto: Léo Domingos

Praça Marcos Freire recebe manutenção e revitalização

Para que os moradores de Ponte dos Carvalhos aproveitem melhor os ambientes públicos, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho está realizando melhorias em alguns locais que recebem a comunidade seja para um lazer, passeio ou compromisso. Um desses pontos é a Praça Marcos Freire.

O local, que é uma das praças mais conhecidas do distrito, está recebendo um novo calçamento com bloco pré-moldado de concreto, mais conhecido como paver, e com pedras portuguesas. A Praça Marcos Freire também receberá novos gradis de proteção, canteiros, bancos, pintura e iluminação serão instalados para comodidade das famílias. Além disso, haverá a retirada total dos veículos e o caminho voltará a ser originalmente de pedestres.

A feira livre e o Parque dos Eucaliptos também estão inclusos nos benefícios que serão realizados na região.


Texto: Ákila Soares – Secom/Cabo
Foto: Léo Domingos

quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Palestra alerta idosas para os problemas do câncer de mama


Dando continuidade as ações da Campanha do Outubro Rosa do Cabo de Santo Agostinho, as Secretarias de Programas Sociais e Executiva da Mulher promoveram na tarde desta quarta-feira (25/10), na Ultra Imagem Viegas- Centro, clínica conveniada com a Prefeitura, uma palestra de orientação sobre o câncer de mama para as idosas do município.

Mais de 100 mulheres dos grupos de idosos, que são assistidas por Programas Sociais, participaram da atividade que
proporcionou discussões sobre qualidade de vida, alimentação, câncer de mama e tipos de exames. “Hoje temos um avanço muito grande na tecnologia. O que permite que as pessoas saibam antes, através do exame preventivo, se estão doentes ou não”, disse a médica radiologista, Raphaela Viegas. “Estamos aqui, aproveitando esse momento para esclarecer dúvidas, orientando as idosas e realizando inclusive o exame de mamografia. Caso alguma paciente seja diagnosticada com câncer, estamos encaminhando para mastologista do município”, completou.

Segundo a secretária de Programas Sociais e da Mulher, Edna Gomes, a ideia da ação, além de cuidar das mulheres, é conscientizar o público feminino composto por  idosas. “ Essa é uma atividade em alusão ao Outubro Rosa, dentro da clínica de atendimento, conveniada com município, para desmistificar a mamografia, pois muitas mulheres ainda têm o pensamento que o exame é doloroso, criando assim, barreiras para a realização do mesmo”, disse ela.


Texto: Amanda Falcão – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Profissionais de Saúde realizam avaliação em pacientes com hanseníase

Profissionais da rede municipal de Saúde acompanharam nesta quarta-feira (26/10), o atendimento de pacientes com hanseníase na Unidade de Saúde Caçari, no distrito de Ponte dos Carvalhos. A avaliação é parte da capacitação iniciada na última segunda-feira (23)  por médicos do Ministério da Saúde e da Organização Panamericana da Saúde (OPAS)  com o objetivo de aumentar a identificação de novos casos da doença.

A coordenadora de Hanseníase da Secretaria Municipal de Saúde, Viviane Borba explica que foram feitas avaliações clínicas, dermatoneurológicas em pacientes já diagnosticados em dois dias de atendimento. “Esta etapa complementa a parte prática do treinamento”, ressaltou ela.

As avaliações foram orientadas pela fisioterapeuta do Ministério da Saúde, Geísa Campos e a dermatologista da OPAS, Sandra Quinilato, para médicos, enfermeiras e terapeutas ocupacionais.

O pintor de parede Inaldo José da Silva está em tratamento a quase dois meses. “Comecei a sentir dormência e diminuição da força na mão esquerda há quase um ano. Fui para vários médicos até descobrir a doença”, disse.

De acordo com a fisioterapeuta do Ministério da Saúde, Geísa, o diagnóstico do paciente foi precoce o que possibilita um tratamento com programas de exercícios e a cura em menor tempo.

A dermatologista Sandra Quinilato mostrou para os médicos como identificar as alterações neurológicas periféricas. Os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) da Regional III realizaram a mobilização da população nos bairros. O trabalho foi feito em conjunto com o a entidade não-governamental Movimento de Reintegração de Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morham).

Os ACSs terão um papel fundamental, pois são responsáveis pelo trabalho de informação sobre a doença à população.

AÇÃO – A coordenadora de Hanseníase comentou que nesta quinta-feira (26), haverá uma grande ação com médicos e enfermeiras da rede, fazendo o atendimento à população para identificar novos casos. Ação será na Escola Maria José Paiva, a partir das 8h30.

Texto: Ana Cristina Lima
Foto: Léo Domingos

Em um mês, Prefeitura do Cabo já atendeu mil solicitações de iluminação pública


A Prefeitura do Cabo está intensificando os serviços de manutenção de iluminação. Todos os dias as equipes estão nas ruas, atendendo as solicitações de iluminação feitas pela população com novas luminárias de LED, o que traz mais economia e modernidade para o município.

No mês de setembro, a gestão municipal contratou a empresa “Lançar Construtora” para a execução do serviço de iluminação. A instituição contratada, atua em várias cidades do Nordeste, como Recife, Garanhuns, Petrolina, Juazeiro, Aracaju e João Pessoa.

A maior parte dos pedidos foi de troca de lâmpadas, de pontos apagados à noite.Em um mês, já foram atendidas mil solicitações em diversas localidades do município. Bairros como Suape, Gaibu, Santo Inácio, Charnequinha, São Francisco e Ponte dos Carvalhos já receberam a melhoria, que traz mais segurança para a população.


Texto: Ákila Soares – Secom/Cabo
Foto: Naftali Emídio

Alunos participam de palestra na Semana de Mobilização no Combate ao Aedes Aegypti


De 24 a 27 deste mês, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho organizou uma programação voltada para a Semana Nacional de Mobilização no Combate ao Aedes Aegypti. A ação pretende conscientizar os moradores sobre os riscos causados pela proliferação do mosquito, que transmite doenças como dengue, zika vírus e febre chikungunya.

Nesta quarta-feira (24/10), os alunos da Escola Maria José Paiva, em Ponte dos Carvalhos receberam orientações e atividades educativas sobre o mosquito, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

Segundo a gerente de Vigilância em Saúde, Maria Eugênia Gama, o  Lira – Levantamento Rápido do Índice de Infestação pelo Aedes Aegypti, é realizado no município a cada 60 dias.

“Nossos agentes passam nos imóveis neste período realizando inspeções para identificar se está positivo para o Aedes, assim temos um resultado. Por isso, escolhemos alguns bairros que deram positivo para o Aedes para estar executando essas ações”, afirmou ela.

“A melhor maneira de acabar com o transmissor é estando sempre atento e tomar as devidas precauções”, relatou a gerente.

Programação:

25/10 – Palestra Educativa | Ponte dos Carvalhos

-Centro de Referência de Assistência Social (Cras)

27/10 – Atividade Educativa

– Escola Madre Iva – São Francisco

-Centro de Referência de Assistência Social (Cras)


Texto: Amanda Falcão- Secom/Cabo
Foto: Léo Domingos

terça-feira, 24 de outubro de 2017

Estudantes da Benedito Rocha participam de gincana de Inglês


A maneira diferente de aprender inglês tem cativado os estudantes dos 8º e  9º anos da Escola Benedito da Rocha, em Garapu. Oficinas em sala de aula, que promovem a interação do aluno com a língua inglesa de maneira criativa. A “fórmula” construída pelo professor de Inglês Luiz Carlos da Rocha culminou numa gincana entre classes.  E nesta terça-feira (24/10), os estudantes fizeram apresentações do resultado desse trabalho, no auditório Luiz Alves Lacerda.

“Todas as atividades foram desenvolvidas pelos alunos”, destaca o professor Carlos da Rocha. Ele conta que o Projeto de “Gincana de Língua Inglesa”. As etapas da competição misturaram apresentações culturais, conversação e outros elementos representativos do conhecimento da língua inglesa.

De acordo com Carlos da Rocha, a metodologia de ensino tem auxiliado os estudantes da Benedito da Rocha a desenvolverem com mais facilidade o aprendizado do inglês.  “Este é o segundo ano da Gincana de Língua Inglesa”, ressalta o professor.

Ao final, os alunos receberam premiações e medalhas de participação. “As pontuações conquistadas na gincana servirão de critério avaliativo para a disciplina”, disse o professor de Inglês.

Texto: Ana Cristina Lima/Secom
Foto: João Barbosa

Saúde promove festa da criança na Unidade de Saúde de Rosário

Uma manhã de diversão com mesa de festa, pipoca, pula-pula e algodão doce. A festa foi preparada na Unidade de Saúde da Família de Rosário (USFs), nesta terça-feira (24/10) e faz parte das comemorações pelo mês da criança, realizadas em todas as USFs pela Secretaria Municipal de Saúde.

“Achei uma ótima ideia. Estou adorando”, disse Caio Santos de 9 anos, que aproveitou o momento junto com os colegas da Escola Aníbal Cardoso. Depois das brincadeiras, chegou a hora de ouvir a palestra sobre Saúde Bucal e aprender como fazer a escovação correta dos dentes.

INICIATIVA – As atividades vêm sendo realizadas desde o dia 9, dentro do Projeto da Secretaria Municipal de Saúde dedicado à promoção dos cuidados e bem-estar das crianças. Além das festividades, as equipes de saúde organizaram uma grande ação de atendimento médico e verificação de vacinas, nas unidades de saúde. Também houveram programações nas escolas, com palestras sobre obesidade infantil, saúde bucal e teatro de fantoche.

Texto: Ana Cristina Lima/Secom
Foto: João Barbosa

Programas Sociais promove ações de conscientização sobre o câncer de mama

Nos dias de hoje, o câncer de mama é o 2° tipo de câncer entre as brasileiras.  No mês de outubro, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho montou uma programação especial para a mobilização do “Outubro Rosa”. Com objetivo de conscientizar a população sobre a questão do câncer de mama, as mulheres de Jussaral, zona rural do município, assistiram a uma palestra sobre o tema, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

A atividade, que levou conscientização para o público feminino, foi organizada pelas Secretarias de Programas Sociais e Executiva da Mulher. A intensão da ação foi chamar a atenção das mulheres quanto à importância de realizar os exames de prevenção. Durante a palestra, as mulheres puderam esclarecer dúvidas e conhecer os serviços oferecidos nas Secretarias e também na Saúde, que está intensificando este mês as ações de prevenção do câncer de mama e colo de útero, oferecendo exames gratuitos de mamografia e citopatologia.

“É importante que as mulheres façam os exames regulamente para descobrir o câncer a tempo. Eu já tive e descobri no início, fiz o tratamento e hoje estou curada”, afirmou a dona de casa, Odacia Meireles.

As atividades em referência ao outubro devem continuar nos Cras e nas escolas municipais.

Texto: Amanda Falcão – Secom/Cabo
Foto: Léo Domingos

22ª edição da Mocaspe encerra com premiações e homenagens

O encerramento da 22ª Mostra de Esquetes e Poesias Encenadas (MOCASPE) no Cabo de Santo Agostinho foi de homenagens e premiações, neste domingo (22/10). Ao todo, foram 16 apresentações, sendo 15 esquetes concorrendo em duas categorias, Máster e Aspirante, que encantou ao público presente desde o último dia 16/10, no auditório Luiz Alves Lacerda, em Garapu.

As esquetes foram avaliadas por uma comissão julgadora. Os alunos da escola
Técnica Luiz Alves Lacerda, que fica às margens da BR-101 Sul, no centro do Cabo, foram destaques com o espetáculo “Peça a Nossa Senhora” e indicados a várias categorias como iluminação e ator, com Raíssa Gurgel, que foi indicada como melhor atriz coadjuvante. Os professores da rede municipal de ensino apresentam a peça “Maldita Parentela” que foi vencedor na categoria de melhor ator, com José Sobrinho. Também foram indicados na categoria atriz e ator coadjuvante, melhor figurino, espetáculo e melhor atriz.

“A Mocaspe foi uma das melhores de todos os tempos. Eles trazem sempre a renovação de artistas com muitos jovens. Fizemos um evento justo. Queremos agradecer também a comissão da Mostra, que trabalhou junto conosco. O nosso objetivo é que a cada ano, melhoremos as ações culturais em nossa cidade”, comentou Abidoral, gerente de Cultura.

Premiação

CATEGORIA ASPIRANTE
Espetáculo – Dolores
Direção – Marcos Bracho (Dolores)
Ator – José Sobrinho (Maldita Parentela)
Atriz – Sheila Nayno (A Luz Que Enxergo Dentro De Ti)
Ator Coadjuvante – Marlon Albuquerque (Amor Em Pedaços)
Atriz Coadjuvante – Raíssa Gurgel (A Nossa Senhora)
Iluminação – Rafael Dinarck (A Luz Que Enxergo Dentro De Ti)
Sonoplastia – Washigton Augusto (A Luz Que Enxergo Dentro De Ti)
Figurino – Val Martins (Poemas Ao Vento)
Maquiagem –  Manny Santos (Poemas Ao Vento)
Cenário – Val Martins (Poemas Ao Vento)
Texto – Emmanuel Matheus (Vidigal)
Texto Cabense – Ramon Bismarck (Aquele Homem Era)

CATEGORIA MASTER
Espetáculo – 4:48
Direção – Ananda Swamy (4:48)
Ator – Marcos Bracho (Dolores)
Atriz – Ana Percy (4:48)
Iluminação – Jailson Vidigal (E Se A Gente)
Sonoplastia – Ananda Swamy (4:48)
Figurino – Ananda Swamy (4:48)
Maquiagem –  Madson de Paula (Vidigal)
Cenário – Ananda Swamy (4:48)
Texto Cabense – Alcy Saavedra (Corredor)
Prêmio Especial do Júri – Espetáculo Amor Em Pedaços

Texto: Ákila Soares – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Prefeitura do Cabo reativa feira livre em Jussaral


Localizado a cerca 60 km do Cabo de Santo Agostinho, o distrito de Jussaral não tinha nenhum atrativo para que os turistas e moradores da localidade pudessem desfrutar. Para isso, eles precisavam se deslocar até o centro ou à cidade vizinha, Vitória de Santo Antão, para realizar suas atividades.

Pensando no bem-estar e na comodidade da população de Jussaral, a Prefeitura do Cabo reativou a feira ao ar livre, que vende todo tipo de mercadoria. A reativação da feira, que começou no início de outubro, tem movimentado o distrito economicamente, trazendo assim, benefícios para os comerciantes que não tinham uma rentabilidade positiva.

Sem a feira, Jussaral já movimenta 300 mil reais por mês, porém o valor era deslocado para outras regiões por causa da falta de atrativo. Foi o que afirmou o Gerente de Fomento, Ramos Silva. “Agora, com o comércio, além do valor ficar na zona rural, aumentará ainda mais com a reativação desta feira”, disse. “Estamos trabalhando para que tenhamos outras empresas beneficiando nossos munícipes”, completou ele.

TURISMO – Além disso, desde o dia 1º de outubro, acontece na região o Festival de Turismo Rural. O evento é promovido pelos moradores da comunidade juntamente com a Paróquia de São José e de empresas de comércio, Ecoturismo e Turismo de Aventura. Várias atividades como rapel, moto trilha e caminhada ecológica estão realizadas até este domingo (29).


Texto: Ákila Soares – Secom/Cabo
Foto: Léo Domingos

Profissionais de Saúde do Cabo recebem treinamento para identificação de novos casos de hanseníase

Teve início nesta segunda-feira (23/10), a capacitação em hanseníase para médicos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas da rede municipal de Saúde do Cabo de Santo Agostinho, no Centro Administrativo Municipal (Cam 1). O objetivo é aumentar a identificação de novos casos da doença, possibilitando o diagnóstico precoce.

O Cabo está entre os municípios de Pernambuco que apresentou em 2016 o surgimento de novos casos, principalmente em jovens de 15 anos. O treinamento é feito por especialistas do Ministério da Saúde, dentro do Projeto “Abordagens Inovadores para Intensificar Esforços para um Brasil Livre de Hanseníase”, desenvolvido em parceria com a Organização Panamericana da Saúde (OPAS).

Hoje foi um dia de aulas teóricas. Nesta terça-feira (24) o grupo será distribuído em três equipes. Elas vão realizar a parte prática, com atendimento de pacientes na Unidade de Saúde da Família (USF) de Caçari, em Ponte dos Carvalhos, das 8h30 às 16h30.  Outro grupo fará atendimento na USF da Mangueira, das 13h às 16h30.

O treinamento realizado pelo Ministério da Saúde prossegue até o dia 26, com todas as equipes numa grande ação voltada para  o atendimento à população, em Ponte dos Carvalhos, na Escola Maria José Paiva, a partir das 8h30.

“A hanseníase pode incapacitar se o diagnóstico não for precoce”, disse a fisioterapeuta do Ministério da Saúde Geísa Campos. Ela reforça a importância da população estar atenta aos sintomas e procurar a unidade de saúde mais próxima para iniciar o tratamento.

DADOS – Em 2016 o Estado de Pernambuco registrou 1.856 casos novos de hanseníase. Desses, 176 (9,5%) foram em menores de 15 anos. Do total de casos novos e avaliados quanto ao Grau de Incapacidade Física (GIF) no diagnóstico, 86 iniciaram o tratamento com GIF 2.

No Cabo de Santo Agostinho, no mesmo ano, foram registrados 74 novos casos na população em geral, o que corresponde a 3,9% do total de casos novos diagnosticados no Estado. Do total desses casos, 9 foram em menores de 15 anos.

O Cabo tem 152 pessoas em tratamento da hanseníase, no Centro de Testagem Herbert de Sousa. Além do tratamento, os pacientes participam dos grupos autocuidado e geração e renda, criados para auxiliar no resgate da autoestima e de atividades rotineiras, que apresentam dificuldades em função das sequelas da doença.

SINTOMAS – A hanseníase pode ser curada com 6 a 12 meses de tratamento. Seu diagnóstico é clínico, mas se descoberta em estado avançado, a hanseníase pode virar uma doença crônica e deixará sequelas. Seu tratamento precoce evita deficiências. Os sintomas mais comuns são manchas claras ou vermelhas na pele, diminuição da sensibilidade, dormência e fraqueza nas mãos e pés.

Texto: Ana Cristina Lima/Secom
Fotos: João Barbosa

segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Dia de Ação de Graças será comemorado com culto e louvor na próxima semana

No próximo dia 31 é celebrado o Dia Municipal da Reforma Protestante e de Ação de Graças do Cabo de Santo Agostinho. Para celebrar a data, o Conselho de Pastores do município, com o apoio da Prefeitura, preparou uma grande noite de louvor e adoração com a apresentação da cantora Aline Barros e do Reverendo Hernandes Dias Lopes. O evento vai contar também com a presença de várias autoridades evangélicas da região.

O culto será realizado na Praça cívica 9 de julho, que fica situada às margens da (PE-60, km 2), a partir das 19h. O dia 31 de Outubro, que é feriado municipal, entrou para o calendário oficial da cidade como o Dia Municipal de Ação de Graças, instituído pelo prefeito Lula Cabral, por meio da Lei 2.313/2005.

REFORMA PROTESTANTE – A Reforma Protestante foi um movimento reformista cristão culminado no início do século 16 por Martinho Lutero (1483-1546), na Alemanha. Em 2017, esse processo histórico completa 500 anos, sendo hoje considerado um dos eventos fundamentadores da história moderna.

Secom/Cabo

Professores da rede do Cabo recebem capacitação sobre prevenção do suicídio com profissionais de saúde


Uma ação integrada entre as Secretarias Municipais de Saúde e Educação do Cabo de Santo Agostinho promoveu a capacitação de professores, na perspectiva de trabalhar o acolhimento e assistência de estudantes na rede de saúde. A preocupação surgiu após a ocorrência envolvendo o suicídio de uma adolescente, no município.

Nesta sexta-feira (20/10), o psicólogo da rede, Wandeilton França e profissionais dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), estiveram na Escola Municipal Professor Jason Brandão orientando os educadores sobre o tema suicídio.  “ A ideia é subsidiar os professores de informações   sobre o tema e dar conhecimento sobre a rede de assistência que dispomos no município”, disse a coordenadora da Política de Saúde Mental, Danielle Moura.

A Prefeitura planeja integrar as ações – saúde, escola e família – no sentido de promover os cuidados e assistência ao público jovem. Danielle ressaltou que os pais de alunos também serão convidados para palestras. “A reunião servirá para tirar dúvidas sobre o tema suicídio, além da apresentação da Rede de Assistência da Saúde, na perspectiva da prevenção de outras situações”, declarou.

O trabalho da Saúde faz parte de um Projeto Piloto que deverá se expandir para outras unidades de ensino. No mês passado, vários profissionais de saúde debateram o assunto no município, dentro da Jornada do Setembro Amarelo, mês dedicado ao tema suicídio.

PREVENÇÃO – A psiquiatra e membro da Sociedade Pernambucana de Psiquiatria, Luciana Paes, explica que os casos de suicídio ganharam mais percepção em todo o mundo. A maioria das pessoas, que cometem suicídio, passam por algum tipo de transtorno mental.  “Depressão, transtornos de personalidade, uso de drogas e álcool, e casos de esquizofrenia são algumas das doenças que podem levar ao suicídio”, diz Luciana Paes.

Texto: Ana Cristina Lima – Secom/Cabo
Foto: Léo Domingos