A oportunidade de se capacitar oferecida gratuitamente pela Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), já atraiu a atenção de cerca de 1,5 mil inscritos, nestes quatro primeiros dias de pré-inscrição. Serão oferecidos 20 cursos nesta primeira etapa de qualificação. Outros interessados ainda podem garantir uma vaga comparecendo, até o dia 18 deste mês, à sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Avenida Historiador Pereira da Costa, em frente à Praça da Bíblia, no Centro).
Segundo a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Lytiene Rodrigues, esta é mais uma ação realizada em parceria com instituições que, junto com a prefeitura, estão preparando o município para a Copa das Confederações e para a Copa do Mundo de 2014. “O Senac tem sido um grande parceiro, não só na área de capacitação, mas também na contribuição do desenvolvimento local, ajudando as unidades de comércio e serviços do município, juntamente com o Sebrae, a se desenvolverem economicamente.
Os cursos fazem parte do Programa Senac de Gratuidade (PSG) e são implantados no município que demonstrarem interesse e necessidade de qualificar sua população.”A parceria vai ser muito boa para o município, já que o Senac é a maior instituição de formação profissional do Brasil”, destacou o gerente de Formação Profissional do Senac, Sandro Diniz.
Os cursos mais procurados até o momento são para auxiliar administrativo, almoxarife, recepcionista e auxiliar de pessoal. De acordo com o coordenador de Qualificação Profissional do município, Ian Karlo, a procura pelas inscrições nos cursos tem sido intensa e satisfatória. “Com esse grande número de pessoas que estão se inscrevendo, esperamos preencher rápido todas as vagas. Queremos qualificar o maior número de pessoas e gerar oportunidade de emprego e renda para elas”, relatou.
A estudante Luana Mayara da Silva, 19, moradora de Ponte dos Carvalhos, escolheu o curso de auxiliar administrativo e estava muito contente com a oportunidade. “Essa é uma ótima chance de se preparar para o mercado de trabalho. Vamos poder nos capacitar com uma das melhores instituições do ramo”, comemorou.
O operador de máquinas, Waldir da Silva Ferreira, 32, já teve a chance de se capacitar pelo município, no último Pró-Jovem Urbano, aprovou e agora pretende se capacitar como auxiliar administrativo. “Estou cada vez mais querendo me qualificar e adquirir conhecimentos pensando nas vagas que vão surgir com a Copa do Mundo de 2014, por isso estou sempre aproveitando essas boas oportunidades oferecidas pela Prefeitura do Cabo”, destacou.
Nesta primeira fase, serão 20 cursos. São eles: agente comunitário (200), atendente de lanchonete (25), camareira em meios de hospedagem (100), cuidador de idoso (75), almoxarife (175), auxiliar de pessoal (175), auxiliar administrativo (175), operador de supermercados (50), recepcionista (200), agente de informações turísticas (100), monitor de recreação (75), organizador de eventos (75), recepcionista de eventos (75), recepcionista em meio de hospedagem (75), administrador de rede (100), operador de computador (360), operador de computador Linux (80), programador de sistemas (120), programador de web (120) e programador de web com PHP (120).
SERVIÇO - Para se inscrever, é preciso ter idade entre 16 e 59 anos, ter o ensino fundamental completo e apresentar RG e CPF. Na matrícula, que será agendada por telefone pela equipe da secretaria, o aluno precisa levar, além do RG e CPF, a ficha escolar 18. Mais informações: 3521-6793 e 3521-2430.
Texto: Loyane Farias – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário