terça-feira, 22 de maio de 2012

Grande mobilização marca o Dia de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes










Uma carreata com cerca de 20 carros, entre caminhões, ônibus, betoneira, kombis e carros passeios, saiu de Suape até o Centro do Cabo de Santo Agostinho, na manhã desta sexta (18/05), para alertar a população sobre o Dia Nacional de Combate a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Esta é uma das diversas ações realizadas no município, através da Secretaria de Programas Sociais, com a parceria do Sest/Senat, o Intercement, do grupo Camargo Correia e apoio das secretarias municipais e dos conselhos ligados aos direitos das crianças e dos adolescentes do município. O tema da mobilização deste ano é Assuma o seu papel! Mais responsabilização diante desse crime.

De acordo com a secretária de Programas Sociais, Maria do Carmo Silva, o evento está dentro de uma programação iniciada desde a última segunda-feira (14/05) no município. “Estamos mobilizando e levando a reflexão para toda a população sobre o papel e a responsabilidade de todos, que é o de identificar qualquer suspeita ou ato de violência, exploração e abuso contra a criança e o adolescente”, relatou ela, que também é presidente do Conselho Municipal de Promoção e Defesa da Criança e do Adolescente (Comdcasa). “O grande chamado, é divulgar e pedir que as pessoas não se omitam e disque 100 para realizar a denúncia”, orientou. 

Ao final da carreata, os participantes seguiram para o auditório do Centro Municipal Administrativo (CAM), onde estava sendo realizado o Seminário sobre Responsabilização, ministrado pela palestrante Jacione Amaral, psicóloga do Programa Novo Sentido, que oferece no município um serviço de enfrentamento à violência ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.

A conselheira Tutelar da Criança e Adolescente do município, Jane Santos, e o conselheiro Estadual da Criança e do Adolescente, Nivaldo Pereira, estavam entre os presentes compondo a mesa do seminário. O conselheiro destacou a importância de ações como essas. “Esta mobilização serve também para integrar o governo na realização de ações conjuntas com todos os atores que fazem parte dessa grande rede de proteção para garantir cada vez mais os direitos das crianças e adolescentes”, pontuou. 

“Os profissionais precisam ficar em alerta com a violência que é exercida contra nossas crianças e jovens. Isso vem crescendo cada vez mais no nosso país e estando informados poderemos ajudar a combater este tipo de crime e diminuir esses índices”, declarou a psicóloga do Programa de erradicação do Trabalho Infantil (Peti) do Cabo, Alana Estanislau, que estava como ouvinte. 

A mobilização continua durante a tarde desta sexta-feira (18/05) e encerra neste sábado (19/05). Confira a programação:

- Sexta-Feira (18/05)

PANFLETAGEM
Locais: Feira Livre, Estação Ferroviária e Pátio de Lazer – Mercadão
Participantes: Arte-educadores com a Kombi Itinerante
Horário: 6h às 7h / 19h às 17h / 18h às 20h


MOSTRA DE ESQUETE INFANTIL CARROSSEL DA ALEGRIA
Local: Praça do Jacaré
Participantes: Crianças
Horário: 16h

AÇÃO 

Panfletagem com os arte-educadores, grupo de Grafitagem e Hip Hop.
Local: Praça da Estação
Participantes: moradores do Município
Horário: 9h às 17h

- Sábado (19/05)

PANFLETAGEM
Locais: Praias (Suape e Gaibu)
Participantes: Arte Educadores com a Kombi Itinerante
Horário: 9h às 13h

Texto: Loyane Farias – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário