terça-feira, 22 de maio de 2012

Prefeitura e Comded abrem conferência em defesa dos direitos da pessoa com deficiência





A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, em parceria com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comded), realizou nessa terça-feira (15/05) a abertura da 2ª Conferencia Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O evento ocorreu no auditório do Centro Administrativo Municipal (Cam), na Torrinha (Centro) e segue até esta quarta-feira (16/05) no mesmo local. Este ano o tema trabalhado “Um olhar através da Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, da ONU: novas perspectivas e desafios”.

A secretária de Programas Sociais do Cabo, Maria do Carmo da Silva, ressaltou, na ocasião, a importância da conferência para o município. “Estamos reunidos mais uma vez para discutirmos questões pertinentes à pessoa com deficiência. Neste espaço podemos debater, dialogar e propor diretrizes que irão impactar a sociedade como um todo e também as esferas municipal, estadual e federal”, assegurou ela. 

De acordo com a presidente do Comded do Cabo, Marilúcia Cordeiro, o evento tem o objetivo de elaborar propostas que serão encaminhadas às conferências estadual e nacional para a criação de políticas públicas relacionadas aos direitos da pessoa com deficiência. “A conferência é um espaço democrático onde todos podem e têm o direto de averiguar, propor e discutir as políticas públicas para a nossa cidade”, explicou.

Para o presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, José Diniz Júnior, as conferências realizadas em Pernambuco são de extrema importância para a garantia dos diretos da pessoa com deficiência. “Aqui podemos discutir a temática para elaboração de políticas públicas em defesa desse público. Por isso é importante que todos tenham a consciência que este é o momento de reivindicar os direitos com o governo municipal e depois levar a pauta para a conferência estadual”, declarou Diniz. 

Durante a conferência vão ser formados grupos temáticos para debater os seguintes assuntos: educação, esporte, trabalho, reabilitação, acessibilidade, comunicação, transporte, saúde, prevenção, segurança, acesso à justiça e proteção social adequada. No evento ainda haverá a eleição dos delegados locais que participarão da 4ª conferência estadual, marcada para o mês de julho.

Na ocasião estiverem presentes também o presidente da Associação Pernambucana de Cegos (Apec), Antônio Muniz , alguns conselheiros e autoridades do município, além dos representantes comunitários e governamentais. Na cerimônia houve ainda uma apresentação do Grupo de Percussão Especial do município. 

Texto: Amanda Falcão - Estagiária da Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário