Uma parceria entre a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho e o Consórcio Conest (que está construindo a Refinaria Abreu e Lima), movimentou o comércio e valorizou mais uma vez a cultura local. É que nesta quarta-feira (16/05) foi realizada a 1ª FON- Feira de Oportunidades e Negócios. O evento aconteceu na vila residencial da Conest, situada em Garapu, onde estão alojados 2,3 mil funcionários do consórcio. A ação teve o objetivo de levar aos trabalhadores um pouco do que é oferecido no artesanato do município sem que eles precisassem se deslocar para realizar suas compras.
Segundo a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Lytiene Rodrigues, a parceria interfere positivamente na atividade econômica local. “Além de gerar a oportunidade de comercializar, expor e divulgar o trabalho dos artistas locais, a iniciativa desenvolve também a integração do artesanato, através das Mulheres Empreendedoras e dos artesãos cadastrados na nossa secretaria”, pontuou.
Na ocasião, além do artesanato, 17 estandes estavam comercializando produtos de diversos ramos, como confecção, calçados, perfumaria, entre outros segmentos. De acordo com a assistente social da Vila Conest, Sheila Silva, a parceria é boa tanto para o município, como também para o consórcio, já que os funcionários estão suprindo uma necessidade que existia há algum tempo. Aliado a isso, está sendo cedido um espaço para expor e comercializar produtos e o artesanato local. “A ideia surgiu da necessidade dos trabalhadores de realizarem suas compras e não terem tempo hábil, por encontrar o comércio fechado ao término do expediente”, relatou Sheila.
Para a artesã Marluce Maria dos Santos, 62, moradora da Cohab, além de gratificante, participar da feira também foi bastante rentável. “É muito bom ver pessoas de fora do Estado admirarem e reconhecerem o nosso trabalho”, comemorou. O encarregado de pintura, Noé da Hora Monteiro, 45, é morador da Vila há seis meses e aprovou a iniciativa. “Estou muito satisfeito com a ideia de trazer uma feira para dentro do alojamento, onde pudemos realizar nossas compras com todo o conforto e segurança”, comentou.
De acordo com o coordenador de Indústria e Comércio, Tone Pereira, a feira vai acontecer uma vez por mês. “Os comerciantes e artesãos que estiverem interessados em participar desta e de outras feiras podem procurar a sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo”, informou. Mais informações pelo telefone 3521-6793.
Texto: Loyane Farias – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário