terça-feira, 22 de maio de 2012

Prefeitura abre oficialmente campanha de vacinação contra a gripe no município






A campanha de vacinação contra a gripe da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho foi aberta oficialmente na manhã deste sábado (05/05). O lançamento foi realizado durante a inauguração da nova Unidade de Saúde da Família (PSF) da Mangueira, situada no distrito de Ponte dos Carvalhos. A campanha é uma iniciativa da Secretaria de Saúde do município e conta com o apoio do Rotary Club.

“Proteger é cuidar. Vacinação contra a gripe”. Este é o slogan da campanha de vacinação deste ano. Durante este sábado, todos os PSFs participaram da mobilização nacional com aplicação da vacina, que é destinada a idosos a partir de 60 anos, gestantes, crianças a partir de seis meses menores de dois anos, além de profissionais da saúde. A vacinação segue até o dia 25 deste mês.

“Acho muito importante essa campanha, pois acredito que prevenir seja o melhor caminho. Fico feliz em ver que os moradores de Ponte dos Carvalhos compareceram neste dia tão especial”, disse o vice-prefeito, José Ivaldo Gomes, que esteve presente na abertura.

“O objetivo da campanha é atenuar os quadros gripais ao longo do ano nessas faixas etárias em foco”, pontuou o secretário de Saúde do município, Luiz Henrique. Para a coordenadora municipal do Programa Nacional de Imunização (PNI), Ângela Gomes, medidas preventivas podem auxiliar no combate à doença. “Existem formas simples de evitar o contágio e uma delas é o hábito de lavar as mãos. Com essa vacina acreditamos imunizar a sociedade e inibir que a gripe se prolifere”, afirmou ela.

A dona de casa, Vera Lúcia de Almeida, 62 anos, comentou animada que não perde a campanha de vacinação. "Todos os anos eu e meu marido nos vacinamos contra a gripe. Procuro tomar todos os cuidados possíveis e quase nunca adoeço", disse.


GRIPE – É uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório e cuja transmissão se dá por meio de secreções da pessoa contaminada, ao falar, tossir e espirrar, como também pelas mãos infectadas. Entre os sintomas estão congestão nasal, rinorreia, tosse, rouquidão, febre variável, mal-estar, mialgia e cefaleia.

Texto: Ageu Lima- Estagiário da Secom/ Cabo
Fotos: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário