quinta-feira, 1 de março de 2012

Centro de Artesanato é entregue à população totalmente reformado e requalificado









A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho entregou à população, na tarde dessa quarta-feira (29/02), a reforma e requalificação do Centro de Artesanato Arquiteto Wilson Campos Júnior, localizado no bairro da Cohab, às margens da PE-60. A solenidade contou com a presença do prefeito Lula Cabral, do vice-prefeito José Ivaldo Gomes, além de representantes da família Wilson Campos Júnior (que é homenageado dando nome ao centro) e de entidades ligadas ao artesanato, secretários municipais e vereadores.

O local é uma das sedes de trabalho dos ceramistas do município e será também um espaço de referência para o artesanato no Estado. Com as melhorias, o Cabo vai poder atender melhor seus artesãos, bem como visitantes e turistas. “Estamos entregando um espaço digno, onde os artesãos cabenses podem fabricar, expor e vender suas peças. Além disso, todo produto fabricado aqui sai com o selo que o identifica, levando o nome do Cabo para Pernambuco, o Brasil e o mundo”, relatou o prefeito Lula Cabral. 

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Abel Neto, a requalificação do centro, realizada em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) através do Projeto Imaginário, agregou conhecimento e tecnologia ao artesanato cabense. “É uma alegria poder dar oportunidade aos artesãos de melhorar sua arte e poderem difundi-la pelo mundo”, frisou. O Sebrae e a Companhia Pernambucana de Gás (Copergás) também contribuíram para o projeto. 

O centro conta agora com oito tornos (aparelhos que auxiliam na modelagem do barro), uma maromba e um fatiador (para o seu processamento), dois fornos a gás (um deles com capacidade para vitrificação). O processo desenvolvido pela UFPE permite a utilização de um esmalte sem chumbo para a fabricação de peças para a culinária, sem riscos à saúde.

Com todos esses aparelhos para elevar a qualidade das peças, a UFPE, junto com alguns oleiros, criou novas linhas de produtos com designer diferenciado para agregar valor aos produtos e garantir melhor rentabilidade na hora da venda, valorizando assim cada vez mais a mão-de-obra local. “Antes nós trabalhávamos com quase lucro nenhum. Com a implantação da tecnologia, produzimos peças de qualidade e ganhamos mais”, contou animada a artesã da Associação de Ceramistas do Cabo, Andréa Alcântara, 23, moradora do bairro Mauriti. 

As pessoas que visitaram o centro nessa quarta tiveram a oportunidade de constatar as melhorias realizadas no prédio principal e no entorno. O espaço ganhou um novo estacionamento com área arborizada, um galpão, que servirá para beneficiamento do barro na produção das cerâmicas, além de um grande salão onde os oleiros poderão produzir e expor suas peças. 

Na solenidade de entrega, as Mulheres Empreendedoras puderam expor seus produtos na área externa no centro, destinado à realização de feiras e exposições. Também houve a apresentação da peça “Cadê meu boi?”, espetáculo que faz parte do Festival Nacional de Teatro de Rua do Cabo, que acontece até este sábado no município.

A costureira Maria Letícia de Santana, 61, moradora de Enseada dos Corais, fez questão de conferir como ficou o centro de artesanato. “Estou maravilhada. Continuarei sempre visitando, ainda mais agora que o município tem um lugar destinado ao artesanato”, declarou. 

Texto: Loyane Farias – Secom/Cabo 
Fotos: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário