O prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral, assinou nessa quarta-feira (29/02) a ordem de serviço para a construção de mais uma unidade modelo do Programa Saúde da Família (PSF), que será instalado na Charneca, na comunidade de Novo Horizonte. A unidade será o 40º PSF do município. A solenidade aconteceu no próprio terreno onde ela será erguida e contou com a participação do vice-prefeito José Ivaldo Gomes, de moradores da localidade, além de secretários municipais e vereadores.
O terreno tem 240m², sendo 200 de área construída. A unidade está projetada para ser feita em dois níveis, térreo e no primeiro andar. Todos os atendimentos serão feitos na parte inferior para garantir a acessibilidade dos usuários, que contarão com atendimentos médicos, odontológicos, de enfermagem, de educação em saúde e saúde comunitária. O espaço vai receber equipamentos com tecnologia de última geração, salas de curativos, nebulização e imunização (vacinas), instalações sanitárias completas, além de todos os cômodos necessários para o desempenho das atividades de um PSF. A parte superior ficou reservada para atender às funções administrativas, apoio de copa e almoxarifado.
“Em sete anos e dois meses de mandato, nós trabalhamos muito pela comunidade da Charneca. A prova disso é que a primeira unidade da escola modelo foi entregue aqui. Agora estamos assinando a construção do PSF modelo de Novo Horizonte”, frisou o prefeito Lula Cabral. “Buscamos, cada dia mais, aperfeiçoar nossos serviços para oferecer uma melhor qualidade de vida à nossa população”, completou.
De acordo com o secretário de Saúde do município, José Carlos de Lima, as obras começam na próxima semana, e a previsão de término é de seis meses. Segundo ele, a instalação dos PSFs tem a finalidade de ampliar a cobertura e aumentar a assistência à saúde. “Queremos aumentar o nosso quadro de cobertura que hoje é de 70% para 80%”, informou.
Os moradores do bairro que precisam de atenção básica à saúde são atendidos nos postos da Charneca 1, 2 e 3. Com a implantação do PSF em Novo Horizonte, aproximadamente 4 mil pessoas vão poder realizar atendimento na própria comunidade. O vice-presidente da Associação de Moradores de Novo Horizonte, Cícero Mariano, 40, tem certeza que a vida da população local será outra. “Para ter a assistência médica no posto mais próximo, tínhamos que andar quase dois quilômetros e ainda atravessar a BR-101. Agora tudo vai mudar”, frisou.
Texto: Loyane Farias - Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário