terça-feira, 27 de março de 2012

Violência contra a mulher é tema de palestra promovida pela Prefeitura









A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho realizou, na manhã desta terça-feira (27/03), uma palestra com o tema “Violência Contra a Mulher: Discutindo as Relações de Opressão e Desigualdades”. A iniciativa foi da Secretaria Executiva da Mulher, em parceria com a Secretaria de Educação. A ação fez parte das comemorações em homenagem ao Dia Internacional da Mulher (8 de março) e aconteceu no auditório da Secretaria de Educação, no centro do Cabo.

O objetivo da palestra foi discutir de maneira mais clara a Lei Maria da Penha e suas atribuições, possibilitando que os agressores de mulheres no âmbito doméstico ou familiar sejam presos em flagrante ou tenham sua prisão preventiva decretada.

“É muito importante ter esses diálogos com as mulheres, pois estamos realizando um trabalho de prevenção e, com isso, poderemos esclarecer cada vez mais as ferramentas que as mulheres podem utilizar no caso de sofrer algum tipo de violência domestica”, disse a secretária Executiva da Mulher, Lucidalva Nascimento. 

Para a psicóloga Renata Braga, que é coordenadora do Centro de Referência Maria Purcina, no Cabo, é essencial que as mulheres vítimas desse tipo de sofrimento procurem os atendimentos especializados e as delegacias de Polícia. “O nosso principal foco é que as mulheres denunciem, porque o objetivo é que esses serviços prestados pela Prefeitura estejam sempre aptos a atender esses casos”, pontuou a psicóloga, uma das palestrantes. 

O delegado de Polícia do Cabo, Artur Tito, que também participou da palestra, frisou que, ao longo dos anos, a mulher obteve muitas vitórias e que isso não pode esquecido. “Foi muito difícil atingir essas conquistas e essa luta não pode parar”, afirmou. O delegado ainda lembrou da importância em se implantar uma delegacia da mulher no município. “A população precisa se articular para trazer uma unidade dessas, pois assim acredito que isso diminuiria muito mais os crimes contra a mulher”, comentou. 

Texto: Ageu Lima- Estagiário da Secom/ Cabo de Santo Agostinho
Fotos: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário