Estudantes do Cabo de Santo Agostinho participaram, nesta sexta-feira (30/03), da aula inaugural dos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A solenidade foi realizada no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), no Loteamento Cidade Garapu, onde serão executadas as aulas. A realização dos cursos é uma iniciativa do Governo Federal, em parceria com os governos estadual e municipal, além do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia (IFPE) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
No município, a articulação foi feita através dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). 220 pessoas serão contempladas com o curso e, de acordo com a secretária de Programas Sociais, Edna Gomes, a prefeitura conseguiu ampliar a meta para mais 400 vagas. Até o final deste ano, serão 620 alunos qualificados. “A qualificação profissional dessas pessoas é um compromisso do prefeito Lula Cabral, compreendendo que, através da educação e do trabalho, elas podem exercitar a cidadania e ter uma vida digna com a sua família”, declarou a secretária.
O diretor do Senai do Cabo, Eduardo Veiga, também deu as boas vindas aos novos alunos. “É um espaço muito importante que está sendo aberto. Um programa para pessoas com dificuldade de acesso à informação e à qualificação vai mudar o quadro de formação no município”, afirmou.
O Pronatec tem o objetivo de ampliar a oferta de educação profissional e melhorar as condições de inserção do trabalho, melhorando a vida da população. Os alunos são oriundos do Programa Bolsa Família e têm entre 18 e 59 anos. A vendedora Maria José Mendes, 40 anos, ficou muito feliz com a iniciativa. “Vou fazer o curso de profissionalização e me qualificar para conseguir um emprego, estou muito feliz”, comemorou. Para mais informações os interessados devem entrar em contato com os Cras do município.
Texto: Rafaela Jaques - Estagiária da Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário