sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Cabo apreende animais soltos em vias públicas

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho retomou, nessa quinta-feira (25/08), a apreensão de animais de médio e grande porte soltos em vias urbanas da cidade.  A ação, realizada pela Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Vigilância Ambiental (CVA), tem como objetivo reduzir o risco de acidentes e a proliferação de doenças.

Na manhã desta sexta (26), foram apreendidos três cavalos na operação, realizada nos bairros da Cohab, Vila Social e Destilaria. Na quinta, os locais contemplados foram Ponte dos Carvalhos, Charneca e Centro. Para o coordenador do Programa de Controle da Raiva Animal, Sérgio Rocha, os animais apreendidos são encaminhados para o CVA e só serão retirados pelos donos depois do pagamento de taxas. “Nossa ação será rotineira, e os donos dos animais precisam ter o cuidado de manter seus bichos em lugares privados para garantir o bem estar da população”, explicou.

Segundo o secretário de Saúde, Gilson Cabral, a operação é uma reivindicação antiga da população e visa prevenir acidentes de trânsito, proliferação de doenças e transtornos a moradores e comerciantes. “Semanalmente estaremos nas ruas buscando conscientizar cada vez mais os donos a manterem seus animais em lugares apropriados”, destacou.

A Lei 1.794 de 1997, que dispõe sobre o controle e proteção de populações animais, bem como sobre a prevenção de zoonoses no município, diz que todo e qualquer animal errante encontrado sem qualquer processo de contenção, assim como em condições inadequadas, passa a ser de responsabilidade do poder público municipal.

Os donos poderão reclamar a posse dos animais em até três dias. A liberação acontecerá mediante a apresentação de documentos pessoais e o pagamento de taxas públicas correspondentes à remoção, transporte e manutenção de animal. Nos casos em que a posse não for reclamada, os animais serão encaminhados para adoção devidamente vacinados e registrados.

Para denunciar animais soltos em vias públicas a população pode ligar para o fone: (81) 3524-9030 (CVA).


Texto: Samantha Rúbya – Ascom da SMS/Cabo
Fotos: Arquivo da SMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário