Diversas autoridades prestigiaram a solenidade, como os secretários de Educação, Adelson Moura, e de Cultura, Rinaldo Costa, bem como representantes da comissão de protagonismo social da Universidade Federal de Pernambuco (Campus Cabo), além dos familiares de Celina de Holanda. Durante a cerimônia, diversos acadêmicos da literatura pernambucana declamaram poesias de Celina de Holanda ou de outros escritores. São eles: Joel Marcos, Jenifer Amorim, Belly Nascimento, Esperantivo, Jorge Lopes, Vera Rocha e Ivan Marinho. Houve participação especial de Valmir Jordão e Alan Salles, com a zabumba do Mestre China, e alunos do 9º ano da Escola Municipal Professor Antônio Benedito da Rocha, que emocionaram o público declamando poesias de Vera Rocha, Ivan Marinho e Celina.
No segundo momento, aconteceu a entrega da comenda Celina de Holanda do Mérito Literário aos cidadãos que se destacaram nos serviços prestados à literatura e à cultura pernambucana. Os comendadores foram Evânia Copino, atriz, encenadora e professora da Rede Municipal de Ensino do Cabo; Rosemberg Nascimento, coordenador da área de ensino em Linguagens da Rede Municipal, além dos poetas Jorge Lopes e Juarez Correia. Os homenageados foram escolhidos pelos membros da Academia Cabense de Letras
e condecorados pela poetisa Vera Rocha. Receberam menção especial ainda a assessora especial da Secretaria Municipal de Educação, Nelma Oliveira, pelo incentivo literário à comunidade cabense, e Ivan Marinho pela realização da quinta edição do encontro em parceria com a Sociedade dos Bacamarteiros do Cabo de Santo Agostinho (Sobac).
O evento agradou ao público em geral. “Encontros como esse são muito importantes para divulgar a cultura local e aproximar cada vez mais nossos estudantes das letras e arte. Usarei esse CD com meus alunos e divulgarei a obra de Celina”, comentou Gilzete Alves, professora da Escola Municipal Maria Thamar Leite da Fonsêca, em Enseada dos Corais. “Estamos bastante satisfeitos em resgatar grandes nomes de nossa literatura e música. Projetos como esse aumentam o pertencimento dos estudantes cabenses em relação a sua terra”, finalizou Adelson Moura, secretário Municipal de Educação.
Texto: Rosemberg Nascimento – Ascom da SME/Cabo
Fotos: João Barbosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário