quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Professores do Cabo estreiam comédia


Dez professores da Rede Municipal de Ensino do Cabo de Santo Agostinho da área de Linguagens estrearam o espetáculo “A incrível luta da sabedoria contra o poder”. A peça foi encenada nessa quarta-feira, no auditório Luiz Alves Lacerda, em Garapu. A plateia, que lotou o local, foi composta por técnicos da Secretaria de Educação do município, Conselho de Educação, alunos e professores das escolas municipais Professor Antônio Benedito da Rocha e Cremilda de Santana, além de amigos e familiares dos atores.

“A incrível luta da sabedoria contra o poder” foi escrita por Luiz Navarro e dirigida por Evânia Copino. Compuseram o elenco os docentes Mauro César (Escola José Clarindo, Ponte dos Carvalhos), Aldamare Santos (Escola Jason Brandão, Cohab), Edilene Leal (Escola Padre Melo, Charneca), Paula Costa (Escola Dr. Marivaldo Burégio, Centro), Rúbia Maria (Escola Cláudio Gueiros, Centro), Lucineide Santos (Escola Vereador Reginaldo Loreto, Ponte dos Carvalhos), Reginaldo Júnior (Escola Municipal Madre Iva, São Francisco), Sobrinho (Escola Júlio Carneiro, Usina Liberdade) e Rosemberg Nascimento (coordenador da área de ensino em Linguagens). Todos os professores ensaiaram dois meses para dar vida ao espetáculo.

Durante a apresentação, o público pôde acompanhar a história de um rei (Lucineide Santos) que governa o reino com tirania impossibilitando qualquer forma de democracia. O monarca é desafiado por dois espertalhões do reino (Mauro César e Sobrinho) a convocar eleições diretas, o que não acaba muito bem para a realeza. Com bastante humor, o enredo trouxe reflexões sobre diversos temas tais como respeito, fidelidade, soberania do povo, amizade, além de resgatar típicos personagens da realeza a exemplo dos conselheiros, artistas
de rua, donas de casa e guardas reais. Em todo o momento, os estudantes puderam interagir com o elenco através da trilha sonora e das provocações levantadas pelos professores-atores.

Os espectadores elogiaram bastante a peça teatral. “Queria parabenizar todos os professores de Linguagens apresentaram um belíssimo espetáculo, nos fazendo rir o tempo todo”, destacou Benedita Verônica, gerente de Ensino. “Após esta peça, irei me aposentar da Rede Municipal de Ensino. Estou muito feliz com a contribuição que dei ao longo destes anos”, enfatizou emocionada Aldamare Santos, que atuou como conselheira real. Depois do sucesso, o grupo pretende continuar se apresentando em outras regionais.

Texto: Rosemberg Nascimento – Ascom da SME/Cabo
Fotos: Jorge Luiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário