quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Anderson Ferreira e Lula Cabral acertam parceria


Prefeitos de cidades vizinhas, Anderson Ferreira, de Jaboatão, e Lula Cabral, do Cabo de Santo Agostinho, se reuniram, hoje, para tratar da revitalização do Canal de Curcurana e acabar com o problema crônico de alagamentos na área de fronteira, nos períodos de chuva. Atualmente, a Prefeitura do Jaboatão vem realizando o trabalho de microdrenagem na Estrada de Curcurana, mas é necessária uma parceria dos dois municípios para levar adiante uma ação mais ampla. Oitenta por cento do canal está em Jaboatão e 20% no lado cabense.

Anderson recebeu Lula Cabral em seu gabinete e ressaltou ser fundamental a união entre os dois municípios, ainda mais num momento de crise e quando os apoios financeiros são escassos. “Temos um alinhamento político e também administrativo, por isso pactuamos essa união. Quem ganha com isso são os moradores de Jaboatão e do Cabo, principalmente da Vila João de Deus e de Pontezinha”, disse o prefeito jaboatonense.

Na próxima segunda-feira, as equipes técnicas das duas prefeituras irão ao Canal de Curcurana para dar início ao projeto de limpeza e revestimento. “Não adianta Jaboatão e Cabo fazerem o recapeamento da Estrada de Curcurana, se não fizermos a obra no canal. Estamos unidos com um só objetivo, que é garantir melhores condições de vida para a população das duas cidades”, assegurou Lula Cabral.

Seminário discute saúde e segurança do trabalhador no Cabo

Com o objetivo de socializar as diretrizes básicas para implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores em empresas públicas e privadas, o 1º Seminário: Revisitando as Normas Regulamentadoras de Segurança e Saúde no Trabalho (NR-31, NR-32, NR-33) e a Importância da Notificação em Saúde do Trabalhador, reuniu  nessa quarta-feira (30/08), centenas de pessoas,  no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM 1) – Torrinha.

Promovido pela Secretaria de Saúde do Cabo de Santo Agostinho, através do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) e da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalhado (FUNDACENTRO), a atividade contou também com a presença de representes dos municípios de Recife, Palmares e Goiana.

Os participantes do evento puderam acompanhar palestras sobre: saúde do trabalhador e o papel do Cerest; notificação como estratégias de diagnóstico e monitoramento; NR-32 – segurança e saúde em hospitais e serviços de saúde;  NR-31 – segurança e saúde no setor rural, agrotóxicos e a saúde dos trabalhadores.

Para o secretário de Saúde, José Carlos de Lima, o seminário é muito importante para discutir o adoecimento do trabalhador. “É interessante revisitar as normas e técnicas para prevenir não só acidentes mas também o adoecimento do trabalhador”, destacou ele. “Aqui também vamos discutir a saúde do trabalhador na relação: trabalho e adoecimento, para aprimorarmos nossas ações e reestruturar ainda mais o Cerest”, completou José Carlos.

Texto: Amanda Falcão – Secom/Cabo
Foto: Léo Domingos

segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Prefeitura do Cabo e SENAI oferece curso de qualificação profissional


A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Cabo de Santo Agostinho, em parceria com o SENAI, abrem nessa segunda-feira (28/08), 20 vagas para o curso de Operador de Processos Logísticos com carga horária de 248 horas. Os interessados em se inscrever devem ter idade mínima de 16 anos e estar cursando ou ter o ensino médio completo.

As inscrições poderão ser feitas na própria Secretaria, que fica situada Av. Historiador Pereira da Costa, 594 – Centro. Os candidatos devem levar originais e cópias do RG, CPF, comprovante de residência e o título de eleitor.

Após a inscrição, os selecionados serão direcionados ao SENAI, onde realizarão a matrícula no dia 4 de setembro, às 13h, com a mesma documentação da inscrição, exceto o título de eleitor. As aulas devem ser iniciadas no  dia 11/09, das 13h às 17h.

Texto: Ákila Soares – Secom/Cabo

Controle Urbano e Defesa Civil realizam ação integrada para fiscalização de imóveis


A Superintendência de Controle Urbano e Defesa Civil do Cabo de Santo Agostinho realizaram nesta sexta-feira (25/08), uma ação integrada de fiscalização nos bairros São Francisco e Gaibu. A iniciativa segue a Lei Municipal N°1521/89, que determina à administração pública condicionar e restringir o uso e gozo de bens, atividades e direitos individuais em benefício da coletividade.

No bairro São Francisco, uma casa foi parcialmente interditada. O morador usou o muro de contenção para construir mais um cômodo, mais conhecido como “puxadinho”. O local foi interditado pela Defesa Civil, pois oferecia riscos de desabamento. “O dono foi notificado e o laudo técnico vai dizer quais providências serão tomadas com relação à construção irregular”, explicou a gerente de Defesa Civil, Ana Sandra.

Em Gaibu, uma pousada também recebeu vistoria e foi interditada. Na visita, os técnicos constataram que o local não dispunha da documentação necessária para o funcionamento. “Interditamos algumas áreas do pavimento superior, pois encontramos algumas rachaduras e fissuras na estrutura”, relatou Ana Sandra.

Segundo os técnicos da Superintendência de Controle Urbano, os dois proprietários dos imóveis, devem procurar a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente para se regularizar.  A população pode denunciar as construções irregulares do município, através do disque denúncia: 3521 2283 ou o 0800 281 8531.


Texto: Ákila Soares – Secom/Cabo
Foto: Léo Domingos

sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Prefeitura do Cabo divulga programação de 7 de setembro



A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, por meio da Secretaria de Educação, divulgou a programação do desfile cívico em comemoração a Independência do Brasil. O evento será nos dias 3, 7 e 10 de setembro. O tema escolhido para este ano foi “Riquezas Naturais, Sustentabilidade e Inclusão Social”.

De acordo com a secretária de Educação, Sueli Nunes, o município mantém viva esta tradição com o objetivo de resgatar o patriotismo. “Os temas escolhidos são sempre ligados à realidade do Cabo e suas potencialidades”, complementa Sueli Nunes.

Cinquenta e nove instituições entres escolas públicas municipais, estaduais, particulares, bandas marciais e a Filarmônica 15 de Novembro participarão do desfile cívico. No dia 3 de setembro, o evento acontecerá em Ponte dos Carvalhos, reunindo escolas de Pontezinha. Dia 7, será no Centro do Cabo e dia 10 em Jussaral, área rural do município. O assessor especial da Secretaria de Educação, Rosemberg Gomes Nascimento, explica que a descentralização facilita a participação das escolas. Os desfiles acontecerão a partir das 14h.

Uma novidade este ano é que em todos os palanques haverá um intérprete de libras. “A ideia é promover a inclusão social”, diz Rosemberg Nascimento.

ROTEIRO – Em Ponte dos Carvalhos, a concentração será na Igreja Presbiteriana e ruas laterais da Avenida Diomedes Ferreira. O palco vai ser montado em frente à Rua Petronilo Capistrano (Polivalente).

O palanque do Centro do Cabo, será montado em frente a antiga sede da Prefeitura. As escolas vão se concentrar em frente à Secretaria de Educação. Em Jussaral, o desfile vai reunir os estudantes em frente a Escola Municipal Marquês do Recife que de lá seguem até a praça principal, onde ficará o palanque.

As ruas por onde passarão os desfiles serão interditadas pela manhã. As demais Secretarias Municipais darão apoio ao evento, mantendo a equipe médica, realizando trabalho de limpeza, reforço na iluminação, fiscalizando o trabalho de ambulantes e realizando o controle do som em bares no percurso dos desfiles.


Texto: Ana Cristina Lima/Secom

quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Biblioteca Municipal Joaquim Nabuco comemora 76 anos de existência


Professores, alunos e a equipe da Secretaria de Educação do Cabo de Santo Agostinho estiveram reunidos nesta quarta-feira (23/08) para comemorar os 76 anos da Biblioteca Municipal Joaquim Nabuco, situada no Centro.

A comemoração iniciou com poesias recitadas por alunas da rede pública municipal. Uma delas foi Viviane Vitória. Ela é aluna do 9° ano do ensino fundamental, da escola-modelo Professor Antônio Benedito da Rocha, em Garapu. Viviane recitou a poesia “Nem tudo é fácil”, de Cecília Meirelles. “Sempre veio à biblioteca com meu pai. Leitura é tudo. A gente precisa disso para ter um bom diálogo com outras pessoas”, afirmou. Os músicos da Escola de Música José Ladislau Pimentel também estiveram presentes, alegrando o evento com canções clássicas, como: “Carinhoso”, de Pixinguinha.

“Hoje, estamos resgatando a importância do ler e escrever junto com nossos alunos, através dos contos”, declarou a secretária de Educação, Sueli Nunes. “Muitos jovens por não ter a consciência da educação se entregam aos caminhos difíceis, como as drogas. É pela educação que estamos aqui de mãos dadas, como agentes participantes da mudança”, disse a Secretária. “O nosso município está de parabéns por ter um lugar tão rico de informações e histórias como a nossa biblioteca”, completou Sueli.


Texto: Ákila Soares – Secom/Cabo
Foto: Naftali Emídio

População discute com a Prefeitura proposta para o PPA e a LOA


A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho encerrou nesta terça-feira (22) o recebimento de sugestões para elaborar o Plano Plurianual (PPA) e a Lei Orçamentária Anual (LOA). Esses instrumentos, junto com a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDA), definem as ações, programas e projetos do Governo municipal para os próximos quatro anos. A 2ª audiência pública aconteceu no auditório do Centro Administrativo (CAM 1) e contou com a participação de entidades de classe (sindicatos e associações), instituições civis e conselhos municipais.

O prefeito Lula Cabral foi representado pelo secretário de Governo e Orçamento Participativo, Paulo Farias. O evento teve a coordenação da secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Catarina Dourado. “A primeira audiência foi um momento rico de contribuição. Muitas demandas foram contempladas na Lei de Diretrizes Orçamentárias”, disse Catarina Dourado.

“ A partir de janeiro vamos governar com os planos e metas que estamos discutindo aqui . Por isso, é importante a participação da sociedade civil que está tendo vez e voz na construção de ações que pensam no município como um todo”, destacou Paulo Farias.

As solicitações da população incluíram, principalmente, propostas voltadas para políticas sociais, infraestrutura, moradia, construção de escolas e saneamento básico. As sugestões serão agrupadas para elaboração da versão final. O projeto do PPA e da LDO serão encaminhadas para aprovação da Câmara de Vereadores, no dia 5 de outubro.



Texto: Ana Cristina Lima/Secom
Foto: Léo Domingos

Semana da Pessoa com Deficiência começa no Cabo


Com o tema “Pessoa com deficiência: direitos, necessidades e realizações”, a Semana da Pessoa com Deficiência teve início nesta segunda-feira (21/08), no Cabo de Santo Agostinho.  O evento é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Programas Sociais e segue até a próxima sexta-feira (28), no Centro Administrativo Municipal (CAM 1) – Torrinha. Participaram também da atividade secretários municipais, representantes do legislativo e da sociedade civil.

O Grupo de percussão e especial do Cabo abriu o evento com a execução dos hinos do Brasil e do Cabo. Para que todos tivessem acessibilidade e desfrutassem melhor da solenidade, foi realizada uma audiodescrição para os deficientes visuais, feita por Maria do Carmo, gerente de Proteção Social Básica, além de intérpretes de libras para os surdos-mudos.

Na oportunidade, a secretária de Programas Sociais, Edna Gomes, representou o prefeito Lula Cabral e destacou alguns pontos importantes na política da pessoa com deficiência no município. “Sinto-me orgulhosa em ter feito as implantações como secretária da pasta em 2005 e o Cabo ser a primeira cidade a implantar o Conselho e a Conferência”, comentou. “Queremos colocar em prática as propostas que aqui serão discutidas. Temos uma grande dificuldade com relação à acessibilidade, por exemplo, mas estamos assumindo um compromisso para que isso aconteça. Queremos uma cidade inclusiva em todos os aspectos”, completou ela.

João Ivison, presidente da Associação da Pessoa com Deficiência do Cabo e paratleta na modalidade tiro com arco, foi o representante das entidades da sociedade civil no evento. “Temos que vivenciar as barreiras que passamos e superá-las. Estamos com uma boa parceira com a gestão do nosso município,  fortalecendo assim, a política para os deficientes. Essa Semana é muito importante para que a luta continue”, disse ele.

Texto: Ákila Soares – Secom/Cabo
Foto: Léo Domingos

sábado, 19 de agosto de 2017

Diretores escolares tomam posse na Câmara Municipal de Vereadores


Os novos diretores e coordenadores de escolas municipais do Cabo de Santo Agostinho foram empossados nesta sexta-feira (18), em solenidade na Câmara de Vereadores, pelo vice-prefeito Clayton Marques, que representou o prefeito Lula Cabral. Os 143 eleitos irão cumprir um mandato de dois anos.

O vice-prefeito destacou a importância do processo democrático nas escolas do município, que permite a participação popular. “Vocês vão gerenciar o maior instrumento de transformação, que é a escola. Desejo a todos sabedoria para exercer essa importante missão”, disse Clayton Marques.

A secretária de Educação, Sueli Nunes, destacou o trabalho dos professores na construção de uma escola de qualidade no Cabo de Santo Agostinho. “Somos gente, que acolhe gente. Por isso, tenho certeza de que vocês, novos diretores e coordenadores, vão desempenhar um trabalho ainda melhor, com qualidade e eficácia”, disse Sueli Nunes.

O secretário de Governo e Orçamento Participativo, Paulo Farias, enfatizou em seu discurso que é preciso dar condições para que o professor se qualifique cada vez mais, o que vem sendo feito pela atual gestão. “Não se faz um País justo sem educação de qualidade. E esta começa com os cuidados na primeira infância”, disse Paulo Farias.

ELEIÇÃO – O Cabo de Santo Agostinho adota as eleições diretas nas escolas desde 2005. Este ano houve uma grande participação, com 260 candidatos inscritos para dirigentes escolares. A eleição ocorreu em 95 escolas. Após a diplomação dos novos gestores, a Escola Municipal de Música José Ladislau Pimentel realizou uma apresentação para todos os presentes.

A solenidade contou com a presença de secretários municipais, vereadores, representantes do Sindicato dos Professores do Cabo, Conselho Municipal de Educação, ex-dirigentes e demais integrantes da comunidade escolar.

Texto: Ana Cristina Lima/Secom
Foto:

Município realiza Semana da Pessoa com Deficiência na próxima segunda-feira

A Secretaria de Programas Sociais do Cabo de Santo Agostinho e o Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência vão realizar a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência. As atividades têm início na próxima segunda-feira (21/08), às 14h, no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM 1)– Torrinha, e seguem até o dia 28 deste mês.

Com o tema “Pessoa com Deficiência: Direitos, necessidades e realização”, o evento tem como objetivo sensibilizar a sociedade quanto às políticas públicas e direitos da pessoa com deficiência.
Confira a programação:

Segunda-feira (21/08)
14h – Abertura da Semana da Pessoa com Deficiência
Apresentação Cultural
Palestra – “Pessoa com Deficiência: Direitos, necessidades e realizações”
Local: Auditório do CAM – Centro

Terça-feira (22/08)
14h – Palestras
BPC – Técnicas do INSS
Passe Livre – Representante da SEAD
Mercado de Trabalho
Acessibilidade
Local: Auditório do CAM – Centro

Quarta-feira (23/08)
14h- Aulão de Dança Inclusiva
Local: Cras da Vila Roca

Quinta-feira (24/08)
14h – Oficina de Esporte
Local: Cras da Vila Roca

Sexta-feira (25/08)
14h – Oficina Relatos de Experiências
Facilitadora: Erica Cândido da Silva – Psicóloga
Público alvo: Cuidadores e cuidadoras
Local: Caic – Centro

Sábado (26/08)
Dia de Lazer

Segunda-feira (28/08)
9h – Exposição de trabalhos pelas escolas municipais e apresentação do Grupo de Percussão Especial
Local: Hall do Cam

Texto: Amanda Falcão – Secom/Cabo

quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Estado diploma os 6 novos patrimônios vivos de Pernambuco


O governador Paulo Câmara diplomou nesta quinta-feira os seis novos artistas que, a partir de agora, passarão a integrar a galeria de Patrimônios Vivos de Pernambuco. O evento aconteceu no Teatro de Santa Isabel, na mesma data em que se comemora o Dia Nacional do Patrimônio Histórico.  Câmara  enalteceu a importância dos diplomados como agentes preservadores e multiplicadores das expressões culturais do Estado.

“É uma tradição de Pernambuco reverenciar os seus patrimônios vivos. A gente fica feliz de estar preservando as raízes culturais, buscando políticas inclusivas. Hoje é um dia para nós homenagearmos esses patrimônios, mas, acima de tudo, para refletirmos. Pernambuco ainda tem muito a avançar, temos uma cultura muito rica que precisa ser tão bem divulgada, tão bem difundida e apropriada pelos pernambucanos. O que nós queremos com movimentos como esse é fazer com que essa mensagem chegue a todos os pernambucanos, para que eles saibam que tem um Estado rico, com artistas maravilhosos que têm muito a contribuir ainda com a nossa cultura”, ressaltou o governador.

Paulo Câmara  aproveitou o momento para enaltecer o trabalho integrado que é realizado em parceria com os conselhos culturais e os artistas. “Fico muito satisfeito e determinado de trabalhar por Pernambuco sabendo que vamos continuar a ter uma relação com a classe artística, com os movimentos culturais, de preservação do patrimônio histórico. Quero, mais uma vez, reafirmar o nosso compromisso de buscar alternativas, de estar sempre conversando com os conselheiros, com a sociedade civil, com os artistas, procurando valorizar a nossa cultura e o nosso povo. Temos que trabalhar com pés no chão, estar unidos, e, acima de tudo, apostar no que vai dar certo, que é a educação e a valorização da cultura de quem faz cultura em Pernambuco”, declarou.

O secretário de Cultura de Pernambuco, Marcelino Granja, apontou que as políticas públicas realizadas pelo Estado, em conjunto com os artistas e representantes das artes, são cruciais no processo de promoção de ações democráticas e inclusivas.

“Investir em arte é uma forma de fazer com que a gente resista, avance e crie perspectivas para o futuro. Quando o governador Paulo Câmara, desde o dia 1º de janeiro de 2015, fez um diagnóstico preciso de que teríamos meses de grande dificuldade, nós mantivemos Pernambuco de pé também na cultura. Neste período, com toda dificuldade, aumentamos o investimento no Funcultura, criamos um Funcultura dedicado à música e implantamos os três conselhos de cultura, que hoje, ajudam a política pública de Pernambuco a ser democrática, inclusiva e pactuada”, enfatizou Granja.

Este ano, foram agraciados com o título: Maria dos Prazeres (parteira tradicional/Jaboatão dos Guararapes), Mestre Chocho (música, choro/Jaboatão dos Guararapes), André Madureira (dança, música, teatro/Recife), José Pimentel (artes cênicas/Recife), Reisado Inhanhum (reisado/Santa Maria da Boa Vista) e Sociedade dos Bacamarteiros do Cabo (bacamarte, cultura popular/Cabo de Santo Agostinho). Eleitos pelo Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural (CPPC), no último dia 13 de julho, os novos Patrimônios Vivos de Pernambuco já são fruto da atualização da Lei 12.196/2002 (Registro do Patrimônio Vivo do Estado de Pernambuco), que ampliou de três para seis os candidatos outorgados com o título.


O bacamarteiro Ivan Marinho, que representou toda a Sociedade dos Bacamarteiros do Cabo, destacou que reconhecimentos como esses são importantes para os artistas de Pernambuco. “Os bacamarteiros são um povo que remontam muitas festas e tradições. Hoje estamos recebendo esse reconhecimento, que é muito importante. É uma satisfação muito grande estar aqui, eu acho que em um momento como esse, o reconhecimento não fica apenas com a Sociedade dos bacamarteiros do Cabo, mas com toda a sociedade de bacamarteiros  de Pernambuco”.

Prefeitura do Cabo divulga edital para contratar 2.242 profissionais


A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho publicou, no Diário Oficial dos Municípios, o edital para seleção 2.242 profissionais de diversas áreas da administração. Uma boa oportunidade para quem está procurando emprego e se enquadra no perfil dos profissionais que serão contratados por tempo determinado. Veja abaixo o link do edital.

ESTADO DE PERNAMBUCO
MUNICÍPIO DO CABO DE SANTO AGOSTINHO

GABINETE DO PREFEITO – GAPRE
EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA SIMPLIFICADA Nº 001/2017
Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos – SMARH

O SECRETÁRIO EXECUTIVO DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS, observados os termos da Lei Municipal nº 1.771 de 18 de junho de 1997.

RESOLVE:

Abrir Seleção Pública Simplificada, visando à contratação temporária de 2.242 (dois mil duzentos e quarenta e dois) profissionais de diversas áreas para atuar em diversos cargos, conforme detalhamento constante no Edital integrante desta Portaria.
Determinar que a Seleção Pública Simplificada regida por esta Portaria seja válida por 12 (doze) meses, prorrogáveis por igual período nos termos da Lei, a contar da sua publicação, observado o interesse da Prefeitura Municipal do Cabo de Santo Agostinho/PE.
Fixar em até 12 (doze) meses o prazo de vigência dos contratos temporários provenientes da Seleção Pública Simplificada de que trata a presente Portaria, observados os termos da Lei Municipal nº 1.771 de 18 de junho de 1997, e demais normas aplicáveis à matéria.
Instituir a Comissão responsável pela Coordenação do Processo Seletivo, ficando designados os seguintes membros, sob a presidência da primeira:

NOMECARGOÓRGÃO
Pablo Cabral da SilvaSecretário Executivo de Administração e Recursos HumanosSEARH
Osvir Guimarães ThomazSecretário Municipal de Assuntos JurídicosSEMAJ
Luiz Alves de Lima FilhoSecretário Municipal de Gestão PúblicaSMGP
Onilson Santa Cruz das NevesControladorControladoria

Estabelecer que será responsabilidade do Instituto Ecos do Mundo, adiante denominado Instituto Ecos, nos termos do Contrato nº 040/PMCSA – SEARH/2017, a criação dos instrumentos técnicos necessários à inscrição, seleção e divulgação dos resultados, além de todos os comunicados que se fizerem necessários.
Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

Cabo de Santo Agostinho/PE, 17 de agosto de 2017

PABLO CABRAL DA SILVA
Secretário Executivo de Administração e Recursos Humanos


quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Cabo intensifica emissão da credencial de estacionamento para vagas preferenciais

A Secretaria de Defesa Social do Cabo de Santo Agostinho está intensificando a emissão regular das credenciais referentes às vagas de estacionamento para idosos a partir de 60 anos e pessoas com deficiência do município.

Para solicitar o documento, os interessados devem procurar a Defesa Social, que fica localizada às margens   BR- 101 Sul, km 100 – s/n – Centro, das 8h às 17h, e realizar seu cadastro gratuitamente. Para isso, precisam apresentar no ato, cópias e original da Carteira de Habilitação e comprovante de residência do beneficiado ou responsável. As pessoas com deficiência também devem apresentar o número de CID – Classificação Internacional de Doenças durante o cadastro.  A entrega da credencial é feita em sete dias úteis. O documento é válido por dois anos e deve ser renovado ao final deste prazo.

CREDENCIAL – Esta credencial é uma autorização para o estacionamento de veículos em vagas preferenciais devidamente sinalizadas, nas vias, logradouros públicos e até mesmo estabelecimentos privados, para condutores idosos- com idade igual ou superior a 60 anos, e também para pessoas com necessidades especiais.

Secom/Cabo
Foto: Léo Domingos 

Mulheres recebem exames gratuitos de mamografia na Charneca


A Campanha Amigo do Peito iniciou nesta quarta-feira (15/08). As mulheres da Charneca receberam o serviço de mamografia, através do caminhão onde é realizado o exame.

O público alvo da campanha são mulheres dos 50 aos 69 anos, explicou a enfermeira da Unidade de Saúde da Família (USF) da localidade, Patrícia Arcoverde. “Além disso, mulheres que já tiveram casos na família de doenças como o câncer de mama, por exemplo, poderão receber o atendimento”, pontuou ela.

“Todo ano participo da campanha. É muito importante porque nos prevenimos. Já chamei as mulheres da minha família e as vizinhas também para fazer o exame”, comentou  a dona de casa, Maria da Silva.

Para ser atendida, a mulher precisa ter em mãos um documento com foto e o cartão SUS, além de ser cadastrada em uma das USF’s do município.

Veja abaixo o calendário onde a atividade será realizada durante este mês:

Unidades de Saúde da Família (USF)

22/08 – Alto dos Pires – Ponte dos Carvalhos

24/08 – Mercês

29/08 – Gaibu

Texto: Ákila Soares – Secom/Cabo

Foto: Naftali Emídio

terça-feira, 8 de agosto de 2017

Paróquia São José Operário recebe visita pastoral de Dom Saburido neste fim de semana


A Paróquia São José Operário vai receber neste final de semana (11 a 13) a visita pastoral do arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, e sua comitiva. Durante os três dias, o arcebispo visitará comunidades, se reunirá com fiéis e celebrará missas. O objetivo da visita é animar a vida pastoral da igreja, conhecendo de perto seu trabalho e sugerindo caminhos para vencer as dificuldades da missão.


A acolhida ao arcebispo acontecerá na tarde da próxima sexta-feira (11), a partir das 16h na esquina do campo do bairro da Destilaria. Ele fará uma breve visita à comunidade e, às 17h30, se reunirá com autoridades locais na Matriz de São José Operário, na Vila Social. À noite, participará da missa de encerramento da Festa de Santa Clara.

Foto: João Barbosa (Arquivo)


Outras informações: 3524-4485

Prefeitura do Cabo vai realizar Seleção Simplificada



A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho vai realizar seleção simplificada para 231 cargos em todos os níveis de escolaridade. O edital com todas as informações será divulgado até a próxima semana, através do site www.cabo.pe.gov.br/selecao2017. Serão disponibilizadas 2.242 vagas. A seleção simplificada será realizada pelo Instituto Ecos.

De acordo com o secretário Municipal de Administração e Recursos Humanos, Pablo Cabral, o objetivo é suprir às necessidades em várias áreas da administração pública. O período de inscrição vai de 29 de agosto a 18 de setembro. Todo o processo – inscrição e envio da documentação exigida ( prova de título) – será exclusivamente online.

O valor das inscrições são de R$ 50 para níveis fundamental e médio, e R$ 80 para nível superior. Os salários variam de R$ R$ 937,00 até R$ 10.885,09 (médico do PSF). A validade da Seleção Simplificada é de 12 meses, prorrogável por mais um ano. Das 2.242 vagas, 114 serão reservadas para deficientes físicos e 20% para negros.

Além do envio online de documento, os classificados terão que apresentá-los fisicamente para validação, quando da convocação. Todas as datas e prazos do processo seletivo estarão contidas no edital. As vagas disponíveis são para áreas de Defesa Social, Educação, Planejamento e Meio Ambiente, Programas Sociais, Saúde e também para a Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas do Cabo – Fachuca.


Texto: Ana Cristina Lima: Secom/Cabo

sábado, 5 de agosto de 2017

Empreendedor na área de comunicação Ely José de Paula é reeleito presidente para o biênio 2017/2019 da Acec



Na segunda feira dia 17 de julho de 2017, aconteceu à eleição da associação comercial e empresarial do cabo de Santo Agostinho (ACEC). Na qual foi reeleito para a presidência o empreendedor e comunicador social Ely José de Paula, popularmente conhecido como Ely Batata, o Vice Presidente o empresário e diretor do Shopping Costa Dourada Eduardo Cardoso, Segundo Vice o advogado e diretor da academia Stylo e Saúde em Ponte dos Carvalhos Edmilson Dutra de Lima Júnior, Primeiro Secretário sócio diretor do Restaurante Chácara Jálisson Góes Miranda, Segundo Secretário o empresário e dono da Paulinho Bike Paulo Antônio Alves, Diretor Financeiro a contabilista e dona da Servicont Ltda Luzinete de Souza Santos, Tesoureiro o contabilista e proprietário da Assercon Soluções Empresariais Luís Frutuoso dos Santos, Diretor Administrativo o comerciante das casas das embalagens Alexandre José Martins, Diretor Comercial a empresária e diretora da Nutrihouse Delma de Lima Soares Pedrosa, Diretor de Eventos o empreendedor e comerciante da Domínio Surf Daniel Lucas do Nascimento, Diretor de Comunicação e Marketing o comerciante e proprietário da Ideal Modas Uamberson Rodolfo Simplício, Diretor de Gestão de Pessoas a comerciante e empresária do ramo de cosméticos Roberta Araujo de Albuquerque, Diretor de Patrimônio o médico e diretor do SEMEC João Sávio Sampaio Saraiva, Diretor de Desenvolvimento Local o comerciante da Central das Tintas Irlan Florentino dos Santos. Para o conselho fiscal foram eleitos para Titulares Rosilane Geronimo da Silva, Carlos Antõnio Lopes Julião e Alda Maria da Silva, suplentes Paulo Francisco Mendes da uz, Rinaldo Carneiro da Silva e Paulo André Gomes de Barros. E concluindo para conselheiros foram eleitos Edvaldo Guilherme dos Santos, José Vitoriano dos Santos, Jairo Mendes Miranda e José Faustino dos Santos.

Texto: Estudante de Rádio e Tv Bruno Lima com a supervisão de Ely José Paula
Fotos: João Barbosa

quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Prefeitura do Cabo promove 1° Seminário de Educação Infantil

Professores da educação infantil da rede pública de ensino do Cabo de Santo Agostinho participaram nesta terça-feira (02/08) do 1° Seminário da Educação Infantil. O evento, promovido pela Secretaria de Educação, aconteceu no auditório Carlos Vander Velden, em Pontezinha.

Com o tema “O ambiente como terceiro educador: diálogo com Reggio Emília”, a palestrante Cida Freire, assessora educacional do Programa Primeiro Infância – parceria público-privada, trouxe aos educadores novas formas de integração entre eles e as crianças, baseada em Reggio Emília, uma cidade da Itália que é referência no mundo em educação infantil.

De acordo com Cida, um ambiente propício e apresentável prende a atenção das crianças, trazendo uma nova realidade para o aprendizado delas. “Estamos acostumados com o formato: mesa, cadeira e um professor na frente explicando. Precisamos atentar para o ambiente físico, que é o terceiro educador. A forma como ele está organizado vai determinar se a criança vai aprender ou não. O diferencial está na inovação”, comentou. “Os pais também precisam se envolver nesse processo. Os professores podem e devem convidar os pais para participar do aprendizado de seus filhos”, completou a palestrante.

Os professores discutiram ao final da palestra sobre o assunto, tirando suas dúvidas e dando opiniões. A professora Maria da Penha, do CEI Arturzinho, localizado em Pontezinha, disse que muitos questionamentos foram esclarecidos. “A palestra foi enriquecedora. Vamos melhorar ainda mais a educação e trazer um aprendizado eficiente aos nossos alunos”, declarou. “Inovador. Já tenho algumas ideias para implantar no local que trabalho, e assim, trazer uma nova perspectiva de aprendizagem para nossas crianças”, completou Andréa Souza, professora do CEI Santo Estevão, em Ponte dos Carvalhos.

“Precisamos refletir a importância desse trabalho junto aos alunos, do terceiro professor, que é o ambiente. Nossa meta, depois desse seminário, é discutir, ponderar e melhorar os ambientes físicos dos CEI’s da nossa cidade”, afirmou a secretária de Educação, Sueli Nunes.


Texto: Ákila Soares – Secom/Cabo
Foto: Léo Domingos

Lula Cabral prestigia abertura do semestre legislativo da Câmara de Vereadores


A Câmara Municipal do Cabo de Santo Agostinho  retomou os trabalhos do segundo semestre legislativo nesta quarta-feira (02/08).  A sessão solene foi aberta pelo vereador e presidente da Câmara, Anderson Bocão, e contou com a presença do prefeito Lula Cabral e dos secretários municipais Paulo  Farias, do Governo; Edna Gomes, Programas Sociais; Emerson Barros, Executivo de Comunicação e o superintendente de Articulação Política, Elvis Plínio.

Em seu discurso de boas-vindas, Lula Cabral destacou a importância do apoio da Câmara para aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), enviada nesta terça-feira (01/08). “Sabemos que o desejo de cada vereador é ver sua cidade melhor. Por essa razão, peço que apreciem o que foi decidido com a participação popular para darmos sequência as ações necessárias”, disse o prefeito do Cabo.

O prefeito fez um breve relato sobre os primeiros sete meses  da gestão e ressaltou que, desde os primeiros dias, desenvolveu ações preventivas de inverno (limpezas de canais), que reduziram os riscos em áreas críticas no município.  Lula Cabral também falou que a partir deste mês, a administração municipal inicia uma série de ações nas áreas de infraestrutura, educação, cultura e saúde. “Teremos uma cidade diferente, pois estamos programando a construção de uma escola modelo no bairro de São Francisco, reforma do Hospital Mendo Sampaio e a construção de novos equipamentos públicos. Em Barbalho e Engenho Novo teremos obras de calçamento, construção de escadarias e rampas de acesso, ações nas praias e calçamento em Garapu”, concluiu Lula Cabral.

O presidente da Câmara de Vereadores, Anderson Bocão, disse que o legislativo está engajado com as propostas da atual gestão municipal. “Acreditamos no modelo de política da administração de Lula Cabral e queremos ver, num futuro próximo, o que de melhor houver para a nossa comunidade”, disse Anderson Bocão.

Texto: Ana Cristina Lima/Secom
Foto: Léo Domingos

Inscrições abertas para Curso intensivo para Empreendedores na área de Turismo

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Cabo de Santo Agostinho em parceria com o Sebrae e o Trade turístico do Cabo, promove um curso intensivo – Empretec Turismo. O curso é destinado aos empreendedores na área de turismo. Para aqueles que tem interesse ou desejam tirar dúvidas sobre o curso, haverá uma palestra de sensibilização, no Hotel Canarius, em Gaibú, na próxima quinta-feira (03/08) às 14h.

As inscrições podem ser realizadas na própria Secretaria, que fica na Avenida Historiador Pereira da Costa, próxima à Praça da Bíblia, das 8h às 17h, ou através deste link: http://bit.ly/2hg8ntl . Para maiores informações ligue: (81) 3521-6793.

EMPRETEC – É um seminário realizado pelo Sebrae que identifica, estimula e desenvolve o comportamento empreendedor. Através de uma metodologia vivencial e interativa, com jogos, exercícios e debates, o empreendedor é motivado a promover mudanças no seu comportamento, aperfeiçoando suas habilidades de negociação e de gestão da empresa, tendo maior segurança nas decisões, melhor planejamento e aumento das chances de sucesso do seu negócio.
Você se inscreve e o Sebrae analisa e atribui uma pontuação. Se o candidato atingir a pontuação mínima exigida pela metodologia, ele fará uma entrevista e caso possua o perfil para participar do EMPRETEC, terá uma taxa de adesão e será comunicado dos detalhes do curso.

Texto: Secom – Cabo

terça-feira, 1 de agosto de 2017

Morre ex-vereador do Cabo, Manoel Bezerra


O ex-vereador do Cabo de Santo Agostinho, PE, Manoel Bezerra, conhecido como “ Mané “, morreu aos 67 anos, na noite de segunda-feira (31), em um hospital particular no Recife.

O corpo está sendo velado na Câmara Municipal do Cabo, O corpo será enterrado na tarde desta terça-feira (01), no Cemitério do centro da cidade.

Por: Marcos Almeida