quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Prefeitura do Cabo promove 1° Seminário de Educação Infantil

Professores da educação infantil da rede pública de ensino do Cabo de Santo Agostinho participaram nesta terça-feira (02/08) do 1° Seminário da Educação Infantil. O evento, promovido pela Secretaria de Educação, aconteceu no auditório Carlos Vander Velden, em Pontezinha.

Com o tema “O ambiente como terceiro educador: diálogo com Reggio Emília”, a palestrante Cida Freire, assessora educacional do Programa Primeiro Infância – parceria público-privada, trouxe aos educadores novas formas de integração entre eles e as crianças, baseada em Reggio Emília, uma cidade da Itália que é referência no mundo em educação infantil.

De acordo com Cida, um ambiente propício e apresentável prende a atenção das crianças, trazendo uma nova realidade para o aprendizado delas. “Estamos acostumados com o formato: mesa, cadeira e um professor na frente explicando. Precisamos atentar para o ambiente físico, que é o terceiro educador. A forma como ele está organizado vai determinar se a criança vai aprender ou não. O diferencial está na inovação”, comentou. “Os pais também precisam se envolver nesse processo. Os professores podem e devem convidar os pais para participar do aprendizado de seus filhos”, completou a palestrante.

Os professores discutiram ao final da palestra sobre o assunto, tirando suas dúvidas e dando opiniões. A professora Maria da Penha, do CEI Arturzinho, localizado em Pontezinha, disse que muitos questionamentos foram esclarecidos. “A palestra foi enriquecedora. Vamos melhorar ainda mais a educação e trazer um aprendizado eficiente aos nossos alunos”, declarou. “Inovador. Já tenho algumas ideias para implantar no local que trabalho, e assim, trazer uma nova perspectiva de aprendizagem para nossas crianças”, completou Andréa Souza, professora do CEI Santo Estevão, em Ponte dos Carvalhos.

“Precisamos refletir a importância desse trabalho junto aos alunos, do terceiro professor, que é o ambiente. Nossa meta, depois desse seminário, é discutir, ponderar e melhorar os ambientes físicos dos CEI’s da nossa cidade”, afirmou a secretária de Educação, Sueli Nunes.


Texto: Ákila Soares – Secom/Cabo
Foto: Léo Domingos

Nenhum comentário:

Postar um comentário