As canções de frevo embalaram o cortejo do bloco Cras na Folia ano II que desfilou pelas principais ruas do centro do Cabo na última quarta-feira (27/02). O carnaval da pessoa idosa e da pessoa com deficiência reuniu muitos foliões em frente ao Palácio Conde da Boa Vista, antiga sede da Prefeitura, e seguiu até a Praça da Bíblia. Toda organização foi administrada pela secretaria de Programas Sociais.
O desfile foi montado por alas com apresentações do Grupo de Frevo Inclusão, o Coco, o Bloco Lírico e o Maracatu dos Idosos e Idosas da Secretaria Municipal de Programas Sociais. Esses grupos são formados por foliões idosos e por pessoas com deficiência (física, visual, auditiva ou intelectual) usuários dos sete Centros de Referência e Assistência Social (Cras).
Embalados por canções de antigos carnavais o cortejo contou com a presença dos cuidadores das pessoas com deficiência e representantes de instituições que trabalham com esse público.
Para Edna Gomes, secretária de Programas Sociais, esta é forma de darmos boas-vindas para as festas de momo 2019. Nosso objetivo com esse evento é proporcionar para todas as pessoas idosas e com deficiência do nosso município um espaço de entretenimento, alegria e descontração, além de resgatar a cultura local”, enfatiza.
A culminância do desfile foi na Praça da Bíblia, após apresentação dos grupos, os artistas Maestro Spok e o carnavalesco Antônio Nóbrega contribuíram com toda a irreverência e o mais autêntico frevo pernambucano. Antes de encerrar o bloco o Maestro Spok organizou uma caminhada do frevo no espaço e finalizou as atividades percorrendo o entorno da Praça da Bíblia.
Durante todo o cortejo foram distribuídas informações sobre duas campanhas educativas que circularão nos dias de folia em toda cidade. A Campanha de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizada em parceria com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, e tem como tema: “Rede de proteção na folia: vamos cuidar das nossas crianças e adolescentes”.
E a Campanha Municipal de Enfrentamento à Violência contra a Mulher: “Neste carnaval, vista a cor que quiser, só não vale violência contra a mulher”. Esta é realizada pela secretaria executiva da Mulher em parceria com o Conselho Municipal dos direitos da mulher, CONDIM.

Texto: Eva Pereira
Fotos: João Barbosa