A secretária de Programas Sociais, Edna Gomes, recepcionou na manhã da última quarta-feira (13/02) equipe da Empetur (Empresa Pernambucana de Turismo) e Superintendência Estadual da Pessoa com Deficiência para visita técnica à praia de Suape. O encontro teve por objetivo a avaliação e estudo prévio para a implantação do Projeto Praia Sem Barreiras, no Cabo de Santo Agostinho. Trata-se de um projeto elaborado pelo Governo do Estado a ser executado em parceria com o município.
A equipe da Empetur irá elaborar relatório apontando as necessidades de adequações do espaço que será exclusivo para as pessoas com deficiência. O Estado vai fornecer os equipamentos (cadeira anfíbio e esteira removível) e em contrapartida o município será responsável pelos instrutores e manutenção do local reservado.
O superintendente Estadual da Pessoa com Deficiência, Edmilson Silva, mencionou que o Cabo será o próximo município a implantar o projeto que já existe em outras seis cidades do Estado. “A praia de Suape nos oferece boas condições. É necessário fazer alguns ajustes, mas a estrutura existente já contribui bastante. Nossa ideia é alinharmos uma perspectiva e apresentar ao município”, afirmou.
Foi realizado um estudo prévio para identificar as condições e perfil do mar, acesso à praia, banheiros, vestiários, entre outros. A equipe da Empetur irá enviar relatório sobre a estrutura necessária para implantação do projeto.
Para Edna Gomes, secretária de Programas Sociais, a implantação desse projeto significa mais uma materialização da inclusão da pessoa com deficiência no quesito turismo e lazer. “Essa proposta transforma nossas praias em espaços de inclusão. É uma área que precisa de adequações como as rampas de acesso, banheiros adaptados, de forma a atender as normas com o único objetivo de promover inclusão social e consequentemente desenvolvimento para o turismo local”, conclui.
No Cabo a proposta é fazer um projeto piloto na praia de Suape e, posteriormente, expandir para as demais praias do município. A Secretaria de Programas Sociais desenvolve um trabalho de acompanhamento e empoderamento com os grupos de pessoas com deficiência, através dos sete Centro de Referência e Assistência Social da cidade.
Texto: Eva Pereira/ Secom Cabo
Foto: Ivan Melo
Nenhum comentário:
Postar um comentário