A tarde desta quarta-feira (13/02) foi especial para cerca de 60 pessoas com deficiência que foram atendidas na Unidade de Saúde da Família em Pirapama. Os profissionais realizaram um mutirão de odontologia para reduzir a demanda de atendimento. A iniciativa faz parte do Projeto Sorriso Especial que resguarda o direito ao tratamento odontológico especializado, gratuito e prioritário.
A ação reuniu pacientes de todas as idades e com vários tipos de deficiência, contemplando também seus cuidadores. Os presentes participaram de palestras sobre saúde bucal e hanseníase. Cada paciente atendido na unidade recebeu escovas e aplicação de flúor, além de lanche saudável oferecido pela Prefeitura do Cabo.
Segundo a dentista, Raimunda Marinho, a ação é pioneira no município como forma de pôr em prática os princípios do SUS, que resguarda o direito ao tratamento odontológico especializado. “Nesta unidade trabalha uma equipe de nove agentes comunitários de saúde, que após uma triagem, perceberam o número significativo de pacientes com deficiências aptos a serem atendidos na própria unidade. Aqueles com necessidade de sedação serão encaminhados para serviços de alta complexidade”, destacou.
Para a coordenadora de Saúde Bucal, Sueli Carneiro Leão, esta iniciativa se faz importante para suprir a demanda da localidade. “A população de Pirapama já usufrui dos serviços odontológicos, mas percebemos o número alto de pacientes com deficiência. Para isto, o olhar mais especial para este público é fundamental para oferecer um serviço de qualidade e humanizado”, concluiu.
Para garantir atendimento com mais qualidade e agilidade, os profissionais da USF Pirapama direcionaram os atendimentos odontológicos aos pacientes portadores de necessidades especiais, sempre nas quartas-feiras da segunda semana do mês. A unidade funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h.
Texto: Natália Andrade/ Secom Cabo
Foto: Gilberto Crispim
Nenhum comentário:
Postar um comentário