Na data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher – 8 de março –  a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho promoveu atividade alusiva ao dia de forma animada e empoderada. Uma palestra sobre Saúde e Sexualidade foi ministrada pela Sexcoach e consultora, Alexandra Albuquerque, com o tema: Mulher, se conheça. Diga não, sem perder sua essência”. O evento aconteceu nesta sexta-feira, no Centro Administrativo Municipal 1 – Torrinha. A participação foi aberta ao público.
O evento realizado pela coordenação de Saúde, Arte e Educação (Sarte), da Secretaria de Saúde, foi preparado com o objetivo de incentivar as mulheres a buscar formas de conhecer seu corpo, seus sentimentos e sensações. Além de elevar a autoestima, segurança e de libertar preconceitos em relação à sexualidade.  O Secretário Municipal de Saúde, José Carlos de Lima, abriu sua fala parabenizando as mulheres pelas lutas e conquistas diárias . “ É fundamental abordar o tema da sexualidade que é um dos pilares para a qualidade de vida dessas mulheres. O assunto também aborda a consciência do próprio corpo e a importância de buscar serviços de promoção à saúde”, disse o gestor.

Refletir sobre a importância do tema e reforçar a   autoestima   levará a mudanças de atitude e estilo de vida mais consciente. “ A partir da segurança e autoestima, a mulher consegue estar preparada para entender o que é uma relação abusiva e excesso de intimidade. A sexualidade é de fundamental importância na vida de todos”, declarou a Sexcoach e consultora, Alexandra Albuquerque. Durante a festividade, apresentações de aula do ventre e zumba agitaram o público feminino.
A frente da Delegacia da Mulher do Cabo, Ângela Patrícia Fernandes abordou as ações de defesa e proteção às mulheres vítimas de violência.  “Os crimes de homicídio muitas vezes têm alguma qualificadora, que pode ser um motivo fútil como por exemplo, o companheiro que matou a mulher porque ela não fez o jantar. O fato é que a mulher está sendo morta porque é do gênero feminino. A Lei Maria da Penha, Lei do Feminicídio e Lei de Importunação Sexual chegam como um avanço quanto ao julgamento desses
crimes, porque é uma garantia a mais de que os suspeitos serão punidos pela razão certa. Então, o dia de hoje é de festa, de conquistas, mas de muitas batalhas à frente”, declarou.

Texto: Natália Andrade
Fotos: João Barbosa