A inclusão social da pessoa com deficiência, através do esporte é uma das várias ações mantidas pela Secretaria de Programas Sociais (SMPROS). O acompanhamento e financiamento de atletas incentiva uma vida ativa e com maior vitalidade, além de proporcionar independência e várias histórias de superação.
Os resultados positivos começam a ser apresentados. Após receber esse apoio a seleção de futsal de surdos recentemente conquistou o primeiro lugar do campeonato 1º Open Pernambuco de Futsal de Surdos 2019, realizado em Caruaru. O time é formado por 12 atletas mais três integrantes que compõem a equipe técnica. Os treinos acontecem uma vez por semana e todo apoio executivo necessário para manutenção da equipe é patrocinado pela Secretaria de Programas Sociais.
“Nossa proposta é estimular a prática esportiva, identificar e encaminhar à profissionalização de paratletas cabenses. Utilizar o esporte como ferramenta fundamental de socialização, para que a pessoa com deficiência conheça toda sua capacidade e poder. Tornar a pessoa mais segura, otimista e melhora a autoestima” , afirma Edna Gomes, secretária de Programas Sociais.
Outro ponto forte desse apoio é a ajuda de custo dada ao atleta Ewerton Felipe Alves Rosendo, jogador de futsal convocado como surdoatleta para representar o Cabo de Santo Agostinho na Seleção Brasileira de Futsal.
A SMPROS tem estudado a viabilidade para criação de uma seleção de basquete com jogadores cadeirantes. “Os esportes são instrumentos que melhoram a saúde e condicionamento cardiovascular, além de aumentar a força, agilidade, coordenação motora e equilíbrio aliado a vários outros benefícios” conclui Edna Gomes.
Texto: Eva Pereira
Foto: João Barbosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário