"Recomendamos que toda a população utilize máscaras quando tiver que sair de casa para ir trabalhar, ir ao supermercado ou qualquer lugar público. Além da higienização, essa é uma das formas de proteção mais eficaz nesse momento, para evitar a disseminação e contágio do novo coronavírus", declarou um o prefeito do Cabo de Santo Agostinho, em apelo à população, na manhã desta quarta-feira (29).Esta é uma das determinações que consta no Decreto Municipal Nº 1.890 de 27 de abril de 2020, seguindo o que foi adotado pelo Estado. Passa a ser obrigatório o uso de máscaras individuais para todos os cidadãos nas repartições públicas, em estabelecimentos comerciais e industriais ou espaço em que seja explorado a atividade econômica, bem como nos serviços de transporte individual e coletivo de passageiros.Os estabelecimentos que não cumprirem as determinações contidas no decreto e permitirem o acesso de cidadãos sem o uso de máscara, estarão sujeitos as sanções previstas no artigo 268 do Código Penal Brasileiro, suspensão do alvará de funcionamento e outras sanções previstas em lei.O decreto municipal também autoriza o funcionamento dos estabelecimentos de aviamentos e de tecidos, para o fornecimento dos insumos necessários a fabricação de máscaras e outros Equipamentos de Proteção Individual- EPI’s relacionados ao enfrentamento do coronavírus.Lula Cabral diz que espera a cooperação de todos no cumprimento deste decreto. "É de fundamental importância que o cidadão cabense colabore, utilizando a máscara individual sempre que sair de casa", reforça.
Texto: Ana Cristina LimaVeja, no anexo, o que diz o Decreto Municipal:
Downloads Relacionados
Decreto Municipal
As categorias que atuam na rede de saúde pública do Cabo de Santo Agostinho receberam antecipadamente, nesta terça-feira (28), seus salários referentes ao mês de abril. A determinação é do prefeito Lula Cabral, em reconhecimento ao esforço que os servidores do setor estão tendo nas ações diretas de enfrentamento à Covid-19 no município.
“Toda a estrutura da administração municipal está voltada para diminuir os efeitos dessa pandemia. Reforço a importância de todos os funcionários nessa luta e é por isso que estamos antecipando o pagamento dos servidores”, disse o prefeito.
Segundo o secretário de Administração e Recursos Humanos, Daniel Batalha, os servidores da Educação receberão no dia 30 de abril e as demais secretarias vão ter seus salários depositados em conta nesta quarta-feira (29). “ Esse é mais um compromisso da gestão municipal de seguir valorizando o funcionalismo, mesmo diante dessa crise causada pela propagação do vírus”, afirmou Batalha.
Ao servidor, a Prefeitura sugere que evite tocar em dinheiro e se aglomerar em agências bancárias. “Previna-se contra o coronavírus. O que for possível pague e compre por aplicativos. Prefira os serviços com delivery”, aconselhou o secretário.
A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho iniciou nesta segunda-feira (27/04), a implantação de lavatórios móveis para higienização. A ação faz parte do conjunto de estratégias que o governo municipal está adotando para prevenção ao novo Coronavírus (Covid-19).
Inicialmente serão instalados 10 lavatórios em pontos estratégicos da cidade: Mercados públicos (Centro do Cabo e Ponte dos Carvalhos) e no largo da Estação Ferroviária. Cada equipamento possui um
reservatório com capacidade de 50 litros de água. Conta com recipiente de sabonete líquido e suporte para papel toalha.
"Hoje, estamos com o lavatório móvel em locais da cidade com maior fluxo de pessoas, pois sabemos o quanto é importante neste momento a higienização das mãos", explicou o prefeito do Cabo, Lula Cabral.
Recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), os Pontos de Higienização têm como objetivo principal garantir às regiões onde há grande circulação de pessoas, um método eficaz e barato de prevenção da Covid-19. "Lavar as mãos é fundamental contra a nova doença do Coronavírus e essa iniciativa da Prefeitura foi ótima. Aqui a gente pode lavar as mãos e de certa forma se sentir mais protegido", disse Maria Antônia dos Santos, 55 anos, aposentada.
"Vimos neste primeiro momento uma adesão muito grande da população. É uma necessidade e estamos tentando suprir essa demanda. É claro que apenas o lavatório não é suficiente para evitar a transmissão da doença. Precisamos ficar ainda mais atentos, evitando o contato e a proximidade com as pessoas, e o mais importante, sair de casa apenas se for necessário. Isolamento social ainda é a melhor opção para combater o avanço do Coronavírus", reforçou o prefeito.
Nas últimas semanas, a Prefeitura do Cabo vem adotando uma série de medidas para prevenção da Covid-19. Entre as ações realizadas estão a higienização ruas e espaços públicos, distribuição de máscaras e panfletos informativos, fiscalização de bancos e casas lotéricas, além de campanhas educativas.
Fotos: Jakson Costa- Secom
Uma agência bancária e uma casa lotérica foram notificadas, na última terça-feira (21), por estarem funcionando em desacordo com o Decreto Municipal nº 1.885, que prevê medidas de combate à Covid-19. A visita dos órgãos aconteceu em virtude de denúncias realizadas por consumidores.
Os estabelecimentos autuados já haviam recebido orientações em outras fiscalizações, porém, as descumpriram. Na casa lotérica, localizada na Avenida Laura Cavalcanti, em Gaibu, foram identificados: filas com aglomerações; descumprimento do distanciamento de segurança de 1,5m; falta de marcações no chão nas áreas internas e externas, além da ausência de álcool 70% para os clientes.
Já na agência bancária no Centro do Cabo, não haviam funcionários responsáveis por organizarem as filas externas, o que resultou em aglomeração. Segundo o advogado do Procon Cabo, Marcelo Soares, a agência se recusou a assinar o documento da notificação e por isso, foi multada no valor de R$ 200 mil.
Em uma visita anterior, o Procon Cabo havia determinado para a agência bancária, o limite máximo de distribuição de 600 fichas diárias. Nesta manhã, ao identificar a quantidade exacerbada de pessoas nas filas, o órgão solicitou a apresentação de documentos que comprovem essa determinação. Os documentos deverão ser apresentados até o prazo máximo de cinco dias, na sede do Procon Cabo, às margens da PE-60.
Em caso de descumprimento do decreto, o consumidor poderá entrar em contato com o órgão para realizar a denúncia através do número 3521-6621.
Os motoristas que trafegam no Cabo de Santo Agostinho devem ficar atentos. É que a Prefeitura iniciou algumas mudanças no trânsito da Cohab, que agora passa a contar com sistema binário. A iniciativa da Secretaria de Defesa Social, através da gerência de Trânsito e Transporte.
Com a implantação do novo sistema, a Av. Eraldo Barros de Souza (antiga Rua 55), passa a ser mão única sentido bairro São Francisco – Vila Esperança, além de ganhar estacionamento para veículos em toda a sua extensão, proporcionando mais mobilidade e segurança para todos que utilizam a via, principalmente o comércio da região.
Com o início do funcionamento do novo binário da Cohab, o acesso principal do bairro será feito através da Rua 27, que atualmente já é utilizada para essa finalidade pelos veículos vindos da PE-60. Também estão sendo ajustados todo sistema semafórico e de sinalização vertical e horizontal do bairro.
De acordo com a Gerência de Trânsito e Transporte da Secretaria de Defesa Social, as modificações realizadas pela Prefeitura do Cabo ocorrem com o objetivo de melhorar o fluxo de veículos e oferecer estacionamento para os frequentadores do comércio na região.
"Durante duas semanas estaremos fazendo uma operação educativa, orientando os condutores de veículos sobre as alterações realizadas. Por isso, nestes primeiros 15 dias, não haverá notificações', informou o gerente de Trânsito e Transporte da Secretaria de Defesa Social, Djalma Neto.
A Defesa Civil do Cabo de Santo Agostinho registrou uma ocorrência neste domingo (26/04). O muro divisor de uma casa na Rua 14, no distrito de Ponte dos Carvalhos, desabou atingindo uma casa. Não houve registro de vítimas fatais. Nas últimas 24h o município teve um índice pluviométrico médio de 52 mm.
A gerente de Defesa Civil do Cabo, Ana Sandra de Arruda, informou que "a água da chuva de uma casa vizinha ( primeiro andar) era direcionada a um muro divisor. A água da chuva provocou o encharcamento da encosta e o muro não suportou, com isso a casa de baixo foi parcialmente derrubada", explicou.
Dona Maria Lindinalva Pereira, 54 anos, estava no imóvel quando foi atingida na cabeça. Ela foi removida para a Policlínica Jamaci de Medeiros, em Ponte do Carvalhos, mas passa bem. Os outros familiares foram retirados da casa, receberam assistência das equipes da Secretaria de Programas Sociais, que estiveram no local. A família foi cadastrada e receberá auxílio moradia.
A Defesa Civil e outros órgãos da Prefeitura estão em permanente estado de alerta para o atendimento de ocorrências neste período de chuvas. Para acionar a Defesa Civil a população deve ligar para o número 0800-281-8531 ou no 153.
Nesta sexta-feira (24/04), a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho iniciou a distribuição de 50 mil máscaras de proteção para a população. A medida de prevenção faz parte da campanha “Combate ao Coronavírus”, com o objetivo de proteger a população contra a Covid-19.
As máscaras foram entregues no centro da cidade e também no distrito de Ponte dos Carvalhos, principalmente próximo às agências bancárias e casas lotéricas, que registraram um fluxo maior de pessoas. Na ação, a população recebia higienização das mãos com álcool em gel e, em seguida, as máscara e panfletos explicativos.
Segundo o prefeito do Cabo, Lula Cabral, ações como esta irão acontecer ao longo dos próximos dias em pontos sensíveis de concentração de pessoas. “A utilização da máscara salva vidas, não só a de quem usa, mas também a do próximo”, disse. “A Prefeitura tem trabalhado incansavelmente com ações de prevenção. Estamos higienizando ruas e espaços públicos, fiscalizando o comércio e fazendo a distribuição de panfletos e máscaras, além de intensificar as medidas restritivas. Nossa intenção é vencer esta pandemia que assusta o mundo”, acrescentou Cabral.
As máscaras foram confeccionadas em Santa Cruz do Capibaribe e são feitas com TNT duplo ou triplo 100% polipropileno. O prefeito ainda explicou que inicialmente estão sendo distribuídas 50 mil unidades, mas que o município deve adquirir mais. “Vamos distribuir quantas máscaras forem necessárias para os cidadãos cabenses”, afirmou ele.
A moradora de Ponte dos Carvalhos, Maria Santana, estava na fila de uma casa lotérica, quando recebeu a máscara. Para ela, a iniciativa é de extrema importância para proteger cada cidadão da Covid-19. “Eu acho a iniciativa muito importante para nos protegermos desse vírus. Parabéns à Prefeitura que tomou essa atitude de estar ajudando a população. Infelizmente, muitos ainda acham que é brincadeira e não estão se precavendo. Espero que todos tenham consciência e usem as máscaras”, destacou ela.
Máscaras – Segundo o Ministério da Saúde para que a máscara possa ser eficiente como uma barreira física, o acessório precisa seguir algumas especificações, que são simples. É preciso que a máscara tenha pelo menos duas camadas de pano, ou seja dupla face. E mais uma informação importante: ela é individual. Não pode ser dividida com ninguém. As máscaras podem ser feitas em tecido de algodão, tricoline, TNT ou outros tecidos, desde que desenhadas e higienizadas corretamente. O importante é que a máscara seja feita nas medidas corretas cobrindo totalmente a boca e nariz e que estejam bem ajustadas ao rosto, sem deixar espaços nas laterais. Se ficar úmida, tem que ser trocada. Pode lavar com sabão ou água sanitária, deixando de molho por cerca de 30 minutos.
Texto: Amanda Falcão
Fotos: Gilberto Crispim
Equipes do Procon Cabo, guarda municipal e polícia militar estiveram em oito casas lotéricas no centro do município, hoje (23) pela manhã. O objetivo foi levar ao conhecimento dos proprietários e responsáveis a determinação do Ministério Público Estadual. Na quarta-feira (22), a promotoria de Defesa da Cidadania, no Cabo de Santo Agostinho, reiterou, por meio de uma recomendação, o cumprimento do Decreto Municipal 1.885 de 13 de Abril de 2020, que cria regras para o atendimento em bancos, supermercados e casas lotéricas. O descumprimento implicará em multas aplicadas pelo Procon do Cabo.
Cópias do documento do MP foram entregues nas lotéricas pelo Procon Cabo. Os estabelecimentos ficam obrigados a contratar e disponibilizar funcionários para organizar a fila de clientes, tanto interno como externo de modo a manter a distância mínima 1,5 entre eles, procedendo a marcação no chão dos locais em que os clientes devem aguardar. Disponibilizar máscaras para todos os funcionários, álcool em gel ou álcool 70 na entrada e saída dos estabelecimentos.
Durante toda a manhã o movimento foi intenso em bancos, lotéricas e cooperativas de crédito em toda a cidade. Em frente aos bancos antes mesmo das 11 horas (horário em que abrem para atendimento ao público), havia fila de espera. Também havia filas em frente às lotéricas, porém, elas se formaram devido à restrição de entrada de clientes feita pelos estabelecimentos.
“Precisamos da cooperação de todos, principalmente dos estabelecimentos para garantir o distanciamento entre as pessoas que precisam usar os serviços. Os cuidados com os funcionários também são necessários”, destacou o prefeito Lula Cabral.
O advogado do Procon do Cabo,Marcelo Soares, disse que o trabalho de hoje foi de orientação, mas esclarece que os estabelecimentos que descumprirem estão sujeitos à multas pecuniárias que variam de R$1.500 a R$ 9 milhões. A garantia do cumprimento do decreto será feita pela equipe do Procon e da Guarda Municipal, com fiscalizações nas casas lotéricas.
Texto: Cristiane Arantes
A Prefeitura Municipal do Cabo de Santo Agostinho lançou a campanha "Ajuda Cabo". O objetivo é arrecadas alimentos não perecíveis, material de higiene e limpeza, que serão doados às famílias em condições de vulnerabilidade social.
Os donativos podem ser entregues no Centro de Segurança Alimentar, em frente a Praça do Jacaré. Lá está funcionando o sistema drive thru, de segunda a sexta-feira para o recebimento das doações, no horário das 8h às 14h.
Outro ponto de arrecadação é no Shopping Costa Dourada, em frente ao Arco-vita, todos os dias das 8h às 20h. A Prefeitura do Cabo também está disponibilizando equipes para buscar à contribuição na casa do doador. Quem preferir este serviço deve entrar em contato pelo número 99389-1482 ou 99389-9007 e informar o nome e endereço.
O Prefeito do Cabo Lula Cabral destaca que uma rede de apoio tem se formado em todo o país para auxiliar pessoas em condições de vulnerabilidade neste momento de pandemia. “Ninguém faz nada sozinho. Vamos espalhar a solidariedade, ajudando às famílias mais carentes da nossa cidade a vencer essa crise. Toda doação é bem-vinda”, disse ele.
Texto: Cristiane Arantes
Desde o final de março, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho tem feito a higienização das áreas de grande circulação, como forma de prevenção ao contágio da Covid-19. Mais de 300 mil litros de água misturada a solução de hipoclorito de sódio, detergente e sabão em pó foram espalhados por praças, avenidas, mercados públicos, paradas de ônibus, ruas e nas imediações de hospitais, clínicas e postos de saúde.
“A limpeza das ruas é mais um reforço às
ações de combate à transmissão do novo coronavírus na nossa cidade”, declara o prefeito Lula Cabral. “Esse trabalho foi estruturado para garantir que a gente possa ter uma presença ainda mais resolutiva da limpeza urbana, nesse período da Covid-19”. O Cabo de Santo Agostinho tem uma população de 220 mil habitantes, a qual 65,2 % tem se mantido em isolamento social e 35% ou 77 mil pessoas permanecem em circulação. "Por isso é importante reforçar o distanciamento para evitar que haja aumento no contágio da Covid-19", enfatiza Lula Cabral.
Hoje (22) pela manhã, o prefeito Lula Cabral acompanhou o trabalho da equipe da Secretaria de Serviços Públicos realizou a pulverização de ruas do centro e da praça, em frente ao prédio da antiga sede do governo municipal. Os funcionários usaram equipamentos de proteção individual para executar o serviço.
A medida está sendo aplicada diariamente e abrange também, os cemitérios. Seis carros-pipa foram utilizados na desinfecção do Cemitério de Santo Estevão, em Ponte dos Carvalhos. A mesma precaução está sendo adotada nos demais cemitérios da cidade. Outras mudanças que garantem a proteção dos funcionários que fazem os sepultamentos é o uso obrigatório dos EPIs.
Além da limpeza nos arredores de hospitais, a Prefeitura tem redobrado a higienização dos ambientes internos para evitar a contaminação das equipes e da população que busca atendimento.
Texto: Ana Cristina Lima
Fotos: Secom Cabo
Desde o início da pandemia provocada pelo coronavírus, grande parte da população ainda está na busca de máscaras de proteção. Pensando em atender essa demanda e, ao mesmo tempo, transformar numa alternativa de renda, um grupo de dezessete mulheres artesãs, moradoras do Cabo de Santo Agostinho, está confeccionando máscaras em tecido.
A produção teve início no dia 31 de março, onde cada artesã começou a receber encomendas e produzir as máscaras nas próprias residências. A iniciativa teve o apoio da Prefeitura do Cabo que, através da coordenação de Artesanato da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, disponibilizou às informações técnicas para produção das máscaras, conforme estabelece a Anvisa. Elas também utilizaram uma videoaula que ensinou as mulheres a produzirem alinhadas com os padrões necessários ao produto.
A artesã, Roseoni Gomes, explicou a importância de trabalhar em prol a população nos dias de dificuldade a qual estamos vivendo. “Para mim está sendo um desafio poder ajudar várias pessoas que estão precisando e não encontram lugares para comprar as máscaras. Tudo começou com uma amiga que precisava sair para trabalhar e não tinha a máscara de proteção, nem lugar para comprar. Aí ela me pediu para fazer umas pra ela se proteger nos coletivos. Então produzi e ela divulgou meu trabalho e graças a Deus as demandas começaram a chegar”.
Seguindo os padrões da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), as máscaras são produzidas nas medidas corretas, cobrindo totalmente a boca e nariz, e são bem ajustadas para que cubram bem o rosto, sem deixar espaços nas laterais. As artesãs têm uma produção diária de 100 unidades, e dependendo do dia são vendidas até 50 unidades por dia. O preço das máscaras varia de acordo com os modelos, e vai de R$3,00 a R$ 5,00 reais. Os interessados devem entrar em contato com as artesãs pelos telefones:
Alzira
(81) 98796-5780
Edilene
(81) 98722-4463
Lika
(81) 98436-8509
Lucélia
(81) 98594-5367
Roseoni
(81) 98754-2335
Sabrina
(81) 98443-0939
Texto: Jonas Albuquerque
Fotos: Gilberto Crispim
Com o objetivo de evitar aglomeração, a Prefeitura do Cabo, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, está promovendo um trabalho social de conscientização e fiscalização nos dois mercados públicos da cidade, localizados nos bairros da Torrinha e Ponte dos Carvalhos.
As ações nos Mercados Públicos do Cabo acontecem após o prefeito do município, Lula Cabral, ampliar as medidas restritivas no combate ao novo coronavírus. Na ocasião, agentes da Prefeitura estão distribuindo panfletos e fixando cartazes nos espaços.
‘’Estamos atingindo níveis preocupantes e precisamos da colaboração de todos nessa luta, evitando as aglomerações que ainda acontecem em bancos, casas lotéricas e supermercados, além dos mercados públicos’’, informou o prefeito do município, Lula Cabral.
‘’Colocaremos, diariamente, fiscais orientando os consumidores para não demorarem na hora da compra e regulando a quantidade de pessoas que entra e sai dos mercados públicos’’, informou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Moshe Caminha.
‘’A Prefeitura tem procurado fazer a sua parte, seguindo todas as recomendações do Estado e do Ministério da Saúde, mas sem a compreensão do povo cabense não venceremos a Covid-19. Por isso, precisamos que toda a população se conscientize’’, reforçou Lula Cabral.
Texto: Caio Rodrigues
O Governo do Estado vai expandir, a partir desta quarta-feira (15.04), para alguns municípios da RMR, incluindo o Cabo de Santo Agostinho, o cadastramento para que a população tenha acesso ao aplicativo Atende em Casa. A ferramenta, que pode ser acessada pelo www.atendeemcasa.pe.gov.br, permite que médicos ou enfermeiros façam vídeo-chamadas e orientações, sendo indicada para as pessoas que apresentem sintomas gripais.
No site, é feita uma triagem da gravidade do caso, a partir de um sistema de perguntas. Com as respostas, o aplicativo poderá fazer recomendações de acordo com os sintomas relatados. Nos casos leves, que repousem e fiquem em casa; nos casos considerados moderados ou graves, haverá uma videochamada para orientação com enfermeiro ou médico.
Ações de controle em relação ao coronavírus estão sendo feitas pela Prefeitura do Cabo nos cemitérios de Ponte dos Carvalhos. Na manhã desta quarta-feira (15), uma equipe da Secretaria de Serviços Públicos iniciou a higienização dos espaços no cemitério de Santo Estevão. Os funcionários do cemitério também foram orientados sobre o uso dos e Equipamentos de Proteção e Segurança (EPIs). Seis carros pipas com substâncias à base de água e cloro estão sendo utilizados na higienização.
A recomendação é de que os equipamentos de proteção sejam utilizados por funcionários dos cemitérios nos sepultamentos dos casos suspeitos de coronavírus.
Também foram adotadas algumas medidas restritivas para combater a disseminação da doença. Entre elas, a suspensão de visitas nos espaços internos e a limitação de apenas 10 pessoas no velório.
O trabalho de higienização está acontecendo nas áreas públicas da cidade como praças, pontos de ônibus, mercados públicos, principais ruas de grande circulação, áreas externas das unidades de saúde. A limpeza segue para as Ruas José Joaquim da Silva, Oscar Francisco de Lima e rua 14, em Ponte dos Carvalhos.
Texto: Beatriz Lima
Fotos: Gilberto Crispim
Nesta terça-feira (14) primeiro dia do Decreto Municipal nº 1.885 que amplia as medidas de restrição no combate ao coronavírus, o Procon do Cabo de Santo Agostinho foi às ruas fiscalizar bancos, casas lotéricas e supermercados. No decreto assinado pelo prefeito Lula Cabral, bancos e lotéricas devem controlar as filas nas áreas internas e externas, e os supermercados, restringir a 50% a circulação de pessoas dentro dos estabelecimentos e a 1/3 as vagas liberadas para estacionamento.
Pela manhã, a equipe do Procon Cabo encontrou aglomerações em lotéricas e agências bancárias, no centro do Cabo. Em conversa com os responsáveis, a determinação do Procon foi que os estabelecimentos atuem de forma contingencial, com quantidade estipuladas de atendimentos diários e escalonamento de clientes no interior das agências. Os bancos também terão que cuidar das filas, respeitando às determinações em vigor.
Nesse cenário, as pessoas que procurarem as agências bancárias também devem estar atentas às mudanças no funcionamento. De acordo com a agência da Caixa Econômica Federal, no Cabo, as fichas para atendimento serão reduzidas a 600 pessoas por dia. . Já na agência do Banco do Brasil, os atendimentos devem cumprir o volume máximo de 150 pessoas.
Os fiscais do Procon Cabo ressaltaram para os responsáveis pelos estabelecimentos que os cuidados com a limpeza e higienização das agências devem ser intensificados, especialmente dos locais com maior contato das pessoas - como maçanetas e superfície dos caixas eletrônicos. Em caso de descumprimento dessas medidas, o estabelecimento estará passível a penalidades como multas que vão de R$1,5 mil até R$ 9 milhões e suspensão do alvará de funcionamento das instituições.
Em caso de denúncias, as empresas deverão comprovar, na sede do Procon Cabo, o quantitativo de atendimento. “ Os estabelecimentos devem cumprir a determinação a fim de proteger os funcionários, bem como seus clientes”, ressaltou o advogado do Procon Cabo, Marcelo Soares.
Texto: Beatriz Lima
Foto: Gilberto Crispim
A Gerência de Licenciamento da Superintendência de Controle Urbano do Cabo retomou, nessa segunda-feira (13), o atendimento ao público no Centro Administrativo Municipal 1 (CAM 1), no bairro de Torrinha. O atendimento será feito através de agendamento prévio.
As pessoas podem solicitar o antedimento presencial para o setor de Licenciamento nas segundas e quartas-feiras através do telefone (81) 3521.1480, das 8h às 14h, ou de segunda à sexta-feira através do email lurb.cabo@gmail.com, das 8h às 16h.
Após o requerente receber a confirmação de seu agendamento deve imprimir o e-mail que cita dia e hora do seu atendimento, e, juntamente com o documento de identificação, se dirigir ao CAM 1 para o atendimento.
Os dias de atendimento presenciais agendados serão nas segundas e quartas-feiras, das 9h às 12h. Cada agendamento terá uma duração máxima de 20 minutos e atenderá no máximo três requerentes, sendo dois técnicos e um de protocolo. Todas as regras de comportamento social serão respeitadas, como o distanciamento mínimo de dois metros entre as pessoas.
Texto: Caio Rodrigues
Preocupado com o crescimento de casos da covid-19 no Estado, o prefeito do Cabo de Santo Agostinho,Lula Cabral, adotou medidas ainda mais restritivas no município, que começam a valer a partir desta terça-feira (14). Pelo Decreto Nº 1.885, de 13 de abril de 2020, os supermercados terão que reduzir para 1/3 a disponibilidade de vagas de estacionamento para os clientes e para 50% a circulação de pessoas nas lojas.
O decreto municipal também determina que bancos e casas lotéricas controlem as filas nas suas áreas internas e externas. Em caso de descumprimento dessas medidas, será aplicada a sanção de multa até suspensão do alvará de funcionamento das instituições que não cumprirem as novas determinações. Hoje (14) o Procon Cabo foi às ruas numa fiscalização em bancos e casas lotéricas, já em atenção às medidas estabelecidas pelo decreto.
"Estamos atingindo níveis preocupantes e precisamos da colaboração de todos nessa luta, evitando as aglomerações que ainda acontecem em bancos, casas lotéricas e supermercados", declarou Lula Cabral. "A Prefeitura tem procurado fazer a sua parte, seguindo todas às recomendações do Estado e do Ministério da Saúde, mas sem a compreensão do povo cabense não venceremos a covid-19. Por isso precisamos que todos se conscientizem e se mantenham em casa", reforça Lula Cabral.
As novas medidas de restrições para o combate ao coronavírus suspende até o dia 30 de abril todos os eventos públicos e privados de quaisquer natureza, independente do número de pessoas; visitas em hospitais a pacientes internados e presença de acompanhante(s) nos pronto atendimentos, exceto nos casos previstos em lei; todas as atividades em feiras, exceto feiras livres, entre outros.
Texto: Ana Cristina Lima
Foto: Gilberto Crispim
Benefício de R$ 600, pagos a trabalhadores de baixa renda afetados pela pandemia de coronavírus, o auxílio emergencial começará a ser sacado em dinheiro no próximo dia 27. A Caixa Econômica Federal, responsável pelos pagamentos, anunciou o novo calendário na noite dessa segunda-feira (13).
Os saques ocorrerão conforme o mês de nascimento do beneficiário. As retiradas ocorrerão no dia 27 para os nascidos em janeiro e fevereiro, no dia 28 para os nascidos em março e abril, 29 para os nascidos em maio e junho, 30 para os nascidos em julho e agosto. Em maio, será a vez de os nascidos em setembro e outubro sacarem o benefício no dia 4; e os nascidos em novembro e dezembro, no dia 5.
O dinheiro poderá ser retirado sem a necessidade de cartão em casas lotéricas, caso elas estejam abertas, e em caixas eletrônicos. A Caixa ressalta que não é necessário retirar o dinheiro porque o dinheiro depositado na poupança digital pode ser movimentado por meio do aplicativo Caixa Tem, para pagamento de boletos e contas domésticas e para transferências ilimitadas para contas da Caixa, permitindo até transferências mensais gratuitas para outros bancos nos próximos 90 dias.
Adiamento
A Caixa adiou o início do pagamento aos trabalhadores que usaram o aplicativo Caixa Auxílio Emergencial, ou o site auxilio.caixa.gov.br, para atualizarem as informações no Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico) do governo federal. Esse grupo só começará a receber o auxílio emergencial na quinta-feira (16), na mesma data em que começa o pagamento dos beneficiários do Bolsa Família.
Na semana passada, a Caixa havia anunciado que o pagamento para quem não estava inscrito no CadÚnico, mas precisou atualizar os dados, começaria nesta segunda-feira para mães solteiras e nesta terça (14) para os demais trabalhadores. Esse contingente é composto principalmente por trabalhadores informais, microempreendedores individuais (MEI) e contribuintes individuais ou facultativos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Segundo o banco, o adiamento Ocorreu porque a Dataprev só enviará nesta terça-feira pela manhã o lote inicial de informações dos cerca de 34 milhões de brasileiros que se cadastraram ao longo dos últimos dias. A Caixa enviou os dados à Dataprev para verificar se os beneficiários cumpriam os critérios de elegibilidade para receberem os benefícios.
Cadastro Único
Segundo a Caixa, cerca de 2,5 milhões de pessoas receberam o auxílio emergencial na quinta-feira (9) e ontem (13), num total de R$ 1,5 bilhão. Esse grupo reúne trabalhadores informais e mães solteiras que estavam com as informações em dia no CadÚnico em 20 de março e que não fazem parte do Bolsa Família, mas nem todo mundo nessa categoria teve acesso ao dinheiro. O banco divulgou um novo calendário de pagamento da primeira parcela a esse grupo:
• Terça-feira (14): crédito para 831.013 pessoas, das quais 273.178 com conta no Banco do Brasil e 557.835 trabalhadores nascidos em janeiro que serão pagos com poupança digital da Caixa a partir do meio-dia;
• Quarta-feira (15): crédito pela poupança digital para 1.635.291 pessoas nascidas em fevereiro, março e abril;
• Quinta-feira (16): crédito pela poupança digital para 2.282.321 pessoas nascidas em maio, junho, julho e agosto;
• Sexta-feira (17): crédito pela 1.958.268 poupança digital para pessoas nascidas em setembro, outubro, novembro e dezembro
• A segunda parcela será paga entre 27 e 30 de abril, dependendo do mês de nascimento do beneficiário.
Por Wellton Máximo - Repórter da Agência Brasil - Brasília
Foto: Marcelo Casal Jr.- Agência Brasil
No Cabo de Santo Agostinho, a meta de vacinação foi superada nesta primeira fase da campanha contra a Gripe Influenza. Até esta segunda-feira (13/04) 3,7 mil profissionais de saúde e 17.563 idosos haviam sido imunizados. O prazo de vacinação para idosos e profissionais de saúde segue até esta terça-feira (14/04), conforme cronograma do Ministério da Saúde.
O município adotou a vacinação domiciliar para idosos, além das unidades de saúde e do esquema de vacinação "drive-thru" onde a aplicação das vacinas foram realizadas pelo profissional de saúde com os pacientes dentro do carro.
“Realizamos todos os esforços para imunizar o maior número possível de idosos contra a H1N1 e temos a grata satisfação de ver que superamos a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde”, disse o prefeito Lula Cabral. “Sabemos o quanto é importante a proteção desse grupo e continuamos reafirmando a necessidade de evitar outras doenças como o covid-19, permanecendo em casa”, ressaltou Lula.
A próxima etapa da campanha nacional tem início na quinta-feira (16) e atenderá portadores de doenças crônicas, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivos, profissionais das forças de segurança e salvamento, adolescentes entre 12 e 21 anos sob medida socioeducativa e população privada de liberdade.
A última fase, que começa no dia 9 de maio, prioriza crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com 55 a 59 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto) e pessoas com deficiência.
Texto: Jonas Albuquerque
Foto: Gilberto Crispim
A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho está adaptando novos leitos no Hospital Infantil Dr. Adailton C. de Alencar, na BR-101 Km 34, para receber pacientes com casos gripais agudos e suspeitas de coronavírus. A unidade readequou seu fluxo de atendimento e seus 180 profissionais estão recebendo treinamento de paramentação e desparamentação.
"Estamos construindo dois hospitais de campanha com capacidade para 120 leitos. Agora, vamos preparar o Hospital Infantil
para garantir o atendimento também as crianças", ressalta o prefeito Lula Cabral. "A Prefeitura tem feito a sua parte, estruturando a Saúde para o tratamento de pessoas com coronavírus. E a população precisa fazer a sua também, permanecendo em casa e evitando o contágio".
Seis leitos estão sendo adaptados no Hospital Infantil, sendo três para casos agudos de sintomas gripais e três para pacientes mais graves que necessitem de intubação e respiradores.
Os que tiverem com sintomas mais leves passarão pela ala de pacientes em situação estável, que fará uma avaliação mais detalhada para determinar quais encaminhamentos receberá. Havendo a possibilidade, o paciente será encaminhado para casa, recebendo às orientações necessárias para permanecer em isolamento social. Se for necessário maiores cuidados hospitalares, ele será encaminhado para um leito clínico.
Já os pacientes com sintomas moderados ou graves serão encaminhados para os leitos de semi-UTI ou de UTI, sendo entubados e recebendo o suporte dos respiradores. O equipamento permite que tanto a equipe médica quanto o paciente ganhem tempo para que o tratamento evolua, aumentando as chances de recuperação.
TREINAMENTO - Segundo Tatiane Rodrigues, gerente de Enfermagem do hospital, o treinamento dos profissionais é fundamental para o atendimento de casos do covid-19. "Visa resguardar os profissionais que atuam no hospital de se contaminarem", explica. “O maior índice de contaminação é justamente no processo de paramentação e desparamentação dos EPI´s usados durante o atendimento”.
O treinamento está acontecendo duas vezes ao dia nas trocas dos plantões, pelos enfermeiros chefes responsáveis pela equipe do horário. Recepcionistas e agentes de limpeza também estão recebendo o treinamento.
Texto: Cristiane Arantes
Fotos: Gilberto Crispim
A fiscalização nas praias do Cabo será reforçada durante o feriadão da Semana Santa. “Temos uma grande preocupação. Entendemos que vivemos momentos difíceis e para muitos, a praia é o principal lazer. Mas é importante que as pessoas se conscientizem. O número de casos tem aumentado no Brasil e em nosso estado. Ficando em casa é a melhor forma de se proteger contra o coronavírus”, disse o prefeito Lula Cabral.
A Romu, guarda municipal, guarda de trânsito e a polícia militar trabalharão juntos para orientar e impedir o descumprimento do decreto de fechamento das praias. De acordo com o comandante da Guarda, Paulo Farias, desde a primeira determinação dos governos estadual e municipal, os comerciantes e ambulantes têm atendido às orientações. Mas a população ainda tem muita dificuldade de se conscientizar.
“Precisamos lembrar a importância de manter-se em casa neste momento”, diz Farias.
A ação vai ocorrer, principalmente, nas praias de Gaibu, Suape, Calhetas, Enseada dos Corais, onde há maior concentração de pessoas em feriados. “Mas faremos a fiscalização em todo litoral”, diz. Além das praias, as equipes da Secretaria Municipal de Defesa Social têm realizado rondas diárias nas áreas centrais da cidade. O objetivo é orientar e fazer cumprir às medidas de enfrentamento do coronavírus.
Os estabelecimentos com permissão para o funcionamento devem disponibilizar produtos de assepsia, intensificar ações de limpeza e adotar procedimentos de distanciamento entre funcionários e clientes.
Os cabenses que não respeitarem, serão notificados e orientados a saírem do local e irem para suas residências. A população também pode ajudar, caso identifique aglomerações com mais de dez pessoas ou a presença de gente em locais proibidos. Os telefones para fazer o comunicado são: o 0800 281 8531 (Defesa Civil), 153 (Guarda Municipal) e o 190 (Policia Militar). É muito importante a população acompanhar as informações pelos canais oficiais da Prefeitura do Cabo, evitando a propagação de fake news.
Texto: Jonas Albuquerque
Foto:Divulgação
A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho começou ontem (07/04) a construção do primeiro hospital de campanha, que vai funcionar na Praça 9 de Julho, na PE-60. Toda estrutura metálica já foi montada. De acordo com a secretária de Saúde do Cabo, Juliana Vieira, no local funcionarão 90 leitos. “A previsão é de que até o dia 22 de abril esteja pronto”. Serão construídos dois hospitais de campanha no município, com um total de 120 leitos.
Dos 90 leitos do hospital de campanha
erguido na Praça 9 de Julho, oito serão de cuidados intensivos, equipados com ventiladores pulmonares. O outro hospital funcionará no estádio do Gibão, em Ponte dos Carvalhos, com capacidade para 30 leitos. “Serão leitos de retaguarda para receber os pacientes com alta clínica de UTIs Covid-19 , onde permanecerão até a recuperação”, esclarece Juliana Vieira.
A Secretaria Municipal de Saúde está definindo o processo seletivo para a contratação de mais de 150 profissionais de
saúde, entre médicos, fisioterapeuta respiratório, técnico de enfermagem, pessoas da área de serviços gerais e administrativa para às atividades nos hospitais de campanha. “Serão contratos emergenciais para atender exclusivamente esses hospitais”, enfatiza Juliana Vieira.
Texto: Ana Cristina Lima
Fotos: Gilberto Crispim e Jakson Costa
A Secretaria Municipal de Saúde está disponibilizando mais um serviço: o teleatendimento em saúde mental para usuários dos Caps , ambulatório e população em geral. O serviço é uma alternativa oferecida neste período de quarenta do coronavírus e conta com profissionais da saúde mental, incluindo psicólogos para o atendimento à população , das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira.
O tratamento presencial nos Caps permanece com atendimento à crise, dispensação de medicações e ainda realização de visitas domiciliares para acompanhamento/ monitoramento de usuários nos territórios em conjunto com as equipes da atenção básica.
"O objetivo é garantir a assistência à população, através da ampliação de serviços para os usuários que já são acompanhados e a alternativa para as pessoas que venham a precisar da rede de saúde mental ou que encontram-se em sofrimento mental provocado pelo cenário atual da pandemia provocado pela COVID-19”, destacou a coordenadora de Saúde Mental da Secretaria de Saúde do Cabo, Danielle Moura.
Estão sendo viabilizadas oito novas linhas telefônicas, sendo duas para cada unidade. Através do teleatendimento os psicólogos farão o acolhimento, escuta especializada e encaminhamentos necessários. As situações graves constatadas, as pessoas serão direcionadas para atendimento presencial nos Caps.
Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são serviços referência para os casos que necessitem de cuidado intensivo e/ou de reinserção psicossocial, além da retaguarda às equipes de saúde mental e saúde da família, nas suas especificidades. Oferecem atendimento diário a pacientes em sofrimento psíquico, permitindo o planejamento terapêutico dentro de uma perspectiva individualizada de evolução contínua.
Veja, abaixo, os números do serviço de teleatendimento em cada unidade:
CAPS AD
• 3524 8753
• 3524 8815
CAPS Estação Cidadania
• 3524 1232
• 3524 1329
Caps Infantil Ciranda de Vida
• 3522 1488
• 3524 2798
Ambulatório Municipal de Saúde Mental
• 3521 6356
• 3521 6371
Texto: Cristiane Arantes