quinta-feira, 9 de abril de 2020

Secretaria de Saúde do Cabo disponibilizará teleatendimento em saúde mental


A Secretaria Municipal de Saúde está disponibilizando mais um serviço: o teleatendimento em saúde mental para usuários dos Caps , ambulatório e população em geral. O serviço é uma alternativa oferecida neste período de quarenta do coronavírus e conta com profissionais da saúde mental, incluindo psicólogos para o atendimento à população , das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira.

O tratamento presencial nos Caps permanece com atendimento à crise, dispensação de medicações e ainda realização de visitas domiciliares para acompanhamento/ monitoramento de usuários nos territórios em conjunto com as equipes da atenção básica.

"O objetivo é garantir a assistência à população, através da ampliação de serviços para os usuários que já são acompanhados e a alternativa para as pessoas que venham a precisar da rede de saúde mental ou que encontram-se em sofrimento mental provocado pelo cenário atual da pandemia provocado pela COVID-19”, destacou a coordenadora de Saúde Mental da Secretaria de Saúde do Cabo, Danielle Moura.

Estão sendo viabilizadas oito novas linhas telefônicas, sendo duas para cada unidade. Através do teleatendimento os psicólogos farão o acolhimento, escuta especializada e encaminhamentos necessários. As situações graves constatadas, as pessoas serão direcionadas para atendimento presencial nos Caps.

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são serviços referência para os casos que necessitem de cuidado intensivo e/ou de reinserção psicossocial, além da retaguarda às equipes de saúde mental e saúde da família, nas suas especificidades. Oferecem atendimento diário a pacientes em sofrimento psíquico, permitindo o planejamento terapêutico dentro de uma perspectiva individualizada de evolução contínua.

Veja, abaixo, os números do serviço de teleatendimento em cada unidade:

CAPS AD
• 3524 8753
• 3524 8815

CAPS Estação Cidadania
• 3524 1232
• 3524 1329

Caps Infantil Ciranda de Vida
• 3522 1488
• 3524 2798

Ambulatório Municipal de Saúde Mental
• 3521 6356
• 3521 6371

Texto: Cristiane Arantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário