Desde o início da pandemia provocada pelo coronavírus, grande parte da população ainda está na busca de máscaras de proteção. Pensando em atender essa demanda e, ao mesmo tempo, transformar numa alternativa de renda, um grupo de dezessete mulheres artesãs, moradoras do Cabo de Santo Agostinho, está confeccionando máscaras em tecido.
A produção teve início no dia 31 de março, onde cada artesã começou a receber encomendas e produzir as máscaras nas próprias residências. A iniciativa teve o apoio da Prefeitura do Cabo que, através da coordenação de Artesanato da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, disponibilizou às informações técnicas para produção das máscaras, conforme estabelece a Anvisa. Elas também utilizaram uma videoaula que ensinou as mulheres a produzirem alinhadas com os padrões necessários ao produto.
A artesã, Roseoni Gomes, explicou a importância de trabalhar em prol a população nos dias de dificuldade a qual estamos vivendo. “Para mim está sendo um desafio poder ajudar várias pessoas que estão precisando e não encontram lugares para comprar as máscaras. Tudo começou com uma amiga que precisava sair para trabalhar e não tinha a máscara de proteção, nem lugar para comprar. Aí ela me pediu para fazer umas pra ela se proteger nos coletivos. Então produzi e ela divulgou meu trabalho e graças a Deus as demandas começaram a chegar”.
Seguindo os padrões da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), as máscaras são produzidas nas medidas corretas, cobrindo totalmente a boca e nariz, e são bem ajustadas para que cubram bem o rosto, sem deixar espaços nas laterais. As artesãs têm uma produção diária de 100 unidades, e dependendo do dia são vendidas até 50 unidades por dia. O preço das máscaras varia de acordo com os modelos, e vai de R$3,00 a R$ 5,00 reais. Os interessados devem entrar em contato com as artesãs pelos telefones:
Alzira
(81) 98796-5780
Edilene
(81) 98722-4463
Lika
(81) 98436-8509
Lucélia
(81) 98594-5367
Roseoni
(81) 98754-2335
Sabrina
(81) 98443-0939
Texto: Jonas Albuquerque
Fotos: Gilberto Crispim
Nenhum comentário:
Postar um comentário