terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Prefeitura entrega nesta quarta-feira Centro de Artesanato totalmente reformado





A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, entrega nesta quarta-feira (29/02), às 16h, o Centro de Artesanato Wilson Campos Júnior totalmente reformado e requalificado. Localizado às margens da PE-60, no bairro da Cohab, o centro é uma das sedes de trabalho dos ceramistas do Cabo. Com a reforma, o município terá um espaço de referência para o artesanato local e poderá atender melhor os artesãos cabenses, como também visitantes e turistas.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Abel Neto, o centro é o único da região que trabalha a capacitação dos artesãos, a comercialização dos seus produtos e ainda, em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), investe em tecnologia para melhorar os estudos no aprimoramento das peças. “Tenho certeza que será uma grande conquista para os cabenses”, pontuou.

A requalificação do Centro de Artesanato foi realizada em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), através do Projeto Imaginário. O Sebrae e a Companhia Pernambucana de Gás (Copergás) também contribuíram para o melhor funcionamento do espaço. Foram feitas melhorias no prédio principal e na área externa. Além disso, os oleiros receberam novos equipamentos que vão auxiliar na produção das peças em cerâmica. 

“A nossa proposta é que a área externa seja utilizada como ponto de realização de feiras de artesanato mensais ou quinzenais. O centro também será um local para formação, onde serão ministrados cursos e oficinas para a qualificação dos nossos artesãos”, relatou animado o coordenador de apoio ao artesanato do Cabo, Will Cruz.

Texto: Loyane Farias - Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Obras em rua do bairro Malaquias são vistoriadas pela Prefeitura




O secretário de Governo e Orçamento Participativo do Cabo de Santo Agostinho, Luiz Pereira, e o superintendente de Articulação Política, César Paiva, vistoriaram nesta terça-feira (28/02) as obras na Rua da Saudade, localizada no bairro Malaquias. A rua, que possui 200 metros de extensão e 3 de largura, está recebendo os serviços de pavimentação e drenagem. O local também vai contar com um sistema final de esgoto e um canal. Além disso, os postes serão relocados, para facilitar a circulação da via.

“Essa obra, que é uma demanda do programa de Orçamento Participativo do município, é um grande desafio, pela tipografia da rua, que apresentava muitas dificuldades, uma delas por ser muito estreita. Além disso, antes de iniciar a obra, a rua vivia com pessoas consumindo drogas”, frisou o secretário de Governo. “Com esses serviços, resgatamos a cidadania da população, melhorando a autoestima e a segurança dos moradores”, concluiu.

Amaro Sabino de Souza, 67, morador da rua desde os 17 anos, contou que antes tinha que levar nos braços a sogra de 81 anos até a entrada da rua para que ela pudesse entrar no carro. “Agora com a rua asfaltada, o carro vai entrar com facilidade, e até a polícia também vai poder fazer o seu trabalho”, contou animado. 

Outros moradores também estão ansiosos para rua ficar pronta. A dona de casa Amara Maria, 60, moradora do local há 29 anos, comenta que durante todo esse tempo ela sonhava com esta realização. “O prefeito Lula Cabral é um homem de coragem por ter entrado nesta rua. Não vejo a hora de comemorar essa vitória, minha rua ainda nem ficou pronta mais já está ficando linda”, relatou emocionada. A previsão é de que a obra esteja concluída no final de março.

Texto: Loyane Farias – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Festival de Teatro de Rua leva arte para diversas localidades até este sábado









O Cabo de Santo Agostinho está sendo palco até este sábado (03/02) do 1° Festival Nacional de Teatro de Rua. A iniciativa é da Prefeitura, através da Secretaria de Executiva de Cultura e Lazer, e reúne grupos e companhias de teatro de vários estados do Brasil. Nesta segunda-feira (27/02), o espetáculo acontecerá em duas localidades. Às 15h30, o Engenho Massangana receberá o espetáculo A Roupa Nova do Imperador (do Grupo Teatral Gota, Pó e Poeira – Guaçuí – ES). Já às 20h30, será a vez do distrito de Ponte dos Carvalhos receber o espetáculo Saltimbembe Mambembancos (do grupo Rosa dos Ventos, Presidente Prudente – SP).

A abertura oficial do evento foi realizada nesse sábado (25/02), no Pátio da Estação de Trem (Centro), e contou com o espetáculo “Viva a Nau Catarineta”, do grupo teatral Grudage, que foi homenageado na ocasião. “Sabemos o quanto é importante investir na cultura popular do nosso município, por isso estamos sempre motivados a dar todo o apoio possível aos grupos de teatro”, declarou o prefeito em exercício José Ivaldo Gomes.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Cabo, Abel Neto, comentou sobre a importância em promover um festival desse porte. “Um povo só é forte quando tem cultura e educação e essa noite está mostrando justamente o que temos de melhor” pontuou ele. 

De acordo com o secretário Executivo de Cultura e Lazer do município, Rinaldo da Costa, o festival é uma oportunidade de propiciar um grande encontro e um intercâmbio cultural entre os atores. “Estamos em um momento ímpar da nossa cidade, pois acredito que a cultura é elemento fundamental na formação cidadã. Essa noite ficará marcada na cabeça de todos que hoje estão aqui presentes”, disse.

A auxiliar de escritório, Nicole Oliveira, 27, moradora do Cabo, estava passando no local e resolveu assistir ao espetáculo, que é aberto ao público. “Eu adorei a iniciativa da prefeitura. Todos estão de parabéns. Não vou muito ao teatro porque acho que é caro, por isso parei para olhar o que estava acontecendo e amei”, garantiu.

Nesse domingo (26/02), foi a vez do distrito de Jussaral ser palco para o festival. O grupo teatral Pontinho de Cultura Galpão das Artes, com o espetáculo A Inconveniência de ter Coragem.

O festival também conta com mostras competitivas e debates após a apresentação de cada espetáculo, que será realizado em diversos pontos da cidade. Além disso, haverá mesas redondas e oficinas dirigidas aos participantes e comunidades. No encerramento (sábado), será realizada a entrega de troféus aos melhores espetáculos.

Confira a programação do festival:

- 27/02 (segunda-feira)

Local: Engenho Massangana
15h30 – ESPETÁCULO: A ROUPA NOVA DO IMPERADOR
Texto: Hans Cristian Andersen – Adaptação: Carlos Ola
Direção: Carlos Ola
Grupo Teatral Gota, Pó e Poeira - Guaçuí – ES

Local: Praça Marcos Freire – Ponte dos Carvalhos
20h30 – ESPETÁCULO: SALTIMBEMBE MAMBEMBANCOS
Texto : O Grupo
Direção: O Grupo
Grupo Rosa dos Ventos – Presidente Prudente - SP

- 28/02 (terça-feira)

Local: Praça do Terminal da Cohab
20h30 – ESPETÁCULO: OM CO TÔ? QUEM CO SÔ? PROM CO VÔ?
Texto e Direção: Lucciano Dretta
Grupo Circo Navegador – São Sebastião – SP

- 29/02 (quarta-feira)

Local: Centro de Artesanato Arquiteto Wilson Campos Junior – PE-60 – Cohab
16h30 – ESPETÁCULO: CADÊ MEU BOI?
Texto: Java Araújo
Direção: Marcelo Rhwushansky
Cia. Teatral Minutos de Arte – Cabo de Santo Agostinho - PE

Local: Conjunto Residencial Novo Tempo V – Cidade Garapu
20h30 – ESPETÁCULO: BELELÊ BALAIO
Texto e Direção: Gilvan Balbino
Grupo De 4 no Ato – Rio de Janeiro – RJ

- 1° de março (quinta-feira)

Local: Praça da Charnequinha
15h30 – ESPETÁCULO: A TRAMA DO ASSUSTADO
Texto: Hélio Lima
Direção: Messias Domingos
Companhia Teatral Arte Viva - Santa Cruz - RN

Local: Praça da Matriz - Pontezinha
20h30 – ESPETÁCULO: A FARSA DO ADVOGADO PATHELIN
Autor: Desconhecido
Direção: Roberto Rosa
Grupo Rosa dos Ventos – Presidente Prudente - SP

- 02/03 (sexta-feira)

Local: Pátio da Fábrica – Pirapama
15h30 – ESPETÁCULO: REVOLTA NO PAÍS DOS RETALHOS
Texto: Adaptação de Edes di Oliveira do texto Revolução na América do Sul de Augusto Boal.
Direção: Edes di Oliveira
Grupo Teatro de Retalhos – Arcoverde - PE

Local: Praça de Suape
20h30 – espetáculo a ser definido

- 03/03 (sábado)

Local: Pátio da Estação, Centro
19h – Show: Toadas de Pernambuco
Premiação do Festival
Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: 3521-6655

Texto: Ageu Lima- Estagiário da Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Carnaval do município foi festejado até na madrugada desta quinta-feira








O último dia de momo do Cabo de Santo Agostinho (22/02) foi marcado por muita festa e alegria. Logo pela manhã, centenas de pessoas prestigiaram o Bloco Bacalhau do Rubens, que festejou seus 32 anos e se concentrou na Rua José Miguel de Santana, animando moradores e turistas de Suape com orquestra de frevo e a presença do Rei e Rainha do carnaval 2012. A agremiação contou com o apoio da Prefeitura do Cabo. “Mais uma vez a prefeitura nos dá apoio e segurança para sairmos com alegria e paz“, destacou o presidente do bloco, Rubens Peixoto.

Comemorando seus 37 anos, o Bacalhau do China invadiu as ruas com alegria e frevo ao som da banda Meridional, que arrastou o cortejo em cima do trio elétrico, no bairro da Destilaria. Os secretários Abel Neto (Desenvolvimento Econômico e Turismo) e José Francisco Filho (Juventude e Esportes) acompanharam a festa com disposição. “Esse Bacalhau já é tradição no nosso município” frisou Abel Neto, que acompanhou todo o percurso seguindo até a comunidade da Vila Contra Mocambo. “Fiz questão de vir prestigiar este bloco do saudoso China”, concluiu.

NOITE – O Bloco Bacalhau Gay abrilhantou a noite da Quarta-Feira de Cinzas (22/02) do Cabo de Santo Agostinho. A agremiação, que chegou este ano a sua 12° edição, animou a população de Ponte dos Carvalhos com sua irreverência. No local de concentração no Antigo Espetão, foi realizado o terceiro desfile de fantasias oficial do Bacalhau Gay. A festa contou com dois trios elétricos e com as bandas Cabelo Black e Willian Show, que seguiu até a Praça Marcos Freire. 

Já na madrugada desta quinta-feira (23/02), uma multidão de foliões se divertiu com o desfile do Bloco do Defunto pelas ruas do centro da cidade. Comemorando seu 13° ano, ele teve como local de concentração o Cemitério de São José. Logo após a meia-noite, os carnavalescos que seguiram o suposto enterro até a Praça Theo Silva com destino ao Largo de Santo Amaro. A agremiação conta com o apoio da Prefeitura. Além do Rei e da Rainha do Carnaval 2012, prestigiaram a festa o vice-prefeito do município, José Ivaldo Gomes, e o secretário Executivo de Cultura e Lazer, Rinaldo da Costa.

“Com esse bloco tão irreverente nós encerramos o Carnaval do Cabo, onde desfilaram pelas nossas ladeiras mais de 150 blocos, levando a alegria para todos os foliões cabenses,” destacou o vice-prefeito, José Ivaldo Gomes. Ele ainda lembra que o Cabo é destaque como a cidade dos blocos.

O bloco foi fundado por motivos políticos em 1999, com o objetivo de criticar os que pouco fizeram em benefício da cidade. A animação deste ano contou com um show pirotécnico, orquestras de frevo, carros de som, e um trio elétrico com a banda Delícia Musical. Este ano foi lançado o site do bloco, que é www.blocododefunto.com.br. Segundo o presidente e fundador, Nicéias Balbino, o site também vai contar com diversas informações, sobre esportes, educação, saúde, entre outros. 

Texto: Samantha Rúbya e Gesla Ferreira – Estagiárias da Secom / Cabo
Fotos: João Barbosa - Ivan Melo

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Segunda-feira de Carnaval marcada por muita irreverência e animação no Cabo








A segunda-feira de carnaval no Cabo de Santo Agostinho contou com várias atrações que arrastaram milhares de pessoas pelas ruas em variados blocos. Foliões animados participaram de blocos e troças durante o dia e à noite em diversos bairros. Logo pela manhã, o Motobloco A Bagaceira atraiu motoqueiros para o seu desfile ao som de muita buzina.

À tarde, foi a vez do Bloco do Pacote invadir as ruas de Enseada dos Corais. No seu 12° desfile, a agremiação homenageou Luiz Gonzaga e Alceu Valença e arrastou mais de 6 mil pessoas pela principal avenida do bairro. No trio, as bandas Tornado e Vilões do Forró fizeram a festa de quem esteve por lá.

Participaram da festa o vice-prefeito José Ivaldo Gomes e vários secretários municipais. “É muita alegria. Todo ano nós participamos deste bloco que anima uma multidão em Enseada dos Corais, trazendo muita alegria e diversão. Não só para a população local como para vários turistas que vêm visitar nossas praias neste período”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Abel Neto.

No final da tarde, o bloco O Serrote, comemorando seu 12° ano de existência, animou os foliões no Mercadão. Uma orquestra de frevo e carros de som puxaram o desfile pelas ruas do Centro. “Esta ideia surgiu entre amigos, que queriam criar um bloco e fazer brincadeiras durante o Carnaval”, contou o presidente da agremiação, Ademário Cordeiro.

O tradicional As Catraias de Suape também desfilou já à noite com muita irreverência e alegria. O bloco, com 25 anos de fundação, leva homens produzidos e vestidos de mulher para o seu desfile. Durante a festa, foi eleita a Catraia 2012, uma escolha feita entre a catraia mais feia, a “mais gostosa” e a mais bonita. “Eu acho maravilhoso, brinco aqui há mais de cinco anos. Carnaval sem as Catraias de Suape não existe”, disse o morador de Suape Atos Diego.

Texto: Rafaela Jaques – Estagiária da Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Domingo de carnaval contou com folia e animação em diversas localidades









A folia contagiou as ruas e avenidas do Cabo de Santo Agostinho nesse domingo (19/02). Blocos e troças participaram dos festejos. Em todos os lugares, policiais e guardas municipais garantiam a segurança. Logo pela manhã, a praia de Enseada dos Corais ficou pequena para o bloco O Bode da Enseada, que este ano chegou a sua 15ª edição agitando moradores e visitantes ao som da Banda Seu Rosa. O trânsito foi organizado pela Guarda Municipal.

À tarde, quem esteve nas ruas levando animação ao público da praia de Gaibu foi o bloco Os Cabulosos. Chegando ao seu 20° ano, a agremiação saiu da Vila dos Pescadores e arrastou uma verdadeira multidão às ruas, entre crianças, jovens e adultos. Darcvone Maria da Costa, 37, comentou que participa desde a primeira edição e pôde presenciar durante todo esse tempo como o bloco cresceu. “Eu me sinto muito feliz em estar aqui, o vi nascer e hoje se tornar um grande bloco carnavalesco” afirmou bastante emocionada.

Já no fim da tarde, o distrito de Ponte dos Carvalhos foi invadido pelo Bloco dos Casados, que agitou as ruas ao som das bandas Forrozão da Hora e Periguetes. “É um carnaval de alegria e muita paz. Agradeço pelo apoio do prefeito Lula Cabral para realizar essa festa que durante todo esse tempo faz alegria desse povo”, destacou o presidente da Câmara de Vereadores, Gessé Valério, que apoia o bloco. À noite, o bloco Acorda Pra Chupar Pirulito levou uma multidão para as ruas de Pontezinha, ao som de Robson Alves e Leo Show. 

O comandante da Guarda Municipal, Paulo Farias, comentou que durante os dias de carnaval ações estarão ocorrendo em todo o município para tentar coibir infrações. “Cerca de oitenta homens estão nas ruas fazendo a segurança e dando todo o apoio que for necessário”, afirmou. 

Texto: Ageu Lima - Estagiário da Secom/ Cabo
Fotos: João Barbosa 

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Bloco Zé Pereira abre carnaval de rua do Cabo e comemora 65 anos de existência








O Bloco Zé Pereira do Vavá da Vaca abriu, nessa quinta-feira (16/02) á noite, o carnaval de rua no Cabo de Santo Agostinho. Com alegria e frevo no pé, milhares de foliões participaram da festa embalados ao som da Orquestra Show de Frevo, comandada pelo maestro Caboclo – o homenageado do carnaval do Cabo este ano. O desfile saiu do Largo da Compesa (Centro) e seguiu até o bairro do Mauriti, retornando depois ao ponto de partida.

De acordo com o organizador do bloco, Osvaldo Costa Filho, o Zé Pereira existe desde 1947, quando o comerciante Osvaldo Costa, seu pai, falecido em 1995, juntamente com vários amigos, decidiu criar um bloco que saísse nessa data. É que a feira popular do Cabo era no sábado, e os feirantes trabalhavam até a noite e nunca podiam acompanhar as agremiações. “Estou muito feliz. É uma satisfação muito grande levar alegria e preservar a cultura cabense desfilando pelas ruas da nossa cidade”, afirmou.

O prefeito em exercício, José Ivaldo Gomes, destacou a importância do Bloco Zé Pereira do Vavá da Vaca. “É muito importante esse bloco tradicional no nosso município, pois mantém viva a tradição que foi iniciada por Vavá e que hoje sua família dá continuidade. Esse bloco é o início da folia no Cabo e vem abrilhantando cada vez mais a semana pré-carnavalesca do nosso município”, ressaltou .

Segundo o secretário Executivo de Cultura e Lazer do Cabo, Rinaldo da Costa, o desfile do Zé Pereira pelas ruas do município faz a abertura do carnaval de rua do Cabo. “Com 65 anos de existência, esse bloco faz com que se mantenha ainda mais viva a tradição dos blocos de rua do carnaval cabense”, declarou.

“Há mais há de 25 anos estamos fazendo frevo no Cabo. A homenagem não é pra mim e sim para todos os músicos e foliões”, disse o Lucivalte Alves da Silva (conhecido como Caboclo) homenageado do Carnaval este ano.

A decoração do Zé Pereira ficou por conta do homenageado da agremiação, o artista plástico Erivaldo José de Paula (mais conhecido como Uruda). “Estou muito feliz por ser homenageado. Faz 52 anos que acompanho esse bloco e é uma satisfação e uma alegria estar mais um ano nesse desfile”, disse. Durante todo desfile, integrantes da Guarda Municipal organizaram o trânsito e, em conjunto com a Polícia Militar, seguiu o bloco para garantir mais segurança e tranquilidade aos participantes. Estiveram presentes também no evento o rei (Gilson Paz) e a rainha (Sheila Silva) do Carnaval do Cabo deste ano.

Texto: Amanda Falcão - Estagiária da Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Samu do município orienta motoristas em Blitz Educativa realizada na PE-60









Já pensou em ser abordado numa blitz e receber panfletos, preservativos e orientações de trânsito ao som de muito frevo? Assim foi a segunda Blitz Educativa do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do Cabo de Santo Agostinho que, na manhã desta quinta-feira (16/02), parou motoristas de carros e motos em frente ao Batalhão da Polícia Rodoviária Estadual , para conscientizá-los sobre os perigos no volante, sobretudo durante o carnaval.

A ação foi realizada em parceria com a Polícia Rodoviária e a Guarda Municipal, que levou arte-educadores para animar as abordagens. “Estamos distribuindo folderes com orientações para momentos de emergência, com os serviços de emergência do município, telefones úteis e informações sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), além de preservativos”, ressaltou o coordenador do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu, Alisson Barbosa.

“Tudo o que vem ajudar na educação no trânsito faz efeito”, ressaltou o sargento Everaldo, da Policia Rodoviária. Um dos abordados foi o garçom Anderson Otávio que, apesar de não ir foliar porque trabalhará no feriado, avaliou positivamente a ação. “É ótimo porque é um jeito de brincar com segurança”, relatou. O também garçom Pedro Antônio defende a ação: “Se todo mundo se conscientizar e colaborar, poderemos ter um carnaval com menos acidentes”, prevê.



SERVIÇOS DE URGÊNCIA

Samu – 192

Clínica Médica e Ortopedia - Hospital Mendo Sampaio – 3521-9182
Urgência em Pediatria - Hospital Infantil
Clínica Médica e Pediatria - Policlínica Dr. Jamaci de Medeiros (24h) – 3522-2770
Clínica Médica - Serviço de Prontoatendimento (SPA) de Gaibu – 3521-7006/3521-7008
Clínica Médica (noturno) - Serviço de Prontoatendimento (SPA) de Sacramento – 3522-3023
Clínica Médica (noturno)- Serviço de Prontoatendimento (SPA) Vicente Mendes (Cohab) – 3521-6727
Urgência Odontológica – Hospital Mendo Sampaio – 3521-9182

TELEFONES ÚTEIS
Corpo de Bombeiros - 193
Polícia Militar - 190
Polícia Rodoviária Federal - 191
Guarda Municipal - 3518-1845
Defesa Civil - 3521-6701

Texto: Aline Vieira Costa – Secom
Fotos: João Barbosa 

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Cabo lança campanha Carnaval da Paz “Quem Ama Abraça” e bloco desfila nas ruas








A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, através da Secretaria Executiva da Mulher, lançou, na tarde desta segunda-feira (13/02), a Campanha de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher – Carnaval da Paz – “Quem Ama Abraça”. A ação aconteceu no Centro Administrativo Municipal (CAM), no bairro da Torrinha, e tem como objetivo mobilizar a sociedade sobre os índices de violência contra a mulher.

O lançamento começou com uma apresentação de frevo das crianças da Escola Doutor Cláudio Gueiros Leite, que fazem parte do Programa Federal Mais Educação e contou com a presença do vice-prefeito José Ivaldo Gomes e de secretários municipais. “Além de brincar o carnaval, é importante para as mulheres receberem orientações sobre os seus direitos de não violência contra a mulher, tanto nos lares quanto nas ruas”, afirmou o vice-prefeito.

De acordo com a secretária Executiva da Mulher, Lucidalva Nascimento, o carnaval é um bom momento para lançar a campanha. “É importante mobilizar a sociedade cabense, os turistas, trabalhadores e visitantes sobre o enfrentamento à violência contra a mulher. Nessa época do ano, as pessoas saem às ruas e é importante manter um espírito de paz e respeito”, declarou Lucidalva. 

Após a apresentação da campanha, o Bloco das Mulheres “Quem Ama Abraça”, saiu pelas ruas do centro e seguiu até o pátio da estação de trem. Cerca de 500 mulheres participaram da caminhada com muita animação. “Esta campanha é muito boa, temos nossos direitos valorizados. Queremos que as mulheres não se calem, abracem a causa e vão à luta”, declarou a integrante do Centro das Mulheres do Cabo, Ana Maria. A Guarda Municipal deu todo o suporte necessário durante o percurso do bloco, organizando o trânsito e garantindo a segurança.

Também estiveram presentes no evento, o professor da UFPE, Felipe Rios, e o coordenador de relacionamento institucional da Refinaria Abreu e Lima, Antônio Carrara.

Texto: Rafaela Jaques – Estagiária da Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Cerca de 2 mil pessoas prestigiaram a Noite do Frevo do Mercadão








A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho realizou, na noite desse sábado (11/02), a Noite do Frevo do Mercadão, para marcar a abertura oficial do carnaval no espaço, situado no centro do município. Com o tema “O Carnaval do Gonzagão é no Mercadão”, o evento começou às 20h e foi animado pelas orquestras Pernambucanidade e Joneenrick, além de quatro bonecos gigantes. 

De acordo com o superintendente de Abastecimento, Nelson Mendes, aproximadamente 2 mil pessoas prestigiaram o evento. A segurança foi garantida por 15 homens da Polícia Militar. E a folia não para. A partir desta quinta-feira (16/02) até a quarta-feira de Cinzas (22/02), várias orquestras e blocos carnavalescos vão animar os foliões no pátio do Mercadão, sempre às 20h. “Convido as famílias cabenses para participarem desta grande festa, brincando com segurança e harmonia, neste lugar que é o ponto de referência em vendas na cidade”, disse.

MAIS FOLIA – Também no sábado (11/02), o bloco carnavalesco Cohab Beer levou uma multidão às ruas do bairro da Cohab. A agremiação, que conta com o apoio da Prefeitura, foi prestigiada pelo vice-prefeito do município, José Ivaldo Gomes.

Texto: Giorgio Bruno – Estagiário da Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Guarda Municipal do Cabo comemora 61 anos com café da manhã e homenagens







A Guarda Municipal do Cabo de Santo Agostinho (GMC) completa nesta sexta-feira (10/02) 61 anos de existência. Para comemorar o aniversário, a Secretaria de Defesa Social ofereceu um café da manhã e prestou uma série de homenagens a autoridades e colaboradores da instituição. O evento contou com a presença do prefeito Lula Cabral e do vice-prefeito José Ivaldo Gomes. 

“Sinto-me muito feliz e honrado pela nossa Guarda Municipal está completando 61 anos de existência, e pelo reconhecimento do trabalho realizado pela nossa gestão”, disse o prefeito Lula Cabral que, na ocasião, recebeu uma placa em homenagem aos serviços realizados.

“É com muita satisfação, transparência e respeito pelo funcionário que o município do Cabo é o primeiro a firmar um convênio junto com a Polícia Federal para a legalização do porte de arma pelos guardas municipais”, acrescentou o prefeito.

O vice-prefeito José Ivaldo Gomes destacou a importância da GMC para a sociedade. “Este momento não poderia deixar de acontecer, pois a Guarda hoje está à altura de representar o nosso município onde quer que ela esteja”, ressaltou. 

Para o secretário de Defesa Social, Luís Alves de Lima Filho, o momento é de comemoração e reflete todo o empenho da Guarda durante esses anos. “Eu, como gestor dos guardas, me sinto realizado em ver o trabalho que o prefeito Lula Cabral tem feito por nós e pela nossa cidade, buscando a paz e coordenando a segurança do patrimônio público, escolar, dos hospitais, nas ruas e avenidas do município”, declarou.

“É lindo ver a Guarda completar 61 anos de existência. Dediquei minha vida enquanto estava na Guarda e me sinto maravilhado em poder comemorar junto com todos aqui presentes hoje”, comentou Santino Honorato Cabral, 68 anos, que atuou na Guarda Municipal por 40 e hoje é aposentado.

Situada às margens da BR-101 Sul, a GMC é subordinada à Secretaria Municipal de Defesa Social e dispõe de um efetivo de 347 pessoas, realizando serviços de guarda patrimonial, ambiental e de trânsito, patrulha da cidade, ciclo patrulha e salva-vidas, além do Grupamento Tático de Apoio com Motos (Gtam). Na gestão do prefeito Lula Cabral, a GMC adquiriu quatro caminhonetes Hilux SW4, duas Blazers , 11 motos (XRE-300), uma kombi e dois Gols.

Texto: Thainá França – Estagiária da Secom | Cabo de Santo Agostinho
Fotos: João Barbosa

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Cabo treina profissionais para reforçar atendimento pré-hospitalar no carnaval








A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho realizou nesta quarta-feira (08/02) o treinamento dos profissionais de saúde que irão atuar nos diversos polos do carnaval do município. A capacitação foi direcionada a enfermeiros e técnicos de enfermagem e realizada pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), dentro das ações da operação da folia, que serão divulgadas na próxima semana.

De acordo com o coordenador do NEP, Alisson Barbosa, o treinamento tem como foco o Atendimento Pré-Hospitalar (APH) e a Reanimação Cardio Pulmonar (RCP), para que os profissionais realizem o primeiro atendimento de urgência até a chegada do Samu, que fará a remoção dos pacientes às unidades de saúde. “As orientações englobam como passar um bom quadro do estado da vítima, identificar o tipo de trauma, avaliar o nível de consciência, estabilizar e evitar traumas maiores”, explicou ele.

A coordenadora de Eventos da Secretaria de Saúde, Rosângela Bezerra, ressalta que as equipes treinadas agirão como um reforço para agilizar o atendimento, já que o Samu atenderá ocorrências em todos os polos de carnaval espalhados pelo município. “Queremos as equipes preparadas para o atendimento de rua. Os profissionais já possuem conhecimentos técnicos, porém não costumam atuar fora das unidades, onde a vivência e as condições de trabalho são outras”, relatou.

Texto: Aline Vieira Costa – Secom | Cabo
Fotos: João Barbosa

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Escola de Jussaral vai ganhar melhor estrutura e quadra poliesportiva coberta







A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho está acelerando as obras de reforma e ampliação da Escola Marquês do Recife, no distrito de Jussaral, para que os trabalhos sejam concluídos já no início do próximo semestre. Nesta terça-feira (07/02), o vice-prefeito José Ivaldo Gomes visitou a escola e percorreu todas as dependências da unidade de ensino que, após a conclusão dos serviços, contará com 11 salas de aula, laboratório de informática, biblioteca, cozinha, despensa para armazenar mantimentos, vários banheiros e uma quadra poliesportiva coberta. 

“Agora, a população de Jussaral vai ter uma escola ampla e bem estruturada, garantindo cada vez mais uma educação de qualidade”, destacou o vice-prefeito José Ivaldo, lembrando que o prefeito Lula Cabral não tem medido esforços para oferecer uma educação de boa qualidade aos cabenses. As obras da Marquês do Recife foram iniciadas no ano passado e a previsão é de que a unidade fique pronta em aproximadamente seis meses. 

De acordo com uma das diretoras da escola, Elizete da Silva Ferreira, atualmente a unidade atende a 615 alunos. “Com as obras concluídas, esperamos atender bem mais alunos, porque hoje em dia muitos deles preferem estudar no vizinho município de Vitória, e a Marquês do Recife pronta vai poder atender a esses estudantes”, frisou. 

Segundo ela, além do pré-escolar e do ensino fundamental 1 e 2, a escola também funciona como um anexo da Escola Estadual Professor Natanael Barbosa Medrado, da Charneca, para atender alunos do 1°, 2° e 3° ano do ensino médio. “Apesar das obras, os alunos não pararam de estudar e, após o período carnavalesco, vão assistir às aulas nas salas que já estão prontas”, assegurou a diretora. 

“Esta é mais uma promessa do prefeito Lula Cabral que está sendo cumprida. Com essa reforma, poderemos oferecer uma educação mais digna para a comunidade e dar mais condições tanto para os alunos, quanto para os professores”, enfatizou a secretária de Educação do Cabo, Gildineide Fialho.

Para José Severino do Nascimento, 58 anos, morador de Jussaral desde que nasceu, a reforma e ampliação da unidade vai beneficiar toda a região. “Hoje tive a oportunidade de ver como a escola está ficando e estou admirado com a beleza e a qualidade da obra. Tenho dois filhos que estudam aqui e eles também vão gostar muito”, comentou. Acompanharam o vice-prefeito o secretário de Defesa Social do município, Luís Lima, o superintendente de Desenvolvimento Rural, Joel Lopes, e funcionários da Prefeitura.

Texto: Raíza Muniz – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Prefeitura do Cabo entrega notebooks a todos os professores da rede municipal









A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho entregou nesta sexta-feira (03/02) cerca de 1800 notebooks aos professores da rede municipal de ensino, entre contratados e efetivos. Os computadores foram adquiridos com recursos próprios e possuem tela de 14 polegadas, gravador de DVD, processador Intel Core, 2gb de memória RAM, HD de 320gb, rede sem fio e Bluetooth. 

Outra novidade é que todos os professores terão acesso a um portal interativo educacional, da empresa Positivo, uma ferramenta que servirá de apoio didático no planejamento de aulas e na troca de experiências entre profissionais.

Para o prefeito Lula Cabral, a doação foi uma conquista dos próprios professores e do Sindicato dos Professores do Cabo (Sinpec), que têm canal aberto com a gestão para reivindicar melhorias para a categoria. “Queremos que essas máquinas venham incentivar os professores a aprenderem mais e a estarem mais presentes nessa grande rede mundial tecnológica”, explicou ele. 

“Desejamos que as máquinas sejam utilizadas com a intimidade que os professores têm com os livros. Que descubram e inventem maneiras de inserir os notebooks em sala de aula junto às turmas, para possibilitar melhores condições de ensino aprendizagem”, desejou a secretária de Educação, Gildineide Fialho.

A entrega foi feita em dois momentos. Pela manhã, a solenidade foi realizada na quadra da escola-modelo Professor Antônio Benedito da Rocha, em Garapu, e contemplou os professores das regionais 1 e 2. À tarde, os notebooks foram entregues aos das regionais 3 e 4, na escola-modelo Professor Manoel Davi Vieira da Costa, em Ponte dos Carvalhos.

“Com professores com a capacidade de transmitir conhecimento aos alunos, teremos pessoas capacitadas para assumir cargos importantes no futuro. Nós iremos fazer o que pudermos para melhorar a educação no município”, afirmou o vice-prefeito José Ivaldo Gomes.

A professora da Escola Professora Madalena Tabosa ficou realizada com a atitude da gestão. “Esse presente será mais um instrumento para a nossa prática pedagógica. Quero parabenizar o prefeito pela iniciativa”. Outra que saiu animada foi a supervisora da escola-modelo de Garapu, Gilcélia Carmem. “Esse instrumento só vem auxiliar os professores na realização de pesquisas para elaboração das aulas e isso aumentará o desempenho dos nossos alunos. Tenho certeza de que será um sucesso”, comentou.

Para o professor da Escola José Alberto de Lima, Davi Nascimento, os alunos vão ser bastante recompensados com esta iniciativa. “Através desta ferramenta, vamos trabalhar melhor com nossos alunos, fazer pesquisas e ter mais informações. Tudo está melhorando pra nós professores e para eles”, comemorou.

Também prestigiaram as solenidades o presidente da Câmara de Vereadores, Gessé Valério, a presidente do Sinpec, Joseilda Barbosa, além de secretários da gestão e vereadores do município, entre eles, o autor do requerimento do projeto, Aziel Almeida.

Texto: Aline Vieira Costa e Rafaela Jaques – Secom/Cabo 
Fotos: João Barbosa e Ivan Melo