quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Cabo treina profissionais para reforçar atendimento pré-hospitalar no carnaval








A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho realizou nesta quarta-feira (08/02) o treinamento dos profissionais de saúde que irão atuar nos diversos polos do carnaval do município. A capacitação foi direcionada a enfermeiros e técnicos de enfermagem e realizada pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), dentro das ações da operação da folia, que serão divulgadas na próxima semana.

De acordo com o coordenador do NEP, Alisson Barbosa, o treinamento tem como foco o Atendimento Pré-Hospitalar (APH) e a Reanimação Cardio Pulmonar (RCP), para que os profissionais realizem o primeiro atendimento de urgência até a chegada do Samu, que fará a remoção dos pacientes às unidades de saúde. “As orientações englobam como passar um bom quadro do estado da vítima, identificar o tipo de trauma, avaliar o nível de consciência, estabilizar e evitar traumas maiores”, explicou ele.

A coordenadora de Eventos da Secretaria de Saúde, Rosângela Bezerra, ressalta que as equipes treinadas agirão como um reforço para agilizar o atendimento, já que o Samu atenderá ocorrências em todos os polos de carnaval espalhados pelo município. “Queremos as equipes preparadas para o atendimento de rua. Os profissionais já possuem conhecimentos técnicos, porém não costumam atuar fora das unidades, onde a vivência e as condições de trabalho são outras”, relatou.

Texto: Aline Vieira Costa – Secom | Cabo
Fotos: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário