sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Bloco Zé Pereira abre carnaval de rua do Cabo e comemora 65 anos de existência








O Bloco Zé Pereira do Vavá da Vaca abriu, nessa quinta-feira (16/02) á noite, o carnaval de rua no Cabo de Santo Agostinho. Com alegria e frevo no pé, milhares de foliões participaram da festa embalados ao som da Orquestra Show de Frevo, comandada pelo maestro Caboclo – o homenageado do carnaval do Cabo este ano. O desfile saiu do Largo da Compesa (Centro) e seguiu até o bairro do Mauriti, retornando depois ao ponto de partida.

De acordo com o organizador do bloco, Osvaldo Costa Filho, o Zé Pereira existe desde 1947, quando o comerciante Osvaldo Costa, seu pai, falecido em 1995, juntamente com vários amigos, decidiu criar um bloco que saísse nessa data. É que a feira popular do Cabo era no sábado, e os feirantes trabalhavam até a noite e nunca podiam acompanhar as agremiações. “Estou muito feliz. É uma satisfação muito grande levar alegria e preservar a cultura cabense desfilando pelas ruas da nossa cidade”, afirmou.

O prefeito em exercício, José Ivaldo Gomes, destacou a importância do Bloco Zé Pereira do Vavá da Vaca. “É muito importante esse bloco tradicional no nosso município, pois mantém viva a tradição que foi iniciada por Vavá e que hoje sua família dá continuidade. Esse bloco é o início da folia no Cabo e vem abrilhantando cada vez mais a semana pré-carnavalesca do nosso município”, ressaltou .

Segundo o secretário Executivo de Cultura e Lazer do Cabo, Rinaldo da Costa, o desfile do Zé Pereira pelas ruas do município faz a abertura do carnaval de rua do Cabo. “Com 65 anos de existência, esse bloco faz com que se mantenha ainda mais viva a tradição dos blocos de rua do carnaval cabense”, declarou.

“Há mais há de 25 anos estamos fazendo frevo no Cabo. A homenagem não é pra mim e sim para todos os músicos e foliões”, disse o Lucivalte Alves da Silva (conhecido como Caboclo) homenageado do Carnaval este ano.

A decoração do Zé Pereira ficou por conta do homenageado da agremiação, o artista plástico Erivaldo José de Paula (mais conhecido como Uruda). “Estou muito feliz por ser homenageado. Faz 52 anos que acompanho esse bloco e é uma satisfação e uma alegria estar mais um ano nesse desfile”, disse. Durante todo desfile, integrantes da Guarda Municipal organizaram o trânsito e, em conjunto com a Polícia Militar, seguiu o bloco para garantir mais segurança e tranquilidade aos participantes. Estiveram presentes também no evento o rei (Gilson Paz) e a rainha (Sheila Silva) do Carnaval do Cabo deste ano.

Texto: Amanda Falcão - Estagiária da Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário