quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Guarda Municipal do Cabo poderá ser a primeira a ter uso de arma permitido








A Guarda Municipal do Cabo de Santo Agostinho poderá a ser a primeira da Região Metropolitana a ter uso de arma autorizado. É que a Prefeitura assinou nesta quinta-feira (02/02) um convênio com a Polícia Federal, que viabiliza aos agentes a concessão do porte de armas de fogo de uso permitido, tais como pistolas semiautomáticas e revólveres de calibre 38. 

A solenidade de autorização de armamento foi realizada na Superintendência Regional do Departamento da Polícia Federal. “Infelizmente muitos dos infratores não respeitam as leis porque não veem os guardas armados, mas nós esperamos que a novidade vá repercutir bem na sociedade, traga mais respeito para eles e mais segurança para a população”, ressaltou o prefeito Lula Cabral.

Com a assinatura do convênio - que será publicado no Diário Oficial da União - os próximos passos, exigidos pela Polícia Federal, já vão garantir a permissão de uso. “Já começamos a realizar os testes psicotécnicos de agentes e em breve realizaremos o treinamento, de acordo com a grade curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), para capacitá-los no uso de armas. Também já criamos a Ouvidoria e a Corregedoria, ou seja, a população poderá denunciar qualquer irregularidade, como por exemplo, o uso indevido do armamento”, explicou o secretário de Defesa Social do município, Luís Lima. 

De acordo com ele, o armamento será usado como instrumento de defesa pessoal e somente em horário de serviço. “A guarda armada tem maior poder de repressão”, argumentou. “A arma não é para matar, mas para prevenir. Ela é o último recurso a ser usado, com a função de preservar a vida não só do guarda, mas do próprio bandido e do cidadão”, relatou o superintendente regional da Polícia Federal, Marlon Jefferson de Almeida.

A assinatura do convênio contou com a presença maciça de representantes das guardas Patrimonial, de Trânsito, e Ambiental, além do Grupamento Tático Motorizado (Gtam). Participaram também o deputado estadual Everaldo Cabral, o vereador do município Keko do Armazém, o delegado regional Executivo da PF, Renato Casarini, e o chefe da Delegacia de Controle de Armas e Produtos Químicos, Eduardo Passos, entre outros convidados.

Texto: Aline Vieira Costa – Secom/Cabo 
Fotos: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário