quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Profissionais do Samu participam de treinamento para notificar casos de violência doméstica

Profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), do Cabo de Santo Agostinho, participaram, nesta terça-feira (31/01), de um treinamento com o objetivo de implantar a notificação de casos de violência doméstica atendidos pelo serviço. Esta é uma iniciativa da Prefeitura, através da Secretaria de Saúde. A ação é pioneira no Estado e uma das poucas realizadas no país. O treinamento aconteceu no auditório da Maternidade Padre Geraldo Leite Bastos, em Ponte dos Carvalhos.

A capacitação foi dividida em três dias para que os 50 socorristas do município pudessem participar. Nesta terça, os profissionais assistiram a uma palestra com a abordagem “Ficha de notificação/investigação individual – Violência Doméstica, Sexual e/ou outras violências”. Durante o encontro, foi discutida a importância da identificação dos casos de agressão doméstica e da contribuição dos profissionais de saúde neste processo. Houve também uma demonstração de como a ficha de notificação deve ser preenchida.

De acordo com a coordenadora do Samu Cabo, Adriana Bezerra, através da notificação dos casos, o município poderá planejar ações de prevenção. “Temos hoje no Cabo um grande quantitativo de casos de violência doméstica. Através deste trabalho de notificação de vítimas, poderemos minimizar os casos”, afirmou. 

A coordenadora de Vigilância de Acidentes e Violência do Estado, Sandra Souza, também participou da palestra. “Esta capacitação é importante para ampliar o olhar do profissional de Saúde sobre o seu papel na prevenção desse tipo de ato”, declarou. 

“Nós atendemos diariamente muitos casos de agressão no município. Quanto mais informações nós recebermos sobre como atender as vítimas, melhor”, afirmou o socorrista do Samu, Paulo Sérgio. O próximo encontro será realizado neste sábado (04/01), a partir das 9h, no mesmo local. 

Texto: Rafaela Jaques – Estagiária da Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa



Nenhum comentário:

Postar um comentário