sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Artistas cabenses prestam homenagem aos 100 anos de Luiz Gonzaga









Músicos do Cabo de Santo Agostinho prestaram uma homenagem ao Rei do Baião, Luiz Gonzaga. Sanfoneiros e cantores do município tocaram e cantaram suas músicas na noite dessa quinta-feira (13/12), no mesmo dia em que Gonzaga completaria 100 anos, Centenas de pessoas que passaram pela Estação de Trem, no Centro, se divertiram e prestigiaram a festa. O evento foi uma iniciativa da Secretaria Executiva de Cultura e Lazer.

De acordo com o secretário Executivo de Cultura e Lazer, Rinaldo da Costa, Luiz Gonzaga cantou a fauna, flora os rios, e com isso inspirou vários poetas, violeiros e cantadores. “Com isso ele foi precursor e um dos maiores músicos do Brasil, que divulgou a música nordestina e que fez o nordeste ser valorizado culturalmente”, ressaltou.

Os artistas cabenses que participaram foram Luciano Barros, Aércio dos 8 baixos, João Salles, Andreza Vieira, Aristeu do Rojão, Zé e Érica da Banda Oxente, Zequinha dos 8 baixos, Ramon Júnior, Arimatéia Xavier, Wellington e Aurineide da Banda Xinelo Rasgado e Adriano sanfoneiro. Durante o evento crianças do Colégio Gabarito da Cohab também prestaram uma homenagem. com a cantora Andreza Vieira. Além disso, Luiz Paulino dançou junto com a sua boneca mecânica o autêntico forró.

Para a cantora Érica Lopes da Banda Oxente, que canta há 12 anos, Luiz Gonzaga é a inspiração de todos os músicos de Pernambuco, por ele ter criado vários ritmos diferentes que não foram esquecidos com o tempo. “Nós Pernambucanos crescemos ouvindo as músicas dele. Gonzaga é a minha inspiração”, comentou.

A apresentação chamou a atenção de quem passava, a exemplo da estudante de enfermagem Vanda de França, 46 anos. “Esta homenagem foi uma dos melhores eventos que a prefeitura realizou em prol da cultura. Luiz Gonzaga merecia isto e a cidade do Cabo também”, disse animada.

Luiz Gonzaga do Nascimento nasceu em uma sexta-feira do dia 13 de dezembro de 1912, numa casa de barro batido na Fazenda Caiçara, no Araripe, a 12 Km de Exu e a 700 Km do Recife. 

Texto: Gesla Ferreira – Estagiária da Secom / Cabo
Fotos: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário