quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Prefeito inaugura escola Vereador Edvaldo Martins no Malaquias








Com uma nova estrutura e um moderno visual. Foi assim que a Escola Vereador Edvaldo Martins foi entregue à comunidade do Malaquias, no Cabo de Santo Agostinho, na manhã desta quinta-feira (27/12). O prefeito Lula Cabral inaugurou a unidade de ensino acompanhado de diversas autoridades municipais, entre elas o vice-prefeito, José Ivaldo Gomes (Vado), a secretária de Educação, Gildineide Fialho, a vereadora e vice-prefeita eleita, Edna Gomes e dirigentes da escola. A solenidade também contou com a participação da população local.

“Tenho tido muitas alegrias nesses dois mandatos, mas todas as vezes que inauguro um espaço público direcionado para as crianças eu me emociono”, revelou o prefeito Lula Cabral. Ainda de acordo com ele, sua gestão e sua equipe trabalharam os recursos do município através do orçamento participativo em todos os recantos da cidade e no Malaquias não poderia ser diferente. “Aqui construímos posto de saúde, revestimos diversos canais, pavimentamos diversas ruas e agora chegou a vez de entregar essa escola para a comunidade, que há tempos lutou por essas melhorias”, relatou.

De acordo com uma das dirigentes, Matilde Dutra, a escola já possuía um ensino de qualidade e faltava um prédio que oferecesse melhores condições para as crianças. “Além disso, faltava um homem sensível, como o prefeito Lula Cabral, que atendeu o nosso pedido e hoje está cumprindo a sua palavra e nós da comunidade Malaquias seremos eternamente gratos por este feito”, pontuou.

A unidade conta agora com nove salas de aula, laboratório de informática, biblioteca, espaços para salas de reunião e coordenação, cozinha com fogão industrial, despensa, banheiros e pátio coberto com área de convivência (100m²). Janelas amplas foram instaladas em toda escola, para garantir a luminosidade e ventilação garantindo maior conforto aos alunos e funcionários. Além disso, toda a parte elétrica, hidráulica e de iluminação externa foram renovadas, incluindo todo mobiliário da escola.

De acordo com o secretário de Coordenação Regional e Serviços Públicos, André Morais, a educação foi uma das prioridades deste governo. “O prefeito Lula Cabral implantou seis escolas-modelo no município e recuperou diversas escolas nos engenhos e na área urbana”, informou.

Agora, a escola pode atender até cerca de 630 alunos confortavelmente distribuídos entre a Educação Infantil, Ensino Fundamental (Anos Iniciais) e Educação para Jovens e Adultos (EJA). Para a secretária de Educação, Gildineide Fialho, a sensação é de dever cumprido por estar entregando a escola que atende a um desejo antigo da população. “Esse foi um sonho sonhado por muitas pessoas e concretizado pelo prefeito Lula Cabral que é um homem sensível às causas da Educação”, destacou.

O vigilante Vagner dos Santos, 28, morador do bairro São Francisco, estava acompanhando seu sobrinho de 10 anos que é aluno do 5º ano e ficou impressionado com as melhorias realizadas na escola. “A cada dia o nosso município avança mais, estamos vendo muitas coisas boas acontecendo no município”, contou. Já Itajaci Maria da Silva, que trabalha como merendeira da escola há seis anos, agora está mais motivada. “Vou ter muito mais prazer em trabalhar em um local limpo, organizado e amplo. Só a cozinha é seis vezes maior que a antiga”, comemorou. 

No fim da solenidade, um grupo de alunos da própria unidade educacional apresentou a peça teatral “Grande Circo”, do Programa Mais Educação. O nome da escola foi uma homenagem ao vereador Edvaldo Martins, pai da dirigente, Joselita Cheron.

Texto: Loyane Farias – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário