O objetivo do encontro foi discutir parceria entre Prefeitura, Câmara Municipal e TRE para descentralizar o cadastramento biométrico na cidade.
O sistema foi implantado no município no final do ano passado e conta com apenas um ponto de atendimento, que funciona no cartório eleitoral. Para se cadastrar é necessário levar os originais do CPF, identidade, comprovante de residência, título, certidão de casamento ou nascimento. O atendimento é feito das 8h às 14h e deve ser agendado por meio do site www.tre-pe.jus.br.
A Prefeitura vai ceder um espaço no Centro Administrativo (CAM I), onde funcionará o posto avançado de atendimento do TRE e a Câmara vai designar servidores para o trabalho. “O TRE dará todo o treinamento necessário e fornecerá as máquinas de operação”, destacou o desembargador Antônio Carlos da Silva. O Posto de atendimento do TRE no CAM I deve começar a funcionar no final de março.
“O Cabo também contará com uma equipe de supervisão do TRE. O Prazo estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é curto, portanto temos que dar agilidade ao processo”, disse o presidente do TRE.
“A Biometria é extremamente importante porque oferece transparência ao processo eleitoral. Nos colocamos à disposição do TRE para que tudo seja feito dentro das normas exigidas e no prazo estabelecido”, destacou Lula Cabral. O Cabo de Santo Agostinho tem 165 mil eleitores.
O presidente do TRE, Antônio Carlos da Silva, enfatiza que o cadastramento biométrico é obrigatório e para evitar problemas, o eleitor do Cabo deve procurar realizá-lo com tranquilidade. A biometria eleitoral utiliza a reconhecimento do eleitor por meio das impressões digitais. “Quem não se cadastrar no novo sistema perde o direito de votar e terá seu título cancelado”, alerta Antônio Carlos.
Texto: Ana Cristina Lima
Fotos: Leo Domingos
Nenhum comentário:
Postar um comentário