sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

Comissão Municipal de Emprego faz balanço das ações e discute metas para 2020

Nos últimos três anos, o Programa Cabo Qualifica capacitou mais de 6.500 pessoas para o mercado de trabalho, no Cabo de Santo Agostinho. O município também obteve o maior saldo de emprego no segundo semestre de 2019 com 1.547 postos de trabalho com carteira assinada. 

Os dados fazem parte do balanço divulgado pela Comissão Municipal de Emprego nessa quarta-feira (19) e que mostram o crescimento de oportunidades profissionais x empregabilidade que vem sendo desenvolvido pela Prefeitura, através de programas de qualificação e sistemas que facilitam a inserção no mercado de trabalho. 

De acordo com o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Moshe Caminha, o programa ‘Cabo Qualifica’ está sendo um diferencial para as pessoas que buscam as oportunidades. Em parceria com empresas, a Prefeitura criou em agosto de 2018, o “Emprega Cabo”, ferramenta online que disponibiliza vagas de emprego. Em cinco meses de funcionamento, o sistema já possibilitou 130 contratações e possui mais de 4 mil candidatos cadastrados. 

“Queremos avançar ainda mais. Por isso a importância dos cursos de qualificação oferecidos pela Prefeitura, observando as principais demandas do mercado de trabalho”, ressaltou Moshe Caminha. Para a gerente de RH da Associação das Empresas do Distrito Industrial do Cabo, Janeide Maria da Silva, tem sido fundamental a parceria entre as empresas do município com os programas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo. “O Emprega Cabo tem contribuído muito para a seleção de mão-de-obra das empresas, como também a capacitação de profissionais para o mercado local. Sem dúvidas os programas Emprega Cabo e Qualifica Cabo estão fazendo toda diferença”, disse.

A meta da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo para 2020 é manter o saldo positivo de emprego nos próximos trimestres, ampliar para 30 os cursos de qualificação oferecidos gratuitamente pelo município, ofertando 600 vagas por semestre. 

Texto: Ana Cristina Lima
Foto: João Barbosa(Arquivo Secom)/Cabo Qualifica

Nenhum comentário:

Postar um comentário