terça-feira, 31 de março de 2020

Casa do empreendedor no Cabo disponibiliza atendimento online


A Casa do Empreendedor está mantendo o atendimento aos microempreendedores de forma on-line, através do whatsapp (81) 98379.8733 e pelo e-mail: casadoempreendedor@cabo.pe.gov.br.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Moshe Caminha, vários serviços estão sendo oferecidos, além do adiamento de prazos para pagamentos. “O empresário pode tirar suas dúvidas, enviar boletos por e-mail ou whatsapp, parcelar e tudo que precise de imediato, além de poder declarar o imposto de renda, por exemplo, até o final de maio’’, informou.

A Casa do Empreendedor também estará publicando nas redes sociais da Prefeitura postagens com orientações, no intuito de estimular o empresário a se motivar, se reinventar e descobrir novas formas de fazer seu negócio sobreviver a este período. Também serão prorrogados (confira tabela abaixo) os tributos federais que são cobrados no Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional – Declaratório (PGDAS-D) e no Programa Gerador do DAS para o MEI (PGMEI).

O Sebrae é um parceiro importante da Casa do Empreendedor e está disponibilizando 100 cursos on-line e gratuitos aos microempreendedores, como o de ‘Gestão Financeira’ e ‘Como administrar um pequeno negócio’. As pessoas interessadas podem se inscrever no endereço eletrônico www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline. O curso tem duração de 30 dias e, no final, poderá ser emitido um certificado.


PAGAMENTO DO DAS

O Comitê Gestor do Simples Nacional decidiu que, a partir de agora, os pagamentos do DAS, serão prorrogados para as seguintes datas:

I – O Período de Apuração Março de 2020, com vencimento original em 20 de abril de 2020, fica com o vencimento para 20 de outubro de 2020;
II – o Período de Apuração Abril de 2020, com vencimento original em 20 de maio de 2020, fica com o vencimento para 20 de novembro de 2020;
III – o Período de Apuração Maio de 2020, com vencimento para original em 22 de junho de 2020, fica com vencimento para 21 de dezembro de 2020.

Texto: Caio Rodrigues

Programas Sociais intensifica atendimento à população em situação de rua


A Secretaria Municipal de Programas Sociais intensificou o atendimento à população em situação de rua no município. As ações objetivaram conscientizar o público mais vulnerável, e dirimir os impactos causados pelo contágio do coronavírus. O público abordado, em sua maioria ,são oriundos das cidades circunvizinhas e outros estados.

Durante o mês de março , a equipe de Abordagem Social do Centro de Referência Especializado da Assistência Social
(CREAS) monitorou de forma incisiva às ruas do Cabo de Santo Agostinho, prestando o atendimento e orientação a este público, diariamente.

Usuários identificados com problemas de saúde foram encaminhados para avaliação médica na rede municipal. Os que possuíam vínculos fortalecidos retornaram ao convívio familiar, sendo inseridos em programas sociais do município, garantindo o que preconiza a LOAS - Lei Orgânica da Assistência Social em seu artigo 1º - que prevê a garantia dos mínimos sociais. Os que apresentaram vínculos fragilizados ou rompidos foram encaminhados para acolhimento institucional como forma de mitigar a situação em que estavam expostos.

“O acolhimento dos que vivem em situação de rua é fundamental neste momento em que vivemos. São pessoas que precisam de toda atenção e cuidados, pois na rua estão expostos ao contágio do Covid-19”, disse a secretária de Programas Sociais, Edna Gomes.

LEITE- A secretaria de Programas Sociais, responsável por serviços e programas socioassistenciais no município, vem garantindo o atendimento aos idosos do Programa “Leite de Todos”. A distribuição permanece às terças e quintas-feiras e atende 240 famílias em vulnerabilidade social.

A secretária Edna Gomes explica que com a pandemia do corona vírus, os idosos estão tendo uma atenção especial. “ A equipe de segurança alimentar e nutricional estão entregando em domicílio, mantendo todo cuidado e precaução da quarentena”, diz.

A entrega do leite nos CRAS só é permitida com a apresentação de um documento de identificação do idoso beneficiário.

Fotos: Ivan Melo

domingo, 29 de março de 2020

Cabo registra primeiro caso de coronavírus

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que neste domingo (29), o município confirmou o seu primeiro caso de Coronavírus (COVID-19).

Trata-se de um homem de 39 anos, que por ter realizado exame em um laboratório particular em Recife, o caso foi notificado como morador do Recife. Ele fez a coleta no dia 23 de março e o resultado positivo saiu na noite deste sábado (28). O homem encontra-se em casa (respeitando o isolamento social), com sintomas leves e recebendo atendimento domiciliar. A Secretaria de Saúde foi informada do caso neste domingo e segue fazendo o monitoramento do paciente.

Conforme o último boletim divulgado pela Saúde, o Cabo possui 06 casos suspeitos e 08 descartados. A Secretaria informou ainda que adota todos os protocolos do Ministério da Saúde e segue as medidas preventivas de isolamento e orientação para todos os casos.

sexta-feira, 27 de março de 2020

Prefeitura do Cabo inicia distribuição de 32 mil kits alimentação para alunos da rede municipal

No Cabo de Santo Agostinho, a Secretaria Municipal de Educação iniciou nesta sexta-feira (27) a distribuição de 32 mil kits de alimentação para os alunos da rede, que tiveram as aulas suspensas como medida de prevenção ao coronavírus. Os kits serão distribuídos nas 94 escolas do município.

As escolas Dr. Rui Barbosa, em Suape, e escola Professora Maria Thamar Leite da Fonseca, em Gaibu, foram as primeiras unidades a receberem os kits de alimentação. De acordo com a secretária de Educação, Fátima Almeida, cada aluno tem direito a um kit. ‘’O prefeito Lula Cabral determinou que cada família receba um kit por aluno. Se uma família tem cinco filhos na escola, ela receberá cinco kits de alimentação’’, afirmou.

A distribuição acontecerá até o final da próxima semana e a Secretaria de Educação do município orienta aos pais e responsáveis para resgatar os kits no turno dos estudantes e nas escolas onde estão matriculados e, no momento da distribuição, que se organizem em filas para manter a distância entre si, evitando aglomerações.

O kit alimentação distribuído pela Prefeitura do Cabo contém sete produtos e nove itens, sendo dois pacotes de leite em pó e dois de fubá, além de um pacote de feijão, um de arroz, um de bolacha, um de macarrão e uma lata de sardinha. As entregas serão realizadas mediante apresentação de um documento de identificação do aluno, como identidade, CPF ou certidão de nascimento.

De acordo com o prefeito do Cabo, Lula Cabral, o kit alimentação está substituindo a merenda escolar e o objetivo da ação é manter a regularidade alimentar que as escolas da cidade fornecem. ‘’O kit é composto por alimentos que fazem parte do cardápio da alimentação escolar e o objetivo é garantir aos estudantes o acesso à alimentação rica e nutritiva nesse período de ausência da merenda’’, comentou.

Texto: Caio Rodrigues
Foto: Jakson Costa

Guarda Municipal e 18º BPM realizaram fiscalização no Centro do Cabo

A Guarda Municipal do Cabo de Santo Agostinho e o 18º Batalhão da Polícia Militar estão fiscalizando as áreas comerciais do município. A ação visa garantir o cumprimento do decreto estadual que suspende às atividades do comércio considerado não essencial, neste período de prevenção contra o Covid-19.

Nessa quarta-feira (25) pela manhã as equipes encontraram 10 lojas descumprindo a determinação. Os responsáveis pelos estabelecimentos - barbearias, floricultura, bombonieres entre outros - foram orientados a fecharem.

“Estamos solicitando o fechamento com base no decreto estadual”, ressaltou o comandante da Guarda, Paulo Farias. A medida não vale para supermercados, mercados, padarias, casa de rações, feiras livres, farmácias, oficinas e postos de combustíveis. Mas esses estabelecimentos deverão intensificar as ações de limpeza e manter distanciamento entre os clientes.

Os estabelecimentos comerciais que não atenderem ao decreto poderão sofrer medidas mais severas. “A equipe está nas ruas para poder fechar o comércio que não seguiu a determinação do decreto. Em caso de descumprimento, o local será notificado, pois trata-se de crime previsto no código penal.”, ressaltou o sargento da Polícia Militar, Genildo Ferreira 

Texto: Beatriz Lima
Foto: Gilberto Crispim

Prefeitura lança ‘Delivery Cabo’

Para ajudar pequenos negócios a se reorganizar neste momento de pandemia do Covid-19, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho em parceria com o Sindilojas Cabo, Associação Comercial (ACEC) e a Câmara de Dirigentes Logistas (CDL-Cabo) criou o "Delivery Cabo". A estratégia vai facilitar a busca da população por produtos e serviços.

No link www.cabo.pe.gov.br/delivery as pessoas poderão acessar a relação dos locais que estão fazendo entrega em domicílio durante a quarentena do Covid-19.

A iniciativa faz parte de uma série de medidas que a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo tem adotado para minimizar os efeitos da pandemia na economia local. "Precisamos atuar com propostas que auxiliem os microempreendedores nesse momento tão difícil para o País e, em particular, nossa cidade", declarou o secretário Moshe Caminha. O serviço será oferecido de forma gratuita.

Texto: Cristiane Arantes

quarta-feira, 25 de março de 2020

Prefeitura realiza higienização de espaços e equipamentos públicos

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho deu início nesta quarta-feira ( 25/03) ao trabalho de higienização de espaços e equipamentos públicos como forma de enfrentar o novo coronavírus. Apesar de não ter caso confirmado na cidade, o governo municipal tem intensificado as ações preventivas de limpeza no município.

Equipes do setor de limpeza pública foram acionadas para atuar nesse serviço. A
higienização está sendo feita com uma solução a base de cloro e água. A limpeza está sendo realizada em calçadas, lixeiras, praças, pontos de ônibus e áreas externas das unidades de saúde.

O procedimento que visa a descontaminação de ambientes também é intensificado, diariamente, em hospitais e unidades de saúde. "Além das medidas restritivas que adotamos na cidade, estamos ampliando as nossas ações, garantindo a limpeza de diversos pontos, principalmente os que mais reúnem pessoas, como praças e as
paradas de ônibus”, disse o prefeito do Cabo, Lula Cabral.


Os produtos utilizados na limpeza desinfetam vários locais ao mesmo tempo, pois são utilizados “jatos” que ampliam a área atingida.

Texto: Amanda Falcão
Fotos: Divulgação

terça-feira, 24 de março de 2020

Deputada Fabíola Cabral destina todas as emendas para o combate ao Coronavírus

Em meio à pandemia no novo Coronavírus em Pernambuco, a deputada estadual Fabíola Cabral (PP) remanejou todas as suas emendas parlamentares para a Secretaria Estadual de Saúde. O valor, de R$ 1.888.400,00, será destinado para a aquisição de respiradores, Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) e insumos hospitalares.

“Momentos de crise como o que estamos vivemos exigem um posicionamento firme e decisões rápidas, quase sempre difíceis. Como representante do povo, nós precisamos saber pesar as necessidades da população e, no momento, acredito que a prioridade para todos os pernambucanos é o combate ao Covid-19”, declarou a deputada.

O recurso, que já estava destinado para atender as demandas de algumas cidades do estado, será relocado com o objetivo de enfrentar a crise do Coronavírus. “Entendo e me dói o coração abrir mão de outras emendas, mas essa é uma resposta necessária ao que estamos enfrentando. Quando tudo isso passar, continuarei trabalhando para levar melhorias para todos”, concluiu Fabíola Cabral.

Agentes de Saúde vão até às residências dos idosos para vacinar

No Cabo de Santo Agostinho, muitos idosos estão recebendo a vacinação em casa. A medida foi adotada pela Prefeitura para evitar que haja grande procura desse público às Unidades de Saúde durante a campanha de vacinação contra gripe Influenza, que começou nesta segunda-feira (23).

Foi o caso de Josefa Maria da Silva, 72 anos, e o marido Bartolomeu Paulino da Silva, 74, moradores do bairro da Cohab. “Estou desde terça-feira sem ir trabalhar. Tenho um pequeno comércio. Não estou gostando de ficar em casa, mas é preciso”, disse
ela. A filha deles, Andreia Maria da Silva, elogiou a iniciativa. “Mesmo porque tá sendo muito difícil mantê-los em casa. E essa é mais uma maneira de protege-los”, ressaltou.

A Secretaria de Saúde disponibilizou o número 0800.2815512 para que idosos com dificuldade de locomoção, deficiência física, acamados ou aqueles moradores de áreas descobertas possam receber o atendimento vacinal no domicílio. Para isso é necessário informar o nome, endereço e idade.

As USFs também se prepararam para oferecer o atendimento especial ao público com mais de 60 anos. Aqueles que preferiram ir, estavam sendo orientados a manter distância mínima recomendada, e a entrada foi limitada a 3 pessoas por vez. “Acho muito bom esse cuidado em manter a distância pra evitar riscos. Eu me sinto bem e decidi vim logo me vacinar, pois o mais importante e garantir a saúde nesse momento em que vivemos”, falou Antônio Manoel dos Santos, 64 anos.

No Centro de Especialidades Vicente Mendes, no bairro da Cohab, e o Centro de Saúde Manoel Gomes, no centro do Cabo foram montadas estruturas externas para o atendimento. Os idosos estão sendo colocados em filas com aproximadamente 1,5 metros de distância entre eles. Nessas unidades o serviço se estende a população com mais de 60 anos que mora em áreas descobertas.

A secretária Municipal de Saúde, Juliana Vieira, explica que a Prefeitura contratou técnicos de saúde para reforçar o atendimento durante a Campanha contra gripe Influenza.

CAMPANHA - A Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe Influenza acontecerá em três fases: a primeira, de 23 março a 14 de abril para idosos com mais de 60 anos e profissionais de Saúde. A segunda fase, de 16 de abril a 8 de maio, atendendo crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos privado de liberdade, funcionários do sistema prisional, adultos de 55 a 59 anos de idade, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas.

No dia 9 de maio – dia “D” da campanha – a vacinação será para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos privado de liberdade, funcionários do sistema prisional, adultos de 55 a 59 anos de idade, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas.

Texto: Ana Cristina Lima
Fotos: Jakson Costa

sábado, 21 de março de 2020

No Cabo, Lula Cabral antecipa pagamento de servidores ativos e aposentados

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho antecipará para 25 de março o pagamento dos salários de seus servidores e aposentados. A medida visa oferecer melhores condições para os servidores cuidar de si mesmos e de seus familiares.

Depois de reduzir o horário de funcionamento das repartições públicas, que funcionam, por enquanto, das 8h às 14h e liberar servidores acima dos 60 anos para trabalharem em casa, o município vem tomando todos os cuidados para minimizar os graves problemas decorrentes da pandemia do coronavírus.

“Com a antecipação dos salários, nossos servidores ficam prevenidos financeiramente para cuidar de seus familiares. Ninguém sabe como ainda vai se comportar a proliferação do vírus”, declarou o prefeito Lula Cabral.

No Cabo de Santo Agostinho, a Secretaria Municipal de Saúde e toda a equipe de profissionais da área estão dedicados 24 horas para atender a população, porém é preciso que o povo faça a sua parte, ficando em casa e evitando aglomerações, conforme às determinações das autoridades sanitárias.

SDS do Cabo e 18º Batalhão da PM realizam ação preventiva de combate ao Covid-19 no litoral cabense

O 18º Batalhão da Policia Militar e a Secretaria de Defesa Social do Cabo de Santo Agostinho realizaram ação educativa em cumprimento ao Decreto estadual que suspende o comércio de praia e impede a aglomeração de pessoas. A determinação começou a valer a partir deste sábado (21) em todo o Estado.  

No Cabo, a ação teve início na praia de Gaibu. Equipes da PM, Guarda Municipal e Defesa Civil Municipal orientaram banhistas, ambulantes e barraqueiros a deixarem o
local. O sargento Nóbrega do 18º Batalhão  destacou que a finalidade é de prevenir contra a contaminação pelo novo vírus COVID-19, e ressaltou a importância da população cabense atender ao Decreto do Governo do Estado. “ Estaremos aqui fazendo uso do artigo 268 que fala da desobediência.  É a ele que vamos nos apegar.  O momento é de obedecer”. 

O comandante da Guarda Municipal do Cabo, Paulo Farias, responsável por coordenar as equipes da SDS municipal, disse que  a ação segue neste domingo (22) em todo litoral. Ele pediu que a população coopere nesse momento difícil, evitando aglomerações. 

Outra medida adotada foi a criação de barreiras em locais de acesso às praias, realizadas pelas equipes de fiscalização de Trânsito do município.  Carros com mais de 8 pessoas que estão visitando o litoral foram orientados a retornarem para suas casas. “O objetivo é que tenhamos o mínimo de pessoas expostas e aglomeradas, por isso, se faz necessário todo empenho”, destacou gerente de Trânsito, Djalma Neto. Os bloqueios aconteceram no trevo da entrada da praia de Enseada dos Corais, Paiva e na PE-28.


Às 6h da manhã, uma equipe de salvamento aquático da Defesa Civil esteve nas orlas de Gaibu,, Calhetas, Itapuama, Paiva e Suape,   passando as primeiras orientações as pessoas que estavam chegando e aos barraqueiros. Alguns que insistiram em montar barracas foram orientados a deixarem o local sob risco de medidas mais enérgicas. A equipe ficará no local fiscalizando durante todo o final de semana em horários alternados.  

Três fiscais designados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo foi a bares, restaurantes e pousadas orientando os turistas que já estão no litoral a não se aglomerarem e evitar o banho de mar. 

Fotos: Jakson Costa

Cabo declara situação de emergência e estabelece medidas restritivas

No Cabo de Santo Agostinho foi declarado situação de emergência na saúde pública. O Decreto Municipal nº 1.876 de 20 de março de 2020, estabelece medidas restritivas por 180 dias para os estabelecimentos comerciais, hospitais, feiras, cinemas, academias e repartições públicas municipais. O decreto também instalou o comitê técnico de contingenciamento do Covid-19 composto por todas as Secretarias, com reuniões diárias, com o intuito de deliberar medidas sanitárias e ações para o enfrentamento da crise.

“Não há outra forma de evitar a disseminação da doença senão o isolamento social. Faço um apelo à população para que colabore, ficando em casa. Com a ajuda de todos conseguiremos superar este que é um dos momentos mais difíceis já enfrentado em nosso país”, declarou Lula Cabral.

Algumas medidas começaram a valer já nesta sexta-feira (20). As repartições públicas municipais e autarquias passaram a funcionar das 8h às 14h. Também ficou estabelecido um sistema de rodízio entre os servidores e o expediente home office para os que se incluem no público de risco, como gestantes e pessoas com mais de 60 anos.

Os prazos para retirada de licenciamento e processos administrativos ficam suspensos até o dia 30 de abril.

No período de 21 de março a 05 de abril estão suspensos todos os eventos públicos de qualquer natureza. Visitação em hospitais a pacientes internados e a presença de acompanhante no pronto atendimento, exceto em casos garantidos por lei.
Também, seguindo o que foi estabelecido pelo Governo Estadual, foram suspensas as atividades em cinemas, clubes, academias, clínicas e consultórios odontológicos (funcionam urgência e emergência odontológica) clínicas e centros de estética, bares noturnos, teatros, Shopping Costa Dourada, entre outros.

As medidas restritivas servem para o funcionamento dos velórios. A recomendação é de que seja limitado a 10 pessoas por sala.
Estão de fora das restrições os estabelecimentos médicos, farmácias, clínicas de psicologia, laboratórios de análise, revendedores de gás de cozinha, postos de combustíveis, supermercados e serviços de entrega em domicílio.


Texto: Ana Cristina Lima
Foto: Arquivo






































Prefeitura do Cabo orienta comércio da cidade sobre prevenção do Covid-19

No Cabo, a Prefeitura do Cabo está tomando medidas para conter a propagação do Covid-19. Nesta sexta-feira (20) a equipe de agentes de saúde realizou uma ação de orientação no comércio local da cidade com objetivo de conscientizar os lojistas, bem como os clientes quanto às medidas necessárias para prevenir o contágio.

“Iniciamos hoje esse trabalho e iremos continuar durante os próximos dias. Se trata de uma ação preventiva para ressaltarmos a importância da prevenção ao coronavírus”, explicou Anderson Nunes, Superintendente da Atenção Primária.

Durante a ação foram entregues panfletos orientando sobre as principais formas de prevenção e como a população deve agir, caso alguém apresente sintomas da doença. Medidas do dia a dia como lavar as mãos e evitar aglomerações reduzem o contágio.

A orientação da Secretaria Municipal de Saúde é de que pessoas que estejam com coriza e mal estar permaneçam em suas residências. Em casos de sintomas como tosse e febre é recomendado se deslocar a Unidade de Saúde mais próxima. Em caso de falta de ar, a população deve se procurar os hospitais com atendimentos de urgências como Hospital Infantil, Spa Gaibu, Jamaci Medeiros, Mendo Sampaio e Upa Cohab.

Neste sábado (21), a ação será no mercado Público do Centro do Cabo, onde circulam cerca de 15 mil pessoas de sexta a sábado. As recomendações da administração do Mercado é de que o atendimento acontecerá normalmente, tentando evitar aglomerações. Os fiscais do mercado irão atuar para realizar o trabalho de forma contingencial. “ Se houver uma grande quantidade de circulação de pessoas durante o fim de semana, nós iremos restringir a entrada e atender o público de forma contingencial”, ressaltou Alexandre Guedes, superintendente de Abastecimento da Prefeitura.

Texto: Beatriz Lima
Fotos: Gilberto Crispim

sexta-feira, 20 de março de 2020

Procon do Cabo lança o sistema para Reclamação Online

A partir de agora, os consumidores vão poder registrar as reclamações no Procon Cabo de forma online. O sistema de reclamação criado pela gerência de tecnologia da Prefeitura do Cabo passa a ser uma alternativa ao momento em que vivemos no País. De acordo com a gerente do Procon Cabo, para preservar à saúde e seguir às orientações das autoridades sanitárias, o consumidor pode utilizar o serviço online.

O órgão está atendendo presencialmente denúncias de preços abusivos relacionados a produtos de proteção ao coronavírus, a exemplo de máscaras e álcool em gel. Reclamações de pacotes de viagens, congressos, cursos. As demais queixas devem ser realizadas através do link http://abre.ai/proconcabo .

No formulário, o consumidor deve preencher seus dados pessoais, endereço, telefone, bem como informar dados da empresa reclamada. Também é necessário anexar cópia da fatura, nota fiscal ou contrato em questionado e fazer um breve relato da ocorrência.

Em anexo, o consumidor terá uma procuração que deve preencher autorizando os advogados do Procon Cabo a representá-lo perante à negociação com a empresa. As negociações são mediadas via e-mail, através dos advogados. O prazo de retorno da solicitação será de até cinco dias, por e-mail.


Para a gerente do Procon Quésia Maria, o sistema traz mais facilidade e segurança à população. “O consumidor agora poderá reclamar sem sair da sua residência. Essa iniciativa é muito importante para incentivar as pessoas a respeitarem os protocolos de segurança determinados pelo Ministério da Saúde no combate ao coronavírus”, diz.

quinta-feira, 19 de março de 2020

Campanha de vacinação de gripe Influenza no Cabo é antecipada

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe Influenza inicia na próxima segunda-feira (23) para o público idoso. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, nas áreas que possuem Unidades de Saúde da Família (USF) a vacinação será feita no domicílio. Já nas áreas descobertas serão montados pontos para o atendimento.

A campanha será dividida em três fases e a meta é vacinar 90% do público-alvo. Na primeira fase da vacina, além dos idosos com mais de 60 anos, os profissionais de saúde também receberam a dose. A segunda, que começará no dia 16 de abril, tem como alvo os professores das escolas públicas e privadas e profissionais das forças de segurança e salvamento.

Já a 3° fase, que acontecerá no dia 09 de maio, irá contemplar as crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos privado de liberdade, funcionários do sistema prisional, adultos de 55 a 59 anos de idade, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas.

Neste ano, o Ministério da Saúde tomou a decisão de antecipar a Campanha Nacional contra gripe Influenza. Com isso, pretende-se proteger a população, além de minimizar o impacto sobre os serviços de saúde.

Texto: Beatriz Lima

Procon Cabo fiscaliza preço de álcool em gel nas farmácias

O Procon do Cabo realizou uma fiscalização para identificar preços abusivos na venda de álcool em gel e máscaras de proteção em farmácias da cidade. A procura pelos itens aumentou devido a confirmação dos primeiros casos de coronavírus no Estado. Nos estabelecimentos já não haviam os itens nas prateleiras.

Devido a ausência dos produtos nas lojas, o Procon Cabo, determinou que as empresas apresentassem notas fiscais de compra e venda dos produtos dos últimos três meses, para verificar se houve práticas abusivas no aumento dos preços. O fabricante também será fiscalizado caso o revendedor alegue que está apenas repassando o reajuste.

As empresas terão 48h para apresentarem os documentos na sede do Procon Cabo, às margens da PE-60. Caso o órgão caracterize prática abusiva ou não seja apresentada no prazo, as farmácias serão autuadas. As multas podem variar de R$ 1.500 a mais de R$ 10 milhões, de acordo com o dano causado ao consumidor e porte econômico da empresa.

“Elevar sem justa causa é subir o preço sem que tenha havido aumento no ato da compra. Produto vendidos acima de 30% do valor habitual será considerado abusivo e o estabelecimento será notificado”, ressaltou Marcelo Soares, advogado do Procon Cabo.

O álcool em gel e as máscaras podem ser considerados como produtos essenciais dentro da crise do novo coronavírus. Assim, as empresas devem cumprir a determinação do limite de venda de duas unidades de álcool em gel e cinco unidades de máscara - ou uma caixa- por cliente. As medidas visam garantir o acesso ao produto a todos e assegurar o bem estar do consumidor.


Texto: Beatriz Lima
Fotos: João Barbosa

Prefeitura do Cabo orienta rede hoteleira sobre ações preventivas contra o coronavírus

O prefeito do Cabo, Lula Cabral, se reuniu com dirigentes da rede hoteleira, a secretária de Saúde municipal Juliana Vieira e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo Moshe Caminha, para pedir a colaboração nas ações de prevenção ao coronavírus. O objetivo é atuar rapidamente em casos suspeitos da doença entre os hóspedes. Uma outra medida que será adotada pela Prefeitura é monitoramento de turistas. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo irá receber informações sobre origem, data de entrada e saída de hóspedes estrangeiros ou vindos de estados com casos de coronavírus.

“A nossa preocupação é de identificarmos com rapidez às situações de risco e evitar a contaminação”, disse o prefeito Lula Cabral. A Secretaria Municipal de Saúde vai dar orientações de como devem ser os procedimentos nos casos suspeitos da doença, envolvendo hóspedes ou funcionários dos hoteis. “É importante que todos saibam como agir no momento como este”, destacou Juliana Vieira, secretária de Saúde.

“Ao detectar a sintomatologia em hóspede ou funcionário, o mesmo deve ser mantido em isolamento e o fato deve comunicado à Secretaria de Saúde para avaliação e coleta de material, se for o caso“, explicou Juliana Vieira.

AJUDA PARA O SETOR - O setor hoteleiro já começou a sentir os efeitos decorrentes do coronavírus. Todos os eventos e convenções programados para março e abril foram cancelados. E a média de ocupação no momento caiu para 20%.

O gerente geral do Sheraton Reserva do Paiva, Guido Stutz, disse que este é momento de unir forças para evitar problemas maiores para o setor. A gerente geral do Intercity Suape, Otávia Nascimento, complementou dizendo que empresas estão cancelando seus eventos e a tendência de queda no número de hóspedes pode ser ainda maior nos próximos meses.

Preocupado com a situação, Lula Cabral adiantou que vai encontrar formas de ajudar o setor, propondo a prorrogação da data de vencimento do ISS (Imposto sobre Serviço) para 120 dias.

terça-feira, 17 de março de 2020

Lula Cabral assina Decreto Municipal com medidas sobre o coronavírus


O prefeito Lula Cabral ampliou as medidas de prevenção contra o coronavírus no Cabo de Santo Agostinho. Por meio de Decreto Municipal 1.872 que será publicado amanhã (18) no Diário Oficial dos Municípios, fica estabelecida a suspensão das aulas nas escolas públicas e particulares do município, inclusive de ensino superior, até 31 de março. Também estão suspensas as atividades nas Academias da Cidade e da Saúde, bem como as aulas de danças que acontecem nos espaços públicos promovidas pelo município.

Consta do Decreto a recomendação para que academias privadas observem a necessidade de suspensão ou não de suas atividades, tendo em vista a possibilidade de contágio. “O município está atento as ações que vem sendo adotadas pelo Governo do Estado e Prefeituras da Região Metropolitana. Embora não haja a confirmação de casos no Cabo, continuamos no intuito de evitar riscos localmente, orientando a população e adotando medidas que consideramos necessárias neste momento”, destacou Lula Cabral.

Acompanhando o que já ocorre no Recife, no Cabo os veículos coletivos municipais também devem ser higienizados, nos seus terminais, ao final de cada ciclo, na saída e na volta das viagens. Servidores portadores de doenças crônicas e pessoas com mais de 60 anos serão dispensados do comparecimento às repartições públicas, devendo desenvolver suas atividades home office.

As medidas também dizem respeito aos aposentados e pensionistas com mais de 60 anos. O Decreto Municipal prevê a suspensão temporária da Prova de Vida – uma exigência do sistema previdenciário para que os beneficiários compareçam, anualmente, para atualização de dados, entre outras medidas que constam no Decreto.

“É importante a conscientização da população para evitar a contaminação de pessoas em nossa cidade. Precisamos que todos sigam as recomendações de prevenção do Ministério da Saúde”, ressaltou a secretária Municipal de Saúde, Juliana Vieira.


Texto: Ana Cristina Lima
Fotos: Jakson Costa


Lula Cabral discute ações contra o coronavírus com prefeitos e Governo do Estado

O prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral, participou nesta segunda-feira(16), da reunião com os prefeitos da Região Metropolitana e com o governador Paulo Câmara. O encontro que ocorreu no Palácio do Campo das Princesas - Recife, teve o intuito de discutir e atualizar as ações de prevenção ao coronavírus. Até esta segunda o Cabo não registrou caso suspeito do Covid-19.

Durante o encontro, Lula Cabral, enfatizou que o Cabo está com equipes preparadas
para atender a população caso seja necessário. “Ontem passei o dia reunido com os secretários onde discutimos as medidas preventivas para que o novo coronavírus não chegue na nossa cidade”, disse. “ Estamos seguindo o decreto do governo do Estado, mas é necessário conscientizar as pessoas. Estamos orientando os grupos de risco e capacitando nossos profissionais. Estamos todos empenhados para que o Covid-19 não chegue no Cabo”, completou.

A secretária de Saúde do Cabo, Juliana Vieira, também esteve presente na reunião. “Essa reunião é de grande importância visto que precisamos unificar as ações e definir os próximos passos a serem tomados de acordo com a situação epidemiológica do município”, destacou. “A Secretaria de Saúde possui um plano de contingenciamento elaborado e que já está sendo executado na cidade”, completou ela.
Já o governador Paulo Câmara, frisou que todo trabalho de prevenção é importante. “Vamos continuar seguindo os protocolos para prevenção e tomar as medidas necessárias para que o covid-19 não avance no nosso Estado“, terminou ele.

Texto: Amanda Falcão
Fotos: Jackson Costa

Palestra sobre violência contra a mulher é promovida pela Secretaria da Mulher

Março é o mês em que as programações são voltadas ao enfrentamento do combate a violência contra a mulher. Por isso, dando seguimento a agenda de ações, a Secretaria Executiva da Mulher levou para o público feminino de Garapu II, no Conselho de Moradores Independentes, a palestra que abordou o tema: "Violência contra a mulher – medidas de enfrentamento, de atenção e de prevenção".

Cerca de 30 mulheres participaram do encontro que reuniu a Delegada Tereza Nogueira, da 1ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, a Secretária Executiva da Mulher , Dalvanice Nascimento, a Superintendente do Governo do Estado da Secretaria da Mulher Lucidalva Nascimento, além de Mozart Amorim, Psicólogo da Vara de Violência Doméstica e Familiar, no Cabo de Santo Agostinho. 

Nivete Azevedo, coordenadora geral do Centro das Mulheres do Cabo deu início a roda de diálogo, falando de suas experiências e do trabalho que é realizado no Centro das Mulheres. A policia militar também compareceu e destacou a importância da luta por mais equidade. Elaine Marise, presidente do Conselho de Moradores Independentes de Garapu II falou da importância de proporcionar esse momento. “Precisamos falar sempre sobre essa temática, as mulheres precisam conhecer seus direitos e onde recorrer na busca por eles”. 

Denunciar, procurar ajuda é importante, salva vidas! Telefones úteis em caso de violência contra a mulher;

Secretaria Executiva da Mulher – 3524.9107
Centro de Referência Maria Purcina – 3518.1937
Delegacia da Mulher do Cabo – 3184.3414/3414.3413

Texto: Cristhiane Arantes
Foto: Gilberto Crispim

domingo, 15 de março de 2020

Prefeitura do Cabo adota medidas de prevenção contra o coronavírus

O prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral, se reuniu com o secretariado na tarde deste domingo (15) para discutir medidas preventivas à disseminação do Covid-19 no município. O presidente da Câmara de Vereadores, Neto da Farmácia, também participou da reunião. Cumprindo o que determina o Decreto Estadual, ficam proibidos eventos mais de 500 pessoas. Além disso, o Prefeitura irá suspender a partir de amanhã (16) o uso do ponto eletrônico nas repartições municipais e disponibilizará férias antecipadas para servidores com mais de 60 anos.

Ao todo foram estabelecidas 11 medidas que começam a valer a partir de amanhã. “Até o momento não houve registros de casos no Cabo, mesmo assim precisamos ter a responsabilidade de adotar ações e orientar a população sobre a doença”, disse o prefeito. Na reunião, foi criado o grupo de monitoramento para o acompanhar a situação do município.

As escolas não tiveram as aulas suspensas, mas a Secretaria de Educação, vai orientar os estudantes do EJAI (Ensino de Jovens, Adultos e Idosos) com mais de 60 anos e pessoas com deficiência a ficarem em casa. De acordo com a secretária Fátima Almeida, os estudantes nessa faixa etária não precisam se preocupar, pois as aulas perdidas serão repostas. “O mais importante é a segurança desse público”, disse.

Ficam suspensas viagens à serviço de servidores municipais para outros estados e fora do país. Alguns eventos programados pela Prefeitura também foram suspensos, a exemplo do Semana do Artesão, programada para iniciar amanhã (16). Uma nova data será marcada. Também vale para as encenações da Paixão de Cristo, que ocorre em Gaibu, Pontezinha e Ponte dos Carvalhos. Elas serão transferidas para o mês de setembro.

As férias de servidores da Saúde, Secretaria de Defesa Social e de funcionários do Controle Urbano também serão suspensas neste período.

A Prefeitura também adotará o monitoramento de turistas estrangeiros na cidade, por meio das pousadas e hotéis, obtendo informações sobre o país de origem, data de chegada e saída. “Será apenas acompanhamento e não proibição de pessoas ou grupos estrangeiros na cidade”, esclarece o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Moshe Caminha.

Nas escolas municipais serão adotadas medidas de higienização para alunos e funcionários, com o uso de álcool.


SAÚDE – A Secretaria Municipal de Saúde inicia amanhã (16) um treinamento com os profissionais de saúde da rede, no intuito de orientar e tirar dúvidas sobre o manuseio clínico de pacientes que venham a surgir com suspeitas de coronavírus. E no dia 18, o treinamento será com as equipes do Samu Cabo, no sentido de orientar em relação ao transporte de pacientes.

O órgão começou na última semana, uma campanha educativa para orientar a população sobre a doença e a importância da higienização como principal forma de prevenção.
“É importante que todos sigam as orientações, realizando a higienização das mãos com água e sabão com mais frequência por pelo menos 20 segundos, utilização de álcool gel (se houver), evitar contatos físicos ao cumprimentar (aperto de mão e beijo no rosto), entre outras ações”, destaca a secretária Juliana Vieira.  A Prefeitura vai distribuir 40 mil panfletos com todas as orientações sobre a doença.

VEJA AS MEDIDAS PREVENTIVAS ADOTADAS PELA PREFEITURA DO CABO:

1 – Fica proibida a realização de eventos particulares ou promovidos por órgãos públicos com mais de 500 pessoas;

2 – Estão suspensas a realização da Semana do Artesão, Dia Municipal do Rock e a Paixão de Cristo que acontece em Gaibu, Pontezinha e Ponte dos Carvalhos;

3 – Está suspensa a necessidade do ponto eletrônico nas repartições públicas municipais, como forma de prevenir contaminação;

4 – Viagens de servidores municipais à serviço para outros estados e fora do País também estão suspensas;

5 – Servidores da Saúde, Secretaria de Defesa Social e funcionários do Controle Urbanos com férias para abril, terão as mesmas adiadas por tempo ainda não determinado;

6 – Estudantes idosos e deficientes físicos da rede municipal de ensino, por precaução, não devem comparecer às aulas até que haja a liberação;

7 – Liberação de férias antecipadas para funcionários com mais de 60 anos;

8 –  Escolas da rede municipal de ensino adotarão medidas diárias de higienização para estudantes e fucionários;

9 – Treinamento dos profissionais da média complexidade e atenção básica sobre manejo clínico de pacientes com suspeitas de coronavírus;

10 – Treinamento das equipes do Samu quanto ao transporte de pacientes com coronavírus;

11 – Distribuição de 40 mil panfletos com orientações sobre a doença para a população.

Texto: Ana Cristina Lima
Fotos: João Barbosa 

quinta-feira, 12 de março de 2020

Atividades nos CRAS do município do Cabo celebram o Mês da Mulher

O mês de março é reservado para a comemoração da luta pela igualdade das mulheres. Por isso, durante todo o mês, os CRAS do município estarão com várias atividades voltadas para a conscientização do combate a violência contra a mulher. Rodas de diálogos, palestras além de momentos agradáveis fazem parte da programação. 

Nesta quinta-feira (13/03) gestantes do Centro de Referência e Assistência Social da Vila Roca participaram de uma roda de
diálogo promovida pela Secretaria Executiva da Mulher. A assistente social do Centro de Referência Maria Purcina, Rejane Santos, iniciou o papo falando de violência obstétrica. 

A violência obstétrica é aquela que acontece no momento da gestação, parto, nascimento e/ou pós-parto, inclusive no atendimento ao abortamento. Pode ser física, psicológica, verbal, simbólica e/ou sexual, além de negligência, discriminação e/ou condutas excessivas ou desnecessárias ou desaconselhadas, muitas vezes prejudiciais e sem embasamento em evidências científicas. 

Essas práticas submetem mulheres a normas e rotinas rígidas e muitas vezes desnecessárias, que não respeitam os seus corpos e os seus ritmos naturais e as impedem de exercer seu protagonismo. Cerca de 20 mulheres estiveram presente e foram recebidas com lembrancinhas que faziam referência ao 8 de Março.

Texto: Cristiane Arantes
Fotos: João Barbosa