quarta-feira, 11 de março de 2020

Secretaria Executiva da Mulher realiza ação educativa no Terminal Integrado de Passageiros



Dando continuidade às comemorações do “Março Mulher”, a Secretaria Executiva da Mulher fez mais uma ação no terminal integrado de passageiros do Cabo. Com o objetivo de difundir informações e chamar atenção para combate à violência contra a mulher. Este ano o tema para comemoração “Mulheres – reafirmando a luta pelos seus direitos”. 

Em parceria com a Vara de Violência Doméstica e Familiar do Cabo e com a instituição de ensino Uninassau, os
integrantes abordaram os usuários do TI, incentivando as mulheres a buscar ajuda em casos de violência e importunação. A psicóloga e assistente social do Centro de Referência Maria Purcina também prestaram orientações e tiraram dúvidas do público feminino.

Segundo Mozart Amorim, psicólogo da Vara de Violência Doméstica e Familiar, no Cabo de Santo Agostinho, apenas em 2019, cerca de 700 processos foram abertos. “ Esses são números das mulheres que procuram à delegacia, que denunciam. Infelizmente existe um número ainda maior das que se mantém calada e convivem com esse ciclo de violência”.

A violência contra mulheres constitui-se em uma das principais formas de violação dos seus direitos humanos, atingindo-as em seus direitos à vida, à saúde e à integridade física. Um dos instrumentos mais importantes para o enfrentamento da violência doméstica e familiar contra às mulheres é a Lei Maria da Penha - Lei nº 11.340/2006. A lei, além de definir e tipificar as formas de violência (física, psicológica, sexual, patrimonial e moral), também prevê a criação de serviços especializados, como os que integram a rede de enfrentamento à violência contra a Mulher, compostos por instituições de segurança pública, justiça, saúde e da assistência social.

Veja, abaixo, onde é possível buscar ajuda em caso de violência :
Secretaria Executiva da Mulher – 3524.9107
Centro de Referência Maria Purcina – 3518.1937
Delegacia da Mulher do Cabo – 3184.3414/3414.3413


Texto: Cristiane Arantes
Fotos: Gilberto Crispim

Nenhum comentário:

Postar um comentário